Palestrantes

Prof. Dr. Kanavillil Rajagopalan

Universidade Estadual de Campinas

Professor Titular na área de Semântica e Pragmática das Línguas Naturais da UNICAMP e pesquisador 1-A do CNPq. Ele nasceu na Índia, onde obteve B.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Kerala), M.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Delhi) e M.A. em Lingüística (Universidade de Delhi). Fez Diploma em Lingüística Aplicada na Universidade de Edimburgo, Escócia. É Doutor em Lingüística Aplicada (PUC-SP) e Pós-Doutor em Filosofia da Linguagem (Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA). Já publicou 6 livros e mais de 600 textos (artigos em revistas nacionais e internacionais, resenhas, resumos, capítulos de livros, prefácios, apresentações e textos em anais de congressos).

Poeta e professora Ryane Leão

Escola Odara - English School for Black Girls

Mulher preta, lésbica, professora e poeta cuiabana que vive em São Paulo. Publica seus escritos na página ‘Onde jazz meu coração’ e recita seus poemas nos saraus e slams da cidade. Seu trabalho é pautado na resistência das mulheres negras e focado na luta e no fortalecimento pela arte e pela educação. A autora também é do axé. ‘Tudo Nela Brilha e Queima’ é seu primeiro livro lançado pela Editora Planeta em outubro de 2017. Além disso, é fundadora da escola Odara – English School for Black Girls, com três anos de atuação na cidade de São Paulo focada no ensino de inglês afrocentrado para mulheres negras.


Prof. Dr. Daniel Mazzaro Vilar de Almeida

Universidade Federal de Uberlândia

Doutor (e Mestre) em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também se graduou em Letras (Licenciatura em Espanhol e Português e Bacharelado em Português). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de Linguística atuando nos seguintes temas: Ensino-aprendizagem de Língua Espanhola, Ensino-aprendizagem de Gramática, Análise do Discurso, Linguística Aplicada e Estudos Queer.

Profa. Dra. Márcia Paraquett

Universidade Federal da Bahia


Doutora em Letras (Língua Espanhola, Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo e possui Pós-doutorados em Linguística Aplicada por Universidades do Brasil, Chile e Espanha. É professora aposentada da Universidade Federal Fluminense, sendo também professora associada da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisa e orienta sobre ensino/aprendizagem de línguas, formação de professores, interculturalidade e políticas de ensino de línguas, em particular referentes ao Espanhol como Língua Estrangeira no Brasil.

Prof. Dr. Antonio Luciano de Andrade Tosta

University of Kansas (EUA)

Associate Professor de Literatura e Cultura Brasileiras na University of Kansas (EUA). Graduado (licenciatura e bacharelado) em Língua Estrangeira (inglês) pela Universidade Federal da Bahia, possui mestrado em Literatura Comparada pela State University of New York at Buffalo (1999), mestrado em Estudos Portugueses e Brasileiros pela Brown University (2002), mestrado em Literatura Comparada pela Brown University (2002) e doutorado em Literatura Comparada pela Brown University (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Culturais e Literatura Comparada nas Américas, Europa (Portugal e Espanha) e África Lusófona, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira dos séculos XIX e XX, cinema brasileiro contemporâneo, literatura e cinema sobre brasileiros nos EUA, representações da cidade, identidade e etnicidade, estudos (trans)nacionais e pós-coloniais. É o autor de "Confluence Narratives: Ethnicity, History, and Nation Making in the Americas" (Bucknell University Press, 2016) e co-editor de "Brazil" (ABC/CLIO, 2015) e "Luso American Literature: Writings by Portuguese Speaking Authors in North America" (Rutgers University Press, 2011).

Profa. Dra. Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. É Professora Titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sintaxe Gerativa e Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: sintaxe da libras; sintaxe e aquisição de sentenças relativas e escrita em PB e de língua portuguesa por surdos.


Profa. Me. Lucília Lopes

Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Especialização em Administração Escolar: Gestão Participativa pela UESC. Graduada em Letras e em Filosofia. Possui Certificação nível superior em Tradução e Interpretação de Libras/Português/Libras pelo MEC/UFSC e Uso e Ensino de Libras também pelo MEC/INES/ UFSC realizado por meio do exame Prolibras. É professora da área de Libras da UESC.


Profa. Dra. Maria de Fátima Almeida Baia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora da UESB. É doutora, mestre e bacharel em Linguística pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio sanduíche na University of York (Reino Unido). Atua nas seguintes áreas: fonologia, morfofonologia, desenvolvimento de língua materna e estrangeira, música para estimulação de fala (a)típica e psicolinguística, português como língua estrangeira (PLE) e estudos de Armênio.


Prof. Dr. Ezequiel Theodoro da Silva

Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Educação - Leitura - pela University of Miami (1973) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Livre Docência em Metodologia de Ensino pela Faculdade de Educação da Unicamp (1994). Atua como professor visitante junto ao Grupo de Pesquisa ALLE (Alfabetização, Leitura e Escrita), da Faculdade de Educação, Unicamp. Compõe a equipe de professores pesquisadores do programa de Mestrado Interdisciplinar stricto sensu em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, SC.

Profa. Dra. Sandra Carneiro de Oliveira

Universidade Federal da Bahia

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2014), Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2008), Especialista em Língua, linguística e literatura pela Faculdade de Ciências da Bahia (2006) e Licenciada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (2005). É Professora Adjunto I, lotada no Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, especificamente nas subáreas Sociolinguística, Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Ensino de língua portuguesa como língua materna. Tem atuado principalmente nos temas variação e mudança linguísticas, sociolinguística e ensino, atitudes linguísticas e ensino de língua portuguesa.

Profa. Dra. Ludmila Scarano Barros Coimbra

Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora de espanhol no Departamento de Letras e Artes da UESC. Possui doutorado em Língua e Cultura pela UFBA e mestrado em Letras pela UFMG. Autora das coleções didáticas de espanhol como língua estrangeira Cercanía e Cercanía Joven, aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático. Desenvolve pesquisas sobre ensino e aprendizagem de língua espanhola, formação de professores culturalmente sensíveis e críticos e análise e produção de material didático.

Profa. Dra. Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros

Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Linguística do Texto e do Discurso pelo programa de pós-graduação em Estudos linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG. Professora adjunta do DCIE da UESC. Autora de coleções didáticas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, anos iniciais e anos finais.

Profa. Dra. Lenilza Teodoro dos Santos Mendes

Universidade Estadual de Santa Cruz

Lenilza Mendes é Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia, tendo realizado Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa em Portugal. É professora da Universidade Estadual de Santa Cruz e tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa, Formação de Professores, Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Sociolinguística e Ensino e Linguística Aplicada, com ênfase em interculturalidade e crenças sobre o ensino-aprendizagem de Português Língua Materna.