Minicursos

Informações sobre os minicursos

- Cada participante só poderá se inscrever em apenas UMA das opções de minicursos.

- Cada minicurso terá, no máximo, 25 vagas.

- As informações estão abaixo, como dia(s) e horário(s) de cada minicurso.

Lista de minicursos

Dia: 07/10

Horário: 15:30 às 17:00

Local: Sala 7 – Pavilhão de Pós-graduação Professor Max de Menezes (1o andar)

Minicurso 1: O realismo animista de Harry Garuba nas literaturas africanas de língua portuguesa

Regina da Costa da Silveira (UniRitter)

Harry Garuba (2012) é referência do Realismo Animista, prática predominantemente cultural, que se consolida na exploração do materialismo animista. Trata-se de um conceito abrangente, do que deriva, segundo o autor, o Realismo Mágico, de García Márquez. Nas literaturas africanas de língua portuguesa, devemos ao escritor angolano Pepetela o tratamento inaugural da expressão Realismo Animista em seu romance Lueji, o nascimento de um império. O minicurso debaterá o artigo “Explorações do realismo animista: notas sobre a leitura e a escrita da literatura, cultura e sociedade africana”, de Garuba, com análise e sugestões de leitura de autores africanos de língua portuguesa, como Pepetela e Mia Couto.

Dia: 08/10

Horário: 15:30 às 17:00

Local: Sala 1112 do DCEC – Pavilhão Pedro Calmon (1o andar)

Minicurso 2: Planning and Practice - lesson plans and practical tips you can start using today to transform your teaching

Suellen Thomaz de Aquino Martins (DLA/UESC)

How important is planning a lesson? Is your planning going well when it comes to practice/results? Are you running out of ideas when planning your lessons? How can you help your English language learners to speak more? What are the best classroom practices for developing your students’ English proficiency? Bringing this pressing questions into discussion, this workshop looks at the relationship between what we plan/know and what we do in the classroom. You will see some possibilities on planning a lesson in a more communicative way and learn/share some practical activities/techniques to energise your lessons. It was thought necessary to divide the workshop loosely into two parts, firstly in order to give you sufficient background on issues surrounding planning, and secondly to enable you to start actually applying some aspects of communicative language teaching to your contexts. The first part will be essentially broad, introducing you with some useful ideas and theory in the same way and providing you with some frameworks that would help you design communciative tasks. The second part will be more pratical, exposing you to a range of engaging activities/tasks and interactive patterns which you can use to make classes more student-centred and to develop your students’ skills. All of the ideas and resources that will be presented aim to equip and inspire English teachers with methods, practical ideas and activities in order to activate teaching-learning process across all four skills.

Dias: 07/10 e 08/10

Horário: 15:30 às 17:00

Local: Sala 2117 do DCIE – Pavilhão Adonias Filho (1o andar)

Minicurso 3: O ensino de Língua Portuguesa no 4º e no 5º anos do Ensino Fundamental

Fernanda Barros (DCIE/UESC)

Objetiva-se trabalhar objetos do conhecimento e metodologias para o ensino de Língua Portuguesa no 4o e no 5o anos do Ensino Fundamental, no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Dias: 07/10 e 08/10

Horário: 15:30 às 17:00

Local: CEPHS – DLA / Pavilhão Adonias Filho (1o andar)

Minicurso 4: No ritmo do samba: a história de “Um país que não está no retrato”

Paulo Roberto Alves dos Santos (PNPD PPGLR/UESC/CAPES)

Objetiva-se apresentar sambas do passado e do presente cujas letras façam referências a particularidades culturais, figuras, acontecimentos e fenômenos sociológicos relacionados com a preservação da memória africana no Brasil.

Dias: 07/10 e 08/10

Horário: 15:30 às 17:00

Local: Sala de Multimeios do DLA – Pavilhão Adonias Filho (1o andar)

Minicurso 5: Relacionando gêneros textuais e temas transversais no ensino de língua inglesa

Laura de Almeida (UESC)

Objetiva-se trabalhar a competência leitora e de escrita em língua inglesa, relevando textos que remetam à problemática em questão; Promover estudos e debates sobre a problemática ambiental, sob a perspectiva multi-, inter- e transdisciplinar, visando ao desenvolvimento eficiente e eficaz de programas e projetos de educação ambiental em língua inglesa; Analisar outros recursos em língua inglesa como filmes, músicas que tratem sobre a temática do desenvolvimento sustentável; Sensibilizar e conscientizar os participantes de forma que busquem uma mudança comportamental que propõe a formação de um cidadão mais consciente; Produzir material didático que trate da temática do desenvolvimento sustentável em língua inglesa.

Dias: 07 e 08/10

Horário: 15:30 às 17:00

Local: Auditório Paulo Souto – Bibliioteca

Minicurso 6: Relações entre História das Ideias Linguísticas e Análise de Discurso: uma introdução

Rogério Modesto (DLA/UESC)

Objetiva-se apresentar o objeto de análise do campo da História das Ideias Linguísticas, notadamente o saber metalinguístico a respeito das línguas. Além disso, serão retomadas as particularidades desse campo de estudos no espaço de produção de conhecimento do território brasileiro, pontuando de modo particular a forma como aqui foi possível a construção de uma relação com a Análise de Discurso de orientação materialista. A fim de demostrar o funcionamento dessa relação, será proposta uma reflexão analítica em torno da gramatização da língua portuguesa do Brasil e do modo como a historicidade dá corpo ao funcionamento discursivo do dicionário enquanto instrumento linguístico. Nessa reflexão analítica, observaremos o comportamento discursivo de alguns verbetes relacionados à temática racial no contexto brasileiro (“mulato”, “pardo”, “negro” entre outros).

Dias: 07 e 08/10

Horário: 15:30 às 17:00

Local: Sala 2107 do DLA – Pavilhão Adonias Filho (1o andar)

Minicurso 7: Introdução ao legalese - linguagem jurídica em língua inglesa

Elaine Cristina Medeiros Frossard (DLA/UESC)

Tatiany Pertel Sabaini Dalben (DLA/UESC)

Jargões são, de modo geral, pouco compreensíveis para aqueles que não pertencem aos grupos específicos que os utilizam e isso é uma realidade em qualquer língua (HIRST, 2003). Quando se aprende língua inglesa, na escola regular ou em instituições específicas de ensino desse idioma, busca-se desenvolver habilidades que permitam uma comunicação eficiente nessa língua, portanto, prioriza-se o estudo de léxico e gêneros textuais comumente utilizados no cotidiano. O ensino direcionado a uma área particular do conhecimento só é realizado quando o aprendiz possui necessidades específicas (HUTCHINSON; WATERS, 1987; LIMA-LOPES et al., 2015), por conseguinte, muitos estudantes possuem um nível avançado de conhecimento em língua inglesa, mas não compreendem linguagens como a jurídica, por exemplo. Sendo assim, este minicurso tem por objetivo introduzir pessoas que já possuam nível intermediário em inglês ao legalese (VICTORINO, 2008), isto é, ao jargão jurídico presente em gêneros como contrato, petição, sentença, dentre outros, com os quais profissionais da área do direito, bem como aqueles que trabalham em empresas podem ter contato. Por meio de atividades práticas, temos o propósito de favorecer a aquisição desse conhecimento de forma prazerosa e almejamos contribuir para a capacitação linguística de estudantes de língua inglesa e profissionais que fazem uso dessa língua em suas áreas de atuação.

Dias: 07 e 08/10

Horário: 15:30 às 17:00

Local: Sala 1202 do DCAC – Pavilhão Pedro Calmon (2o andar)

Minicurso 8: Letramento Emocional: o medo de falar nas aulas de língua estrangeira

Nair Floresta Andrade Neta (DLA/EMOFOR – Grupo de Estudos Emoção e Formação/UESC)

A emoção é um dos componentes constituintes da natureza humana, logo, se manifestará em nosso ser e fazer, influenciando-nos, em todas as dimensões relacionais e âmbitos de atuação, ora gerando benefícios, ora causando-nos problemas (laborais, econômicos, intelectuais, morais, físicos, mentais; intra e interpessoais). Isso sugere a necessidade de incluir o componente emocional na formação, da educação básica à universidade. No entanto, observamos um silenciamento generalizado das instituições de ensino quanto à formação emocional dos alunos. Para colaborar na superação dessa lacuna, propomos este minicurso, ministrado pelos participantes do Grupo de Trabalho (pesquisa, ensino e extensão) Emoção e Formação (EmoFor). Nosso objetivo é contribuir para o letramento emocional dos participantes, a partir do entendimento de que as emoções constituem uma linguagem que está em constante interação com a linguagem articulada. De forma específica, pretendemos que compreendam o medo de falar nas aulas de língua estrangeira e aprendam a lidar com essa emoção de forma inteligente, na perspectiva do letramento emocional. O minicurso será ministrado na perspectiva vivencial, relacionando reflexões teóricas e práticas, a partir das experiências vividas em sala de aula, para uma maior compreensão da linguagem emocional. Serão utilizadas atividades lúdicas, de modo a estimular a participação de todos.

Dias: 07 e 08/10

Horário: 15:30 às 17:00

Local: Sala do NAU – Pavilhão Pedro Calmon (Térreo)

Minicurso 9: Professor interculturalista: (re)visitando contos de fada

Marizete Silva Souza (DLA/UESC)

Patrícia Argolo Rosa (DLA/UESC)

Siomara Castro Neri (DLA/UESC)

Este minicurso tem como proposta refletir sobre práticas de leitura numa perspectiva intercultural, tendo em vista contribuir para a formação de professor de línguas (materna/estrangeira) em processo inicial ou em serviço. Em assim sendo, colocamos em pauta tanto os conceitos de cultura, diversidade cultural, interculturalidade e professor interculturalista, quanto novas práticas pedagógicas que levem em conta diferentes contextos em que este professor está inserido. Nessa reflexão observaremos como os contos de fada da obra de Maria Izabel Nascimento Miller, “Os contos de Fadas na realidade afro-baiana” - relativa à população afro-brasileira - se relacionam com os contos de fada tradicionais.

Dias: 07 e 08/10

Horário: 15:30 às 17:00

Local: Sala 2105 – Pavilhão Adonias Filho (1o andar)

Minicurso 10: Literaturas africanas e afro-hispânicas: um encontro negro no Atlântico

Josane Silva Souza (PPGL/UESC)

Maiane Tigre (PPGL/UESC)

Objetiva-se apresentar algumas das principais questões relacionadas a representações negras em textos literários de países africanos de língua portuguesa e de países latino-americanos de língua espanhola, com especial enfoque sobre Moçambique e Cuba enquanto espaços de reexistência/resistência das identidades negras. Para tanto, a discussão sustenta-se nas noções conceituais de gnose africana e na crítica da razão negra (GILROY, 1993; NOA, 2008; MBEMBE, 2016;), estabelecendo-se diálogos comparativos entre as obras literárias selecionadas para análise. Metodologicamente, propõem-se a mediação da leitura de contos, projetados e/ou fotocopiados (disponibilizados em duplas), seguindo-se abordagens dialogadas sobre os textos e seus contextos histórico-culturais.

Dias: 07 e 08/10

Horário: 15:30 às 17:00

Local: Auditório de Direito – Pavilhão Juizado Modelo (1o andar)

Minicurso 11: Ensino de português como segunda língua para pessoas surdas

Lucília Santos da França Lopes (DLA/UESC)

O minicurso o Ensino de Português como segunda língua para pessoas surdas será realizado em dois momentos. No primeiro momento abordaremos as possibilidades legais que o contexto educacional oferece para que a língua portuguesa seja ensinada como segunda língua para surdos no âmbito do modelo inclusivo da educação. O objetivo é levantar diversas questões imbricadas na atuação de professores de língua portuguesa que lidam com alunos surdos (as), diariamente com ou sem a presença de intérpretes de Libras em sala de aula. No segundo momento discutiremos sobre possíveis práticas referentes às demandas relacionadas a metodologia para o ensino de Língua Portuguesa como segunda Língua para surdos e surdas e pensarmos sobre a produção de materiais bilíngue Libras/Língua Portuguesa.

Dia: 08/10

Horário: 15:30 às 17:00

Local: Auditório Max de Menezes – Pavilhão de Pós-graduação Professor Max de Menezes (1o andar)

Minicurso 12: Ficção e História nas Literaturas das Américas

Antonio Luciano de Andrade Tosta (University of Kansas)

Um dos motivos que nos possibilita ler as literaturas das Américas como um grupo é o fato de que elas têm historicamente enfatizado os diferentes momentos históricos que possuem em comum. Outra forma de se colocar isto é afirmar que, porque as Américas têm, de certo modo, uma história em comum, as suas literaturas também podem ser compreendidas como compartilhando essa especificidade histórica. Este minicurso vai propor a validade do conceito de “literatura(s) das Américas,” discutir a importância da história na literatura das nações americanas, explorar conceitos teóricos que podem ser úteis na análise da ficção de cunho histórico e usar o romance A República dos Sonhos, da escritora brasileira Nélida Piñon, como exemplo para se analisar representações da história na literatura.

Dia: 07 e 08/10

Horário: 15:30 às 17:00

Local: Auditório Jorge Amado – Pavilhão Jorge Amado (1o andar)

Minicurso 13: Emoções à flor da pele através da leitura e da música

Emiliane Santana Gomes (PROFLETRAS/ Rede Estadual de Ensino da Bahia)

Patrícia Santana (PROFLETRAS/ Rede Estadual de Ensino da Bahia)

Na atualidade, trabalhar com os aspectos emocionais dentro da área de ensino tem se tornado necessário para a compreensão dos processos afetivos que se dão nas relações entre aluno, professor e objeto do conhecimento. Durante as aulas de língua portuguesa, nota-se o entusiasmo do aluno em contato com a música e, dessa forma, surgem inquietações na sala de aula como, por exemplo, pensar no que o deixa motivado a ler quando em contato com esse gênero textual. Será a melodia? a letra? Ou o modo como o texto é apresentado à turma? O que se sabe é que a associação entre o gênero literomusical e outros gêneros textuais resulta em consequências emocionais positivas ou negativas que interferem no ensino-aprendizagem. Partindo desta realidade, o objetivo do minicurso “Emoções à flor da pele através da leitura e da música” é apresentar aos participantes, professores em formação, a leitura do gênero canção, de forma teórico-prática, como ponto de partida para uma leitura prazerosa desse e de outros gêneros textuais. Para tanto, serão abordadas algumas teorias que relacionem leitura, música e emoção e realizadas algumas sequências didáticas produzidas para o incentivo à leitura.