Colóquios
O cordel pedagógico no ensino de ciências: 10 anos de relatos e vivências
Me. Josenildo Lima
Data: 18/05/2023
Horário: 16h00 - 17h30
Local: Praça das Profissões
Neste colóquio abordaremos a literatura de cordel sob a perspectiva da sala de aula, por um viés pedagógico do cordel no ensino de ciências. Abordaremos o conceito de Cordel Pedagógico, com o intuito de introduzir temas diversos nas situações de ensino nas aulas de ciências como um espaço potencial para o desenvolvimento das atividades interdisciplinares podendo ser adotados em diferentes níveis de ensino. Apresentaremos algumas propostas desenvolvidas ao longo de uma década de trabalho com estudantes do Ensino Fundamental I, II e do Ensino Médio, apresentando o relato de algumas vivências do autor no caminhar das pesquisas sobre cultura popular e Ensino de Física. Inicialmente apresentaremos um breve conceito da Literatura de Cordel, depois contaremos os percursos sobre sobre a nossa experiência com o Cordel Pedagógico em sala de aula, mostrando fragmentos de alguns cordéis pedagógicos adotados nas aulas de ciências. Buscaremos descrever um exemplo de uma aula ministrada em Cordel de modo interdisciplinar em uma escola da rede pública de ensino da Paraíba com o tema gerador Nordeste. E por fim concluiremos o colóquio com uma roda de leitura de cordéis selecionados e presentes no Livro As Aventuras de Ciba e Pitelim no Multiverso da Física que estará disponível para leitura e eventuais vendas no local do evento.
DROPS - No mundo da Lua
Membros: Profa. Dra. Daisy Martins (UAF - UFCG)
Thalita Farias (Graduando UAF - UFCG)
Levi de Lima Pereira (Graduando UASC - UFCG)
Data: 19/05/2023
Horário: 16h00 - 17h30
Local: Praça das Profissões
No intuito de desmistificar a Física, uma ciência que pode ser acessada por todos diferente da ideia de que é para poucos, o DROPS de Física surgiu com o objetivo de oferecer aos professores em serviço uma alternativa de ensino experimental que possibilita a discussão conceitual de fenômenos da Física, aos licenciandos uma oportunidade a mais de prática docente nas escolas e aos bacharelandos a possibilidade de desenvolver dispositivos e atividades aplicando os conhecimento adquiridos no curso.
O projeto atua como alternativa de ensino experimental para dar suporte a essa modalidade de ensino nas escolas.
O DROPS No Mundo da Lua é um dos itens do Cardápio DROPS, envolve atividades e informações sobre o sistema solar, seus componentes, tamanhos e distâncias relativas, jogo da memória, simulador de asteroides e tem possibilidade de ser ampliado conforme a demanda de usuários.
A oficina DROPS No Mundo da Lua abrange atividades presenciais e sua complementação com as informações no site https://dropsnomundodalua.netlify.app/.
A ExpoDROPS
Profa. Dra. Daisy Martins (UAF - UFCG)
Data: 19/05/2023
Horário: 16h00 - 17h30
Local: Praça das Profissões
Usando a ideia de DROPS como pequenas unidades de conteúdos de ciências no ensino fundamental ao ensino médio, a ExpoDROPS voltou-se para atividades interativas em mini exposições que é realizada em escolas públicas e aqui apresentada. A exposição interativa trabalha com foco em educação informal dando a oportunidade aos visitantes das exposições de, ao interagir com os dispositivos de exposição, experienciar a ciência, em particular a Física, e formular hipóteses de explicações de fenômenos por vezes nunca evidenciados ou observados em situações incomuns.
Observações radioastronômicas (BINGO)
Membros: Prof. Dr. Luciano Barosi (UAF - UFCG)
Erik H L Guimaraes (Graduando UAF - UFCG)
Larissa Nascimento da Silva (Graduando UAF - UFCG)
Nathália Guedes Dantas (Graduando UAEE - UFCG)
Data: 19/05/2023
Horário: 16h00 - 17h30
Local: Praça das Profissões
Além das atividades de pesquisa, no projeto BINGO existem atividades voltadas ao desenvolvimento dos alunos de graduação e divulgação científica. Com esse fim foi desenvolvido um protótipo de radiotelescópio, uma mini corneta. A exposição será constituída pela mini corneta, um notebook e um gerador de sinal para ilustrar o funcionamento real de sinais em um radiotelescópio. Com esse setup montado, quem visitar o estande poderá ver a recepção em tempo real de dados por um radiotelescópio, mostrando na tela do computador o sinal já tratado, podendo compreender melhor o funcionamento de um radiotelescópio e de seus componentes gerais, tanto na parte de hardware como a de software responsável pela visualização dos dados.