DESTAQUE

Érika Menezes Martins (Amparo, 3 de outubro de 1978[1]) é uma cantora, compositora e guitarrista brasileira. Entre 1997 e 2004 foi vocalista da banda Penélope e, desde 2015, é vocalista do Autoramas. Também fez parte do projeto de covers da jovem guarda Lafayette & os Tremendões entre 2004 e 2021. 

Em 2009, lançou o seu primeiro e homônimo álbum solo, co-produzido por Tom Capone, Carlos Eduardo Miranda, Constança Scofield e Tomas Magno.[2] O disco entrou na lista de melhores do ano pelo jornal O Globo. Contou com a participação da cantora mexicana Julieta Venegas na faixa e no clip de "Lento".

Em 2010, lançou Curriculum, comemorando 10 anos de carreira. Um álbum-coletânea abrangendo toda sua carreira, incluindo as passagens pelo Penélope , Lafayette & Os Tremendões, sua carreira solo e participações especiais (como em "A Mais Pedida", do Raimundos e "INBETWEEN Days" no disco solo do cantor Herbert Vianna)[3][4].

O próximo disco, "Modinhas", foi inspirado no gênero modinha, foi lançado em janeiro de 2014 pela gravadora Coqueiro Verde e selo Toca Discos, sendo produzido por Felipe Rodarte, gravado no estúdio Toca do Bandido (RJ) e teve a participação do cantor pernambucano Otto, o duo chileno Perrosky, o grupo Autoramas, Nevilton, João Viana, Humberto Barros e Fred (ex-Raimundos) - que também integra a banda da cantora nos shows. O disco conta com uma faixa inédita do Tom Zé, em parceria com Elifas Andreato, feita especialmente para Érika cantar. O release do disco foi feito pelo escritor Xico Sá. A capa do disco foi inspirada nos bordados do norte de Portugal, de onde era o seu pai, e nos Lenços de namorados. O disco recebeu excelentes críticas por todo o Brasil, incluindo a cotação máxima do jornal O Globo.

Érika é também a voz feminina do grupo Lafayette & Os Tremendões e idealizadora e apresentadora do projeto 'Chuveiro in Concert', que esteve em cartaz todos os domingos de janeiro e fevereiro/2014 no MAM/RJ na Festa Bailinho do produtor e ator Rodrigo Penna.

Desde o começo de 2015, Érika é também integrante da banda de rock Autoramas. Na nova banda, Érika toca guitarra, percussão e teclados, além de também ser vocalista. Com a banda gravou “O Futuro dos Autoramas”, “Libido” e “Autointitulado” [5].

Em 2019, lançou a faixa "A Verdade Liberta", escrita por Sérgio Britto, dos Titãs. A canção foi produzida pelo ex-marido e colega de banda nos Autoramas, Gabriel Thomaz; executada por Érika (vocais), Gabriel (guitarra), Fernanda Offner (baixo) e Fernando Fonseca (bateria); gravada por Paulo Gervilla; mixada e masterizada por Alê Zastras; e transformada em clipe produzido por Manausmacaco.[6] Em setembro de 2019, Érika participou do festival Rock in Rio com o grupo Titãs. Em 2021 separou-se do vocalista do Autoramas Gabriel Thomaz. Continuam amigos e parceiros na banda. Também em 2021, integrou o supergrupo Bruxas Exorcistas formado por diversas vocalistas femininas Virginie Boutaud (Metrô), Lovefoxxx (Cansei de Ser Sexy), Apolonia Alexandrina (Anvil FX), Marya Paraguaia (Grupo Escambau), Camila Costa e Emilie Ducassé.[7]

Em 2022, a cantora está finalizando o novo álbum solo (4º da carreira). Novos parceiros nas composições e feats como Fernanda Takai. Atualmente é jurada no programa Canta Comigo da RecordTV.[8]. Estará pela primeira vez participando do Roncador Rock Festival de Lençóis-BA