Eventos



SETC - Semana de Engenharia, Tecnologia e Computação

A SETC é um evento organizado por uma equipe de alunos do curso de Engenharia de Computação do IFMG - Campus Bambuí e visa trazer ao campus palestras, minicursos e competições, em uma semana dedicada ao evento. O evento acontece anualmente e sua primeira edição foi em 2016, tendo, desde então, a participação de diversos profissionais da área de engenharia e computação . O site com mais detalhes das edições anteriores e sobre o evento pode ser acessado neste link http://computacaoifmg.com.br/ .

Na SETC, participei como ouvinte no ano de 2016 e como organizador nos anos de 2017 e 2018. Como organizador minhas principais atribuições foram na parte de logística do evento e na parte de divulgação.

Maratona de programação intercampi do IFMG


O evento também teve uma palestra de um engenheiro de software da Google no Brasil. Thiago Cavalcante passou para nós um pouco de sua experiência e contou como foi entrar na Google através da participação em maratonas de programação.



A maratona de programação do IFMG foi uma competição realizada em maio de 2018 no campus do IFMG da cidade de Ouro Preto e Minas Gerais. O evento contou com a participação de diversos alunos de cursos de computação de outros campus do IFMG.

Neste evento participei de uma das equipes que representaram o campus de Bambuí. Participamos da modalidade para cursos superior e os problemas que foram resolvidos eram de nível fácil, médio e difícil com base nos problemas das maratonas nacionais de programação da SBC.

FIPA - Feira Interdisciplinar de Produção Acadêmica

A FIPA é um evento realizado no IFMG campus Bambuí com o objetivo de criar um espaço para que os alunos do campus possam apresentar seus trabalhos acadêmicos. O evento acontece anualmente e diversos trabalhos, projetos de pesquisa, projetos de iniciação cientifica e projetos interdisciplinares são apresentados no evento. Os trabalhos apresentados são selecionados através de critérios elaborados pela comissão organizadora do evento, um dos critérios é o grau de inovação do projeto a ser apresentado. Para participar os alunos devem submeter os seus projetos no período de inscrição e depois a comissão organizadora faz a seleção dos projetos que serão apresentados.


No evento, há também, um premiação para o trabalho melhor avaliado. Para isso, os trabalhos apresentados são divididos em categorias como alimentos, software, produtos dentre outras. Nas categorias, os trabalhos são avaliados pelos professores do campus e no final os trabalhos com melhores avaliações são classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar na sua categoria.

Na FIPA, pude participar da edição do ano de 2017 com a apresentação de dois trabalhos: Um protótipo de esteira lixadeira e um projeto de pesquisa de um sistema identificador de oportunidades de investimento baseado em redes Neurais para o mercado de ações. Os dois trabalhos foram desenvolvidos com colegas diferentes, sendo um da área de eletrônica e outro da área de estatística e inteligencia artificial.





O projeto que foi apresentado posteriormente virou um projeto de iniciação cientifica com duração de 12 meses e bolsa de estudos financiada pela reitoria do IFMG. O resultado do projeto originou o sistema Quants, explicado neste site, na parte de portfólio e também o meu primeiro registro de software.







Na FIPA fomos premiados em 1º lugar na categoria de software no Sistema Identificador de Oportunidades de Investimento baseado em Redes Neurais para o Mercado de Ações.