Educação

Educação Básica

Cursou a Educação Infantil na Escola Cirandinha (atual Escola Intentus), em Paranavaí, entre os anos de 1982 e 1983.

Ao chegar em Rondônia com sua família, finalizou o Educação Infantil e iniciou o Ensino Fundamental na Escola Estadual Paulo de Assis Ribeiro, em Colorado do Oeste, entre os anos de 1983 e 1990.

Mudou-se com sua avó Alcina Pires Marretto e seus irmãos para Vilhena, Rondônia, para dar continuidade nos estudos, visto que todas as instituições de ensino de Colorado do Oeste passavam por uma greve. Com o risco de perder o ano, seus pais decidiram enviá-los à cidade vizinha para iniciar o ano letivo. Wall e seus irmão passaram a frequentar o Centro de Educação Integrada - Anglo, onde concluiu o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Pré-vestibular

Em 1995, deixou Vilhena para tentar o exame vestibular para o curso de Ciências Biológicas em diversas Instituições de Ensino Superior, dentre elas Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas e Universidade Estadual de Londrina. Não conseguindo aprovação, retornou para Colorado do Oeste. Em julho de 1996, retornou ao Paraná para preparar-­se para exame vestibular na tentativa de entrar no almejado curso de Ciências Biológicas, frequentando o curso pré-vestibular superintensivo Positivo, em Curitiba, Paraná. Neste ano, tentou exame vestibular em outras Instituições de Ensino Superior, dentre elas Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Federal do Paraná (UFPR), sendo aprovado nas duas primeiras no curso de Ciências Biológicas. Visto que a PUCPR oferecia as habilitações em bacharelado e licenciatura, optou por cursar o Ensino Superior no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde desta instituição.

GraduaçÕes

Cursou o Bacharelado em Biologia entre 1997 e 2000 e a Licenciatura em Ciências Biológicas entre 1999 e 2000. Desenvolveu atividades de estágio nas áreas de Zoologia (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, campus Curitiba) e Entomologia (Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, campus São José dos Pinhais), além de atividades de educação ambiental nos verões de 1998 e 1999. Desenvolveu trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de Bacharel em Biologia na área de Entomologia e controle biológico de pragas, intitulado "Ocorrência de parasitóides em Epinotia aporema (Walsingham, 1914) (Lepidoptera, Olethreutidea) na cultura de soja, Glycine max (L.) Merrill (Fabaceae)" sob a orientação da Profa. M.Sc. Vânia Sílvia de Alcântara Foerster. Colou grau em 30 de janeiro de 2001, no Teatro Ópera de Arame, recebendo os títulos de Bacharel em Biologia e Licenciado em Ciências Biológicas pela PUCPR.

Pós-graduação - Mestrado

Ao final de 2000, investiu no ingresso no Programa de Pós-graduação em Zoologia, da UFPR, sem sucesso. Em fevereiro de 2002, após lecionar um ano no Ensino Fundamental e Médio, foi a Natal, Rio Grande do Norte, por recomendação da Profa. Dra. Leny Cristina Milléo Costa, investir no ingresso no Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no qual obteve êxito. O interesse maior estava em estudar comportamento de primatas. Durante o curso de mestrado, desenvolveu atividades de pesquisa científica na área de Comportamento Animal (Etologia), especificamente sobre comportamento parental de primatas, desenvolvendo a dissertação de mestrado intitulada "A transferência de alimento no cuidado à prole em Callithrix jacchus no ambiente natural", sob a orientação da Profa. Dra. Maria de Fátima Arruda. Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Defendeu a dissertação em 8 de junho de 2004, recebendo o título de Mestre em Psicobiologia com ênfase em Comportamento Animal.

Pós-graduação - Doutorado

Após atuar como bolsista de Apoio Técnico em Pesquisa, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Emília Yamamoto, investiu no ingresso do curso de doutorado também no Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, da UFRN, sendo aprovado em 25 de agosto de 2005. Durante o curso de doutorado, desenvolveu atividades de pesquisa científica na área de Comportamento Humano e Evolução, especificamente sobre desenvolvimento do comportamento reprodutivo, desenvolvendo a tese de doutorado intitulada "Projeto EPA ­- Escolha de Parceiros na Adolescência", sob a orientação da Profa. Dra. Fívia de Araújo Lopes, no então Laboratório de Etologia Humana (atual Laboratório de Evolução do Comportamento Humano). Foi bolsista da Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Defendeu a tese em 25 de março de 2009, durante a terceira missão de estudos do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) coordenado pelo Grupo de Trabalho Psicologia Evolucionista do Brasil, recebendo o título de Doutor em Psicobiologia com ênfase em Estudos do Comportamento. Ainda durante o doutorado, em novembro de 2006, participou da primeira missão de estudos do PROCAD/CAPES. As atividades foram desenvolvidas no Instituto de Psicologia, da USP. Durante este mês de estudos e discussões, ressurgiu o interesse pela Bioestatística. Já havia observado a facilidade com a aplicação da Estatística durante a graduação e o mestrado, mas foi durante o doutorado que o interesse virou ação e os estudos se intensificaram. Em 2008, durante a segunda missão de estudos do PROCAD/CAPES, cujas atividades foram desenvolvidas no Instituto de Psicologia, da Universidade Federal da Bahia, ministrou o primeiro curso de curta duração sobre Bioestatística, em parceria com o Prof. Dr. Felipe Nalon Castro.