Cursou a Educação Infantil na Escola Cirandinha (atual Escola Intentus), em Paranavaí, entre os anos de 1982 e 1983.
Ao chegar em Rondônia com sua família, finalizou o Educação Infantil e iniciou o Ensino Fundamental na Escola Estadual Paulo de Assis Ribeiro, em Colorado do Oeste, entre os anos de 1983 e 1990.
Mudou-se com sua avó Alcina Pires Marretto e seus irmãos para Vilhena, Rondônia, para dar continuidade nos estudos, visto que todas as instituições de ensino de Colorado do Oeste passavam por uma greve. Com o risco de perder o ano, seus pais decidiram enviá-los à cidade vizinha para iniciar o ano letivo. Wall e seus irmão passaram a frequentar o Centro de Educação Integrada - Anglo, onde concluiu o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Em 1995, deixou Vilhena para tentar o exame vestibular para o curso de Ciências Biológicas em diversas Instituições de Ensino Superior, dentre elas Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas e Universidade Estadual de Londrina. Não conseguindo aprovação, retornou para Colorado do Oeste. Em julho de 1996, retornou ao Paraná para preparar-se para exame vestibular na tentativa de entrar no almejado curso de Ciências Biológicas, frequentando o curso pré-vestibular superintensivo Positivo, em Curitiba, Paraná. Neste ano, tentou exame vestibular em outras Instituições de Ensino Superior, dentre elas Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Federal do Paraná (UFPR), sendo aprovado nas duas primeiras no curso de Ciências Biológicas. Visto que a PUCPR oferecia as habilitações em bacharelado e licenciatura, optou por cursar o Ensino Superior no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde desta instituição.
Cursou o Bacharelado em Biologia entre 1997 e 2000 e a Licenciatura em Ciências Biológicas entre 1999 e 2000. Desenvolveu atividades de estágio nas áreas de Zoologia (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, campus Curitiba) e Entomologia (Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, campus São José dos Pinhais), além de atividades de educação ambiental nos verões de 1998 e 1999. Desenvolveu trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de Bacharel em Biologia na área de Entomologia e controle biológico de pragas, intitulado "Ocorrência de parasitóides em Epinotia aporema (Walsingham, 1914) (Lepidoptera, Olethreutidea) na cultura de soja, Glycine max (L.) Merrill (Fabaceae)" sob a orientação da Profa. M.Sc. Vânia Sílvia de Alcântara Foerster. Colou grau em 30 de janeiro de 2001, no Teatro Ópera de Arame, recebendo os títulos de Bacharel em Biologia e Licenciado em Ciências Biológicas pela PUCPR.
Ao final de 2000, investiu no ingresso no Programa de Pós-graduação em Zoologia, da UFPR, sem sucesso. Em fevereiro de 2002, após lecionar um ano no Ensino Fundamental e Médio, foi a Natal, Rio Grande do Norte, por recomendação da Profa. Dra. Leny Cristina Milléo Costa, investir no ingresso no Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no qual obteve êxito. O interesse maior estava em estudar comportamento de primatas. Durante o curso de mestrado, desenvolveu atividades de pesquisa científica na área de Comportamento Animal (Etologia), especificamente sobre comportamento parental de primatas, desenvolvendo a dissertação de mestrado intitulada "A transferência de alimento no cuidado à prole em Callithrix jacchus no ambiente natural", sob a orientação da Profa. Dra. Maria de Fátima Arruda. Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Defendeu a dissertação em 8 de junho de 2004, recebendo o título de Mestre em Psicobiologia com ênfase em Comportamento Animal.
Após atuar como bolsista de Apoio Técnico em Pesquisa, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Emília Yamamoto, investiu no ingresso do curso de doutorado também no Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, da UFRN, sendo aprovado em 25 de agosto de 2005. Durante o curso de doutorado, desenvolveu atividades de pesquisa científica na área de Comportamento Humano e Evolução, especificamente sobre desenvolvimento do comportamento reprodutivo, desenvolvendo a tese de doutorado intitulada "Projeto EPA - Escolha de Parceiros na Adolescência", sob a orientação da Profa. Dra. Fívia de Araújo Lopes, no então Laboratório de Etologia Humana (atual Laboratório de Evolução do Comportamento Humano). Foi bolsista da Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Defendeu a tese em 25 de março de 2009, durante a terceira missão de estudos do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) coordenado pelo Grupo de Trabalho Psicologia Evolucionista do Brasil, recebendo o título de Doutor em Psicobiologia com ênfase em Estudos do Comportamento. Ainda durante o doutorado, em novembro de 2006, participou da primeira missão de estudos do PROCAD/CAPES. As atividades foram desenvolvidas no Instituto de Psicologia, da USP. Durante este mês de estudos e discussões, ressurgiu o interesse pela Bioestatística. Já havia observado a facilidade com a aplicação da Estatística durante a graduação e o mestrado, mas foi durante o doutorado que o interesse virou ação e os estudos se intensificaram. Em 2008, durante a segunda missão de estudos do PROCAD/CAPES, cujas atividades foram desenvolvidas no Instituto de Psicologia, da Universidade Federal da Bahia, ministrou o primeiro curso de curta duração sobre Bioestatística, em parceria com o Prof. Dr. Felipe Nalon Castro.