Getxo, España
15 a 30 de junho
De 1 a 14 de julho
de 15 a 30 de julho
(Datas aproximadas)
Estudantes a partir do 2º ano.
Relativamente ao perfil dos alunos, consideramos importante que tenham experiência prévia em voluntariado e com pessoas de grupos vulneráveis, bem como uma certa maturidade e autonomia pessoal. Exigimos pessoas com flexibilidade e motivação, capazes de se adaptarem a mudanças.
Vagas:
3 a 4 lugares por turno
Getxo, Bizkaia
15 a 30 de junho
1 a 14 de julho
15 a 30 de julho
(datas aproximadas)
Espanhol (conhecimentos de francês e/ou árabe seriam uma vantagem).
*Língua em que o projeto será desenvolvido.
Um estudante do 2º ano da dupla licenciatura em Direito e Relações Internacionais da Universidade de Comillas conta-nos...
"Todas as manhãs em Pertsonalde começavam às 10h, quando abríamos o espaço para que os imigrantes pudessem tomar o pequeno-almoço, descansar e socializar. Até às 11h, partilhávamos jogos de tabuleiro, conversas e momentos simples, mas muito significativos. Depois, realizávamos a atividade do dia: ver um filme, fazer um workshop, preparar cartazes ou simplesmente continuar a partilhar tempo juntos. Às 13h, arrumávamos o espaço e voltávamos para casa".
"O mais especial era conhecer as suas histórias, os seus sonhos e a sua enorme força. Desde jovens recém-chegados de Marrocos até casais ucranianos que fugiram da guerra, todos tinham algo a me ensinar. Aprendi a ouvir ativamente, a acompanhar sem pressa e a valorizar o que significa construir uma vida do zero num país novo. Foi um privilégio poder estar lá, mesmo que fosse apenas algumas horas por dia, e descobrir o quanto pode ser transformador simplesmente compartilhar presença, respeito e humanidade".
Pertsonalde é uma ONG de Getxo que reage à injustiça e trabalha com pessoas em situações vulneráveis no nosso ambiente imediato e também no Peru, nas Filipinas e em África.
Promovemos e cooperamos em projectos de desenvolvimento e solidariedade, especialmente em iniciativas destinadas a proteger as crianças e a promover a educação.
Dedicamos uma grande parte do nosso tempo a favorecer a convivência e a integração das pessoas que, em busca de condições de vida dignas e mesmo fugindo de situações de grave perigo para si e para as suas famílias, se vêem obrigadas a emigrar.
Partilhamos valores, um olhar crítico e o desejo de trabalhar para os outros, cada um de nós, na medida das nossas possibilidades, por vezes promovendo projectos e outras vezes incorporando no nosso dia a dia acções que facilitem a vida a quem mais precisa.
As pessoas são o nosso motor, acompanhamo-las, acolhemo-las e ao mesmo tempo transformam-nos, fazem-nos sentir bem e são a razão de ser desta associação.
O que é que vamos fazer?
O voluntariado centra-se no acompanhamento de pessoas em processo de migração, principalmente jovens entre os 18 e os 35 anos do Norte de África. Este projeto visa promover a integração social e cultural através de duas linhas de ação: Topagune, um espaço de encontro e diálogo para partilhar experiências, e actividades culturais e de lazer que ajudam a quebrar barreiras e a gerar ligações significativas.
As tarefas serão realizadas durante as manhãs, enquanto algumas tardes serão dedicadas a sessões de formação e sensibilização. Estas formações permitir-lhe-ão refletir sobre a realidade da migração, desenvolver empatia e alargar a sua compreensão dos desafios enfrentados pelos migrantes. É uma experiência transformadora que tem impacto não só naqueles que recebem o acompanhamento, mas também naqueles que o efectuam.
Horário
De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 15h00: atividades nas instalações e acompanhamento nas saídas. De segunda a quinta-feira também serão organizadas atividades à tarde.
O trabalho será efectuado com um grupo de pessoas em processo de migração, principalmente norte-africanos entre os 18 e os 35 anos de idade.
Este projeto conta com acompanhamento local, o que significa que a entidade social que o receberá será a sua principal referência. Ela designará um profissional para acompanhá-lo no dia a dia, com apoio pontual da universidade responsável pelo projeto.
Universidad de Deusto (Aitor Arbaiza Valero)