Bilbao, Espanha
De 6 de julho a 2 de agosto
(datas a confirmar)
Todos os estudantes com vontade de se envolverem no domínio social da migração e com capacidade de ouvir, acolher e trabalhar em equipa. A partir do 3º ano.
Vagas:
Entre 3 e 6
ELLACURÍA FUNDAZIOA Arrupe Etxea C/ Padre Lojendio, 2 - 1º Derecha - 48008 BILBAO
De 6 de julho a 2 de agosto (datas aproximadas)
Espanhol
*Idioma no qual o projeto será desenvolvido.
Uma estudante do 3º ano de Psicologia da Universidade Pontifícia Comillas fala-nos de...
"O problema da imigração é muito complicado e, na minha opinião, tem de ser abordado a partir de diferentes pontos. É claro que temos de oferecer às pessoas que imigram oportunidades para uma vida decente - afinal, é uma questão de sorte nascer num país ou noutro. O nosso projeto visava que os utentes se conhecessem melhor, interagindo num espaço descontraído e de lazer, o que contribuiu para a construção de uma rede de relações e de apoio. Por outro lado, puderam praticar o seu espanhol e interagir connosco, os voluntários. Desta forma, pudemos aprender juntos um pouco mais sobre as nossas formas de ser, origens e histórias, desmontar preconceitos e praticar a língua.
A experiência que tive aproxima-me da realidade, e as minhas ideias sobre um mundo justo concretizam-se em pessoas individuais, numa motivação tangível. Uma motivação para querer que elas fiquem bem, não para consertar o mundo inteiro. E assim é mais fácil para mim começar a trabalhar".
A partir da realidade da imigração, que está a moldar uma nova forma de ser e de se relacionar com os outros, queremos promover uma sociedade intercultural em que todas as pessoas possam ser protagonistas. Oferecemos uma proposta de incorporação social no âmbito da nova sociedade da imigração através dos seguintes projectos: Orientação e formação, Fortalecimento de associações, Mediação intercultural e diálogo inter-religioso.
É uma experiência de encontro e convivência com outros jovens que desejam aproximar-se da realidade da migração e da diversidade cultural no nosso meio urbano. É uma proposta em busca de um denominador comum e de um compromisso: a cidadania inclusiva. O campo de trabalho propõe uma experiência de convivência na diversidade entre jovens adultos que nos permite compreender em profundidade a realidade da experiência migratória. Serão partilhadas actividades de lazer e tempo livre, bem como propostas de formação no domínio da alfabetização. Viveremos juntos numa casa de acolhimento.
É uma experiência numa comunidade de hospitalidade, com os ritmos da casa.
Pessoas com um processo de migração entre os 18 e os 23 anos de idade.
O apoio no local será assegurado pela própria organização. O acolhimento em Bilbau e o acompanhamento de qualquer incidente, nomeadamente durante a primeira semana, serão apoiados pela Universidade de Deusto.
Universidad de Deusto (Aitor Arbaiza Valero)