Asunción, Paraguay
De 6 de julho a 28 de agosto
(datas aproximadas)
Alunas do 2º ano dos cursos de Educação Social, Serviço Social e Psicologia. Esperamos pessoas apaixonadas pela educação, especialmente em ambientes informais. As candidatas devem ser capazes de gerir a tensão entre o foco de interesse dos participantes e o centro de interesse das atividades propostas. É solicitada uma preferência por mulheres devido à população atendida e, sobretudo, pela maior amplitude de atividades e tarefas socioeducativas a serem desenvolvidas (devido a experiências anteriores com a população de 10 a 17 anos com a qual se trabalha).
Vagas:
2, máximo 3.
Centro comunitario Chacarita
Mómpox 145 c/ Gondra, Asunción, Paraguay
De 6 de julho a 28 de agosto (datas aproximadas). Flexibilidade para terminar uma semana antes por motivos de estudo.
Espanhol
*Idioma em que o projeto será desenvolvido.
A Pastoral Social Cáritas Paraguai é um organismo da Igreja Católica cuja missão é "gerar e incentivar processos de transformação da realidade social, promovendo a dignidade humana integral, a justiça social, a restauração ecológica no cuidado da casa comum, para uma sociedade fraterna, solidária e missionária, como sinal da construção do reino de Deus". Para alcançar o seu objetivo, coordena e articula ações com as equipas diocesanas da Pastoral Social das Dioceses, sendo a equipa da Pastoral Social Arquidiocesana uma delas.
A Pastoral Social Arquidiocesana trabalha em várias áreas em toda a Arquidiocese de Assunção, que abrange a cidade de Assunção e a área metropolitana. Desenvolve vários projetos de assistência e promoção humana. Um dos projetos é o desenvolvido no Centro Comunitário Chacharita (CCCh), que se concentra no território e na população do bairro Chacarita (território de 140 hectares e cerca de 4.300 famílias) localizado no centro da capital. Nesse projeto, com foco nos direitos e na promoção social, são implementadas ações em três linhas de objetivos específicos:
Participação comunitária - Habitat e habitação;
Empreendedorismo e formação profissional;
Proteção e promoção da infância e adolescência, mulheres e idosos.
É um projeto que procura responder a questões relevantes para a população e que foram identificadas com a participação de líderes comunitários. O projeto é denominado: continuidade e reforço dos processos sociais de melhoria sustentável e das condições de vida da população de Chacarita de Assunção.
O que vamos fazer?
Os alunos da Vuela apoiarão os trabalhos realizados no âmbito do que é denominado Proteção e Promoção com crianças e adolescentes. Ou seja, na assistência socioeducativa geral e na assistência a: crianças e adolescentes; mulheres e idosos. Concretamente, as atividades realizadas pelas voluntárias, com o acompanhamento das assistentes sociais do Centro Comunitário Chacarita, são:
Preparar, desenvolver e/ou acompanhar oficinas socioeducativas com base num programa de temas acordados com os grupos e de acordo com os interesses e processos a promover.
Atender, relevar e gerir pedidos de serviços específicos solicitados pelos participantes das atividades.
Acompanhar os grupos e atendê-los quando estiverem com as suas atividades no CCCh.
Acompanhar as atividades desportivas e oficinas. Fornecer a logística para o desenvolvimento das atividades. Apoiar em eventos gerais.
Preparar relatórios, modelos de assistência, arquivar e organizar os documentos gerais dos processos de cada grupo.
Realizar convocatórias, lembretes e manter um registo dos processos.
Acompanhar e apoiar a equipa de educadores na realização das atividades.
Algumas atividades e eventos especiais no âmbito do mesmo grupo beneficiário. E, apoio geral em alguns eventos no âmbito do Projeto Chacarita como um todo.
Horário da atividade:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, das 9h às 13h.
Manhãs: preparação de workshops.
Meio-dia: almoço.
Tarde: reforço escolar + acompanhamento de grupos.
Crianças, adolescentes, mulheres e idosos em situação de grande vulnerabilidade no bairro de Chacarita.
Este projeto conta com acompanhamento in situ, o que significa que um técnico, docente ou funcionário administrativo e de serviços de alguma das universidades organizadoras estará presente durante todo o processo, ou pelo menos na maior parte dele: desde a seleção e preparação prévia até a experiência no terreno e o encontro posterior. Essa pessoa será o seu principal referente.
Esade (Maria Vilà)