San Sebastian, Espanha
De 29 de junho a 12 de julho
A partir do 3º ano. Experiência de voluntariado com pessoas vulneráveis e em risco de exclusão. Recomenda-se a frequência de cursos de Serviço Social, Educação Social e/ou Psicologia.
Vagas:
2 - 3
Andia 3 Kalea, Donostia - San Sebastián, 20004
De 29 de junho a 12 de julho de 2026
Espanhol
*Idioma em que o projeto será desenvolvido.
"O meu papel como voluntário neste projeto e, em geral, em todos os planos desta organização, baseava-se em viver com a comunidade e ser, durante esse período de estadia, mais uma pessoa na comunidade com quem, se quiserem, podem contar para conversar ou desabafar, para além da distribuição semanal de alimentos e contar o nosso testemunho do tempo passado até ao encontro com a comunidade a estudantes universitários de Loiola. Embora no nosso período de estadia estivéssemos a fazer diferentes atividades, como conhecer outros planos de desenvolvimento, ir à praia com a comunidade, bem como passar o primeiro fim de semana numa casa de campo, onde todos os participantes dos diferentes projectos se juntaram para fazer um convívio multi cultural".
A Associação Loiolaetxea para a Integração Social foi fundada em setembro de 2000 no âmbito do Modelo de Comunidade Solidária, promovido pela Companhia de Jesus. Desenvolve programas de intervenção com pessoas em situação de exclusão social ou em risco de a sofrer, com pessoas privadas de liberdade, com migrantes e com refugiados.
Faz parte da rede de Intervenção Social acordada com o Conselho Provincial de Gipuzkoa e trabalha nas áreas de Apadrinhamento Comunitário e Justiça e programas penitenciários subsidiados pelo Governo Basco.
O modelo assistencial do programa integral de Loiolaetxea visa, em todos os momentos, acompanhar, servir, refletir, influenciar e transformar as causas justas das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e exclusão social.
Los estudantes apoiarán o acompanhamento das pessoas que participam nos programas de Intervenção Loiolaetxea. Alfabetização, conhecimento do meio ambiente, promoção da participação e ação voluntária e num acampamento comunitário. As atividades a realizar serão:
Apoio e reforço escolar
Atividades de participação - Tempo livre e de lazer no âmbito do programa atribuído.
Apoio à intervenção sócio-educativa no âmbito do programa atribuído.
Outras atividades adaptadas em função do momento do grupo de acolhimento e do CV dos voluntários.
Atividades previstas para o verão (a determinar)
Possibilidade de realizar atividades no Centro Penitenciário de Guipuzkoa.
Antes de iniciar o projeto, será realizada uma formação em linha sobre ambiente seguro e, à chegada, será pedido um certificado de infracções sexuais (registo criminal).
Horário: Chegada às 9h, partida após o jantar. Este horário poderá variar em função das atividades e haverá um dia de descanso semanal.
Os beneficiários são adultos, maiores de 18 anos, que se encontram em situações vulneráveis: diversidade cultural, religiosa, de origem e de género. Especialmente pessoas em processos de reintegração na prisão.
Este projeto conta com acompanhamento misto, ou seja, a entidade de acolhimento será a sua principal referência durante a estadia, complementada com acompanhamento à distância e/ou encontros presenciais pontuais por parte de um técnico da universidade responsável pelo projeto.
Universidad de Deusto (Yajaira kortabitarte Jauregi)