Bogotá, Colombia
De 15 de julho a 31 de agosto
(Datas aproximadas)
Bogotá, Colombia
De 15 de julho a 31 de agosto
(Datas aproximadas)
Para estudantes de todas as áreas a partir dos 21 anos, com preferência para os últimos anos de licenciatura ou mestrado e com competências para apoiar atividades de crianças e adolescentes nas áreas académicas pela manhã e nas artes à tarde.
Será valorizada a flexibilidade, capacidade de trabalho em equipa, capacidade de adaptação e maturidade para trabalhar num ambiente com menores em situações muito vulneráveis. Deve-se ter em conta que as condições de alojamento são simples e adaptadas ao ambiente local, pelo que é necessária adaptabilidade, capacidade de convivência e boa disposição.
Vagas:
2
Bogotá – Sede Comunidad Educativa de Benposta / Calle 9ª No. 8ª – 02 Este / Vía a Choachí Km. 1.5
De 15 de julho a 31 de agosto (datas aproximadas). Se os estudantes selecionados estiverem cursando o último ano (tanto de graduação quanto de mestrado), poderão prolongar a sua estadia até 15 de setembro.
Espanhol.
*Idioma em que o projeto será desenvolvido.
A Benposta Nación de Muchachos trabalha na Colômbia há 51 anos em programas e projetos de assistência e proteção a crianças, adolescentes e jovens que, em diferentes regiões do país, vivem em situação de risco devido à exclusão social (pobreza, abandono, violência...), agravada pela presença de grupos armados que os perseguem e incitam a ingressar nas suas fileiras. Nesse sentido, a Benposta promove programas de prevenção (redes de ambientes protetores em zonas urbanas e rurais de vários municípios nos departamentos de Cauca, Arauca, Valle, Norte de Santander, Meta, Guaviare) e um programa de proteção na cidade de Bogotá (Comunidade Educativa), onde residem atualmente 83 crianças, adolescentes e jovens. Essa população residente provém de diferentes regiões do país como medida de proteção contra os riscos extremos que enfrentam. Para este acompanhamento e atendimento integral, a Benposta desenvolve vários programas que vão desde a parte escolar (ensino básico e secundário completo), desenvolvimento integral (saúde, nutrição, etc.), apoio psicossocial e promoção social-comunitária. A idade de entrada das crianças e adolescentes é entre 12 e 17 anos, embora, devido a condições especiais de risco, sejam aceites a partir dos 9 anos. Uma vez admitidos, podem permanecer até ao fim do seu processo (ensino secundário) e, portanto, podem ter mais de 18 anos. A permanência é voluntária e eles têm a liberdade de permanecer ou retirar-se do projeto. Internamente, funciona com um sistema de autogoverno.
O que vamos fazer?
As crianças e adolescentes que ingressam na Comunidade Educativa passaram por situações muito críticas que afetam o seu processo. Na parte académica, muitas lacunas devido às carências nos territórios ou por questões de abandono escolar. Neste sentido, foi concebido um processo de integração educativa (GIE) orientado para o processo de motivação, integração, nivelamento e aceleração. Ao mesmo tempo, o ambiente em que elas e eles se integram e participam ativamente gera uma grande capacidade de resiliência. Benposta conta com equipas qualificadas que acompanham estes processos.
Horário
Geralmente é estabelecido durante o horário escolar (7h00 – 12h30) e à tarde, das 15h00 às 17h00, nas atividades da Escola de Artes.
Outras informações
O site da Benposta (www.benpostacolombia.com) e as redes sociais cujos links estão incluídos na página apresentam informações muito completas e precisas sobre a Benposta e as ações que estão sendo realizadas na Colômbia. Esclarece-se que a estadia só pode ser realizada na sede da Comunidade Educativa em Bogotá e não nas regiões onde a organização possui Núcleos Educativos.
As crianças e adolescentes têm entre 12 e 17 anos, embora, devido a condições especiais de risco, sejam acolhidos a partir dos 9 anos de idade, provenientes de diferentes regiões do país que vivem em situação de risco devido à exclusão social (pobreza, abandono, violência...).
Este projeto conta com acompanhamento local, o que significa que a entidade social que o receberá será a sua principal referência. Ela designará um profissional para acompanhá-lo no dia a dia, com apoio pontual da universidade responsável pelo projeto.
Universidade Pontificia Comillas (Laura Guindeo Aguerri)