Santiago de Chile, Chile
Dois turnos:
De 1 a 31 de julho de 2026
De 1 a 31 de agosto de 2026
(datas aproximadas)
Santiago de Chile, Chile
Dois turnos:
De 1 a 31 de julho de 2026
De 1 a 31 de agosto de 2026
(datas aproximadas)
Estudantes a partir do 3º ano de qualquer curso.
Será valorizada a experiência prévia em voluntariado, embora não seja um requisito indispensável.
Vagas:
3 alunos por turno (6 vagas no total)
Alcalde Pedro Alarcón 607, 8950146 San Joaquín, Región Metropolitana, Chile
Dois turnos (datas aproximadas):
De 1 a 31 de julho de 2026.
De 1 a 31 de agosto de 2026.
Espanhol.
*Idioma em que o projeto será desenvolvido.
Raipillán é uma organização comunitária fundada em 2004 no bairro La Legua, em Santiago do Chile. Nasceu como um grupo folclórico para oferecer a crianças, jovens e adultos um espaço de superação através da arte e da cultura. Hoje trabalha especialmente com pessoas em situação de vulnerabilidade, como desistentes escolares e jovens «nem-nem», promovendo a sua integração social através da música e da dança folclórica.
Missão: Prevenir a exclusão e promover a integração social através da arte e da cultura, oferecendo apoio e formação adaptados às necessidades da comunidade.
Visão: Ser uma escola artística e um centro cultural autossustentável, reconhecido a nível local e internacional, que ofereça um espaço de acolhimento e desenvolvimento comunitário.
O que vamos fazer?
Durante o voluntariado, os estudantes colaborarão na gestão da fundação, apoiando tarefas organizacionais e administrativas. Além disso, acompanharão os programas desenvolvidos pela Raipillán, participando na área artística (música e dança folclórica), no acompanhamento psicossocial para fortalecer a integração comunitária e na gestão das redes sociais (RRSS) para divulgar as atividades e o impacto do projeto.
Horário:
Dedicação de 8 horas por dia, de segunda a sexta-feira.
Pessoas em situação de vulnerabilidade, sobretudo crianças e jovens.
Este projeto conta com acompanhamento local, o que significa que a entidade social que o receberá será a sua principal referência. Ela designará um profissional para acompanhá-lo no dia a dia, com apoio pontual da universidade responsável pelo projeto.
Universidade de Deusto (Aitor Arbaiza Valero)