Porto, Portugal
De 6 a 17 de julho (datas aproximadas)
Alunos motivados a partir do 1º ano, com maturidade, vontade de acolher os outros, capacidade de lidar com as diferenças. De preferência, estudantes com experiência prévia em voluntariado e experiência com pessoas com déficits cognitivos e deficiências.
Será valorizado um conhecimento mínimo de português para facilitar a interação.
Vagas:
4
Centro António Cândido: R. de António Cândido 277, 4200-077 Porto
De 6 a 10 de julho (datas aproximadas)
Espanhol/Português
Um estudante do 2º ano de Direito e de Análise ADE da Universidade Pontifícia Comillas conta-nos...
"No caso do projeto do Porto, destacou-se a oportunidade de ter experiência em três projectos em áreas diferentes ao mesmo tempo, pois senti que poderia enriquecer a minha formação pessoal e ajudar-me a descobrir em que trabalho voluntário posso ser mais útil. Aprendi que a marginalização não faz distinção de idade ou etnia. As pessoas com quem interagi podem atingir níveis normais de integração social, mas partem de uma situação que lhes coloca muitos mais obstáculos do que muitos deles conseguem enfrentar, especialmente se não tiverem ajuda. Notei também que a sua realidade não os impedia de encontrar felicidade nas coisas mundanas. Por fim, pude ver em primeira mão a capacidade das pessoas de serem totalmente generosas.
O voluntariado no Porto foi uma experiência incrível, com crianças maravilhosas que nunca esquecerei, numa cidade linda e com companheiros maravilhosos. Estou muito grata e isso deu-me muito".
Centro António Cândido - Lar de Crianças e Jovens. Este lar pertence ao Estado português e acolhe crianças e jovens em situação de risco social que foram afastados das suas famílias. A sua missão é acolher e educar estes jovens para que possam alcançar o sucesso e integrar-se na sociedade. A maioria destas crianças e jovens tem déficits cognitivos e deficiências.
Apoio ao acampamento de verão - organização de atividades lúdicas
Horário: De segunda a sexta- das 9h00 às 18h00
Crianças em risco de exclusão que tenham sido separadas das suas famílias por um tribunal.
Este projeto conta com acompanhamento misto, ou seja, a entidade de acolhimento será a sua principal referência durante a estadia, complementada com acompanhamento à distância e/ou encontros presenciais pontuais por parte de um técnico da universidade responsável pelo projeto.
Universidade Católica Portuguesa - Porto (Constança Barbosa)