Sucre, Bolivia
De 29 de junho a 31 de julho (prorrogável até 31 de agosto)
(datas aproximadas)
Sucre, Bolivia
De 29 de junho a 31 de julho (prorrogável até 31 de agosto)
(datas aproximadas)
Estudantes a partir do 2º grau, de várias áreas:
Medicina, Enfermagem e Psicologia.
Administração de Empresas / Comunicação.
Educação Primária e Educação Infantil.
Educação Social e Serviço Social.
Que tenha compromisso social com populações em situação de vulnerabilidade, gestão de grupos heterogéneos e serviço às comunidades. Adequação a novas culturas e populações com identidade cultural, populações migrantes, crianças, adolescentes, jovens e mulheres camponesas, migrantes.
Vagas:
Mínimo 2 e máximo 5
Os estudantes trabalharão na cidade de Sucre, Bolívia, nos escritórios do IPTK.
No caso da saúde, no Hospital Georges Duez, no centro da cidade de Sucre e bairros vizinhos.
De 29 de junho a 31 de julho (prorrogável até 31 de agosto) (datas aproximadas).
Espanhol (Outra língua recomendada seria o inglês).
*Idioma em que o projeto será desenvolvido.
Uma estudante do Mestrado em Migrações da Universidade Pontifícia Comillas conta-nos...
"No voluntariado em Sucre, Bolívia, aprendi muito mais do que redes sociais e gestão de campanhas. Tive a oportunidade de conhecer o trabalho estrutural que a IPTK realiza para dignificar a vida dos andinos. Cada quilómetro percorrido por estradas de areia fomentou a minha capacidade de adaptação, empatia e conhecimento sobre novas culturas. Experiências como estas reafirmam a importância de sair da sala de aula, de apanhar comboios, aviões e autocarros. De atravessar fronteiras. A importância de fazer malas e sujar os sapatos. Experiências como estas são pontos-chave na história da sua vida"
O Instituto Politécnico Tomás Katari é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos, fundada em 1976. Tem 48 anos de experiência na implementação de projectos de desenvolvimento, especializando-se no desenvolvimento económico comunitário, segurança alimentar, educação/formação e promoção da saúde para as populações mais vulneráveis nas províncias de Chayanta e Linares, no norte de Potosí e nos distritos periféricos do município de Sucre.
A missão do IPTK é contribuir para a realização colectiva do "Viver Bem" através da prestação de serviços à população mais vulnerável, a fim de gerar mudanças com um sentido de transformação estrutural nos municípios em que opera. Foca seu trabalho na população alvo, que são: famílias camponesas, indígenas, população migrante, principalmente mulheres, crianças, adolescentes e jovens, através do trabalho em quatro linhas estratégicas:
Revolução do Conhecimento
Terra Mãe
Dignidade de Género
Saúde para todos
O que é que vamos fazer?
Os alunos colaborarão na atenção às necessidades das comunidades em diferentes áreas:
Saúde: organização de workshops de formação, apoio em feiras comunitárias e atendimento no Hospital Georges Duez do IPTK, bem como no projeto Mais saúde do coração, que trabalha com populações afetadas pela doença de Chagas e problemas cardíacos.
Psicologia: acompanhamento e atendimento a mulheres, crianças, adolescentes e jovens de bairros periurbanos e rurais nos municípios onde o IPTK atua.
Comunicação: participação em campanhas de sensibilização e angariação de fundos, incluindo ações de fundraising.
Outras tarefas
Acompanhamento em workshops de formação de acordo com a área profissional, participação em campanhas de saúde e angariação de fundos, elaboração de material audiovisual e outras atividades complementares.
Horário:
Dedicação de 8 horas por dia, de segunda a sexta-feira:
Manhã: 08:30 às 12:30
Tarde: 14:30 às 18:30
Informações adicionais:
Página Web do IPTK, https://iptk.org.bo/.
Documento do plano estratégico institucional, memória institucional 2023, currículo do IPTK (Sujeito ao envio de documentos).
Famílias camponesas, indígenas e migrantes em zonas rurais, periféricas e urbanas da Bolívia.
Este projeto conta com acompanhamento in situ, o que significa que um técnico, docente ou funcionário administrativo e de serviços de uma das universidades organizadoras estará presente durante todo o processo, ou pelo menos na maior parte dele: desde a seleção e preparação prévia até a experiência no terreno e o encontro posterior. Essa pessoa será o seu principal referente.
Universidade de Deusto (Yajaira Kortabitarte Jauregi)