Lleida, Espanha
De 1 de julho a 31 de agosto
(datas aproximadas)
Estudantes a partir do 2º ano. Pessoa com formação na área social (Serviço Social, Criminologia, Psicologia, Educação Social), com facilidade em relações interpessoais e sensibilidade para com pessoas vulneráveis.
Vagas:
Mínimo 3, máximo 4
Cada perfil de suporte corresponde a uma localização diferente.
- Centre Obert: C/Panera 7, 1º
- Botigueta: C/Bruc 2, baixos
- Acompanyament: Av. Madrid 7, 2º derech
De 1 de julho a 31 de agosto (datas aproximadas). Voluntariado mínimo de 1 mês e meio. Preferência por 2 meses. Flexibilidade para acolher em junho, se necessário.
Espanhol. O conhecimento da língua catalã será valorizado.
*Idioma em que o projeto será desenvolvido.
Conta-nos uma estudante da dupla licenciatura em Educação Social e Trabalho Social da Universidade de Deusto....
"Um dia normal no centro aberto pode variar em função das exigências das pessoas que o frequentam; no entanto, as funções básicas que se cumprem são abrir o cacifo, servir o pequeno-almoço, lavar a roupa, dar os utensílios necessários para os cuidados básicos como toalhas, lâminas para fazer a barba.... E depois, à tarde, servir o lanche e passar tempo de qualidade com as pessoas que vêm ao centro, seja a jogar jogos de tabuleiro ou a conversar com elas.
Considero fundamental, como futuros e futuras profissionais da área social, viver uma experiência que permita conhecer e interagir com pessoas em situação de vulnerabilidade, não só para conhecer pessoalmente uma realidade diferente do dia a dia, mas também para consciencializar os outros de que estas situações existem. Pessoalmente, é uma experiência que, como disse, vou levar comigo para o resto da minha vida, pois parece-me que em muitas ocasiões os sem-abrigo são vistos como algo tabu ou há o preconceito de que têm uma solução fácil, o que está longe da realidade".
A missão de Arrels Sant Ignasi é acolher, acompanhar e defender as pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade de Lleida e arredores, criando uma comunidade solidária capaz de se envolver na transformação para um mundo mais justo.
O perfil das pessoas em situação de vulnerabilidade que Arrels Sant Ignasi atende vai desde pessoas em situação de sem-abrigo, com problemas de dependência ou população prisional.
O que vamos fazer?
Espera-se o apoio de estudantes em fase de voluntariado e estágio. O facto de serem estudantes com formações diversas pode trazer valor acrescentado à equipa.
1.PERFIL DE APOIO #1 (1 pessoa)
Centro Obert (horário da manhã): centro de dia de primeiro acolhimento e de intervenção socioeducativa para os sem-abrigo. Asseguram as suas necessidades básicas (duche, lavandaria, pequeno-almoço e lanches, guarda-roupa, vestiário...). Apoiarão o funcionamento quotidiano do centro, acolhendo as pessoas, socializando e criando laços com elas.
Redução dos danos (pontualmente): serviço de assistência social e sanitária que trabalha para que as pessoas possam reduzir os danos causados pelo consumo de drogas. O trabalho será a vinculação dos utentes, apoiando o profissional de saúde e o técnico social com a supervisão dos consumos e a prevenção de possíveis overdoses.
2. PERFIL DE APOIO #2 (1 pessoa)
Centro Obert (horário da tarde): centro de dia de primeiro acolhimento e de intervenção socioeducativa para os sem-abrigo. Asseguram as suas necessidades básicas (duche, lavandaria, pequeno-almoço e lanches, guarda-roupa, arrecadação...). Apoiarão o funcionamento quotidiano do centro, acolhendo as pessoas, socializando e criando laços com elas.
Redução de danos (pontualmente): serviço de assistência social e sanitária que trabalha para que as pessoas possam reduzir os danos causados pelo consumo de drogas. O trabalho será a vinculação dos utentes, apoiando o profissional de saúde e o técnico social com a supervisão do consumo e a prevenção de possíveis overdoses.
3. PERFIL DE APOIO #3 (1 pessoa)
La Botigueta: serviço para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, acompanhando-as no acesso à alimentação. Será prestado apoio na condução da carrinha, na distribuição de alimentos, no acompanhamento e monitorização dos utentes e na tradução dos serviços sociais.
4. PERFIL DE APOIO #4 (1 pessoa)
Acompanhamento: apoio a pessoas que estão em tratamento contra dependências, seja em comunidades terapêuticas ou em regime ambulatório. Participação em oficinas lúdicas, oficinas terapêuticas, atividades de lazer, horta e participação nas refeições.
Horário de dedicação à tarefa atribuída e dias da semana em que esta é efetuada. Será possível colaborar em mais de um centro.
Centro Aberto: horário das 9h às 12h (manhã); das 16h às 19h30 (tarde) de segunda a sexta-feira. Sábado, domingo e feriados das 12h às 17h.
Redução de danos: das 12h30 às 19h30 de segunda a sexta-feira.
Botigueta: das 10h às 14h, de segunda a sexta-feira.
Acompanhamento: horário da manhã ou da tarde a definir.
Quando as pessoas entram na organização, há uma formação interna que explica todos os programas com que trabalhamos e o percurso através de todos os programas.
É necessário consultar o site da entidade. https://arrelssantignasi.cat
Outros sítios web de interesse:
O perfil das pessoas em situação de vulnerabilidade que Arrels Sant Ignasi atende vai desde pessoas em situação de sem-abrigo, com problemas de dependência ou população prisional.
Este projeto conta com acompanhamento misto, ou seja, a entidade de acolhimento será a sua principal referência durante a estadia, complementada com acompanhamento à distância e/ou encontros presenciais pontuais por parte de um técnico da universidade responsável pelo projeto.
Esade (María Vila Miras)