Malanje, Ángola
De 1 de julho a 28 de julho
(Datas aproximadas)
Procuramos pessoas comprometidas, responsáveis e com uma visão sensível da realidade social. O perfil ideal seria a partir dos 20 anos, com capacidade para trabalhar em equipa, adaptar-se a diferentes contextos e conviver com humildade, empatia e escuta ativa. Existem diferentes projetos nos quais participar e serão valorizados positivamente estudantes de cursos de saúde, administração de empresas, economia, educação, desporto, engenharia e comunicação.
Vagas:
6
Casa do Gaiato, Malanje (Angola)
1 de julho - 28 de julho
Português
O trabalho da Mundo Orenda é direcionado principalmente a populações em situação de vulnerabilidade e exclusão social, com presença especial em Angola, bem como a nível local, na Andaluzia. Em Angola, os projetos centram-se em crianças, adolescentes, mulheres e famílias de comunidades rurais, onde a falta de acesso à educação, saúde e recursos básicos limita o desenvolvimento pessoal e comunitário. As intervenções da Mundo Orenda beneficiam diretamente famílias em risco de pobreza extrema, com especial enfoque na infância e nas mulheres, promovendo o seu direito à educação, à saúde e a uma vida digna.
As questões que irão apoiar serão diversas, pois dependerão dos seus perfis.
A Mundo Orenda mantém projetos no terreno em diversas áreas da educação, saúde, empreendedorismo, reabilitação de instalações, construção, comunicação, etc., pelo que, dependendo dos perfis interessados, criaremos um programa de trabalho adequado.
Os projetos atuais em Malanje são:
Programa de atendimento à desnutrição: para perfis de saúde
Programa de empreendedorismo e gestão: para perfis mais voltados para gestão, liderança, administração, etc.
Biblioteca dos sonhos, onde são realizadas diversas atividades educativas: para perfis docentes (aulas de reforço educativo, inglês, matemática, educação financeira, educação emocional, etc.)
Programa desportivo: para perfis técnicos desportivos
Melhorias diversas nas instalações da Casa do Gaiato, como, por exemplo, a reabilitação de uma enfermaria, reabilitação de uma granja de galinhas, melhorias na gestão da agricultura, instalação de painéis solares: para perfis de engenharia.
Comunicação e audiovisuais: para perfis próprios deste trabalho que seriam muito úteis para a Mundo Orenda no que diz respeito à sensibilização e visibilidade de Espanha.
Todos estes projetos estão atualmente ativos ou incluídos no programa de 2026 para obter financiamento e poder desenvolvê-los.
A ideia é que, de acordo com os perfis interessados no voluntariado, possamos gerir o seu trabalho na área de necessidade mais adequada.
Dependendo do perfil do voluntariado, os beneficiários serão diferentes:
O projeto na Casa do Gaiato consiste em acompanhar e apoiar, na medida das nossas possibilidades, o funcionamento desta maravilhosa obra. A Casa do Gaiato é um centro de acolhimento de crianças de rua numa província do interior de Angola, Malanje. Os seus objetivos são acolher, proteger, educar e sustentar crianças em situação de desvantagem social: orfandade, pobreza, abandono, abusos, maus-tratos ou diversos motivos que as tornam desprotegidas. Decidimos ficar aqui porque, desde a primeira viagem da Rebeca, este lugar acolheu-nos como se fosse a nossa própria casa, e sentimos que a Mundo Orenda teria um papel muito importante.
Programa de assistência a pessoas desnutridas: Malanje é uma das províncias mais afetadas pela desnutrição em Angola devido a fatores como pobreza, insegurança alimentar e acesso limitado a serviços de saúde.
A taxa de desnutrição aguda em crianças menores de 5 anos é elevada, o que compromete o seu desenvolvimento físico e intelectual e aumenta a mortalidade infantil.
A Dra. Cleyvi, uma voluntária de origem cubana, tem realizado um trabalho significativo no Centro Médico de Quessua desde 2020, atendendo crianças desnutridas em condições económicas adversas. No entanto, a falta de recursos limita a quantidade e a qualidade dos cuidados prestados. Este projeto procura oferecer uma solução integral através da combinação de tratamento médico e fornecimento de alimentos, juntamente com um modelo de produção agrícola sustentável que forneça alimentos frescos aos beneficiários e suas famílias.
Este projeto conta com acompanhamento in situ, o que significa que um técnico, docente ou funcionário administrativo e de serviços de uma das universidades organizadoras estará presente durante todo o processo: desde a seleção e preparação prévia até a experiência no terreno e o encontro posterior. Essa pessoa será o seu principal referente.
Universidade Loyola Andalucía (Juan Francisco Romero González)