Marcala - Honduras
De 1 de julho a 27 de agosto
(Datas aproximadas)
Estudantes de administração de empresas, marketing e comunicação a partir do 3º ano.
Vagas:
2
Marcala, La Paz, Honduras
De 1 de julho a 27 de agosto (datas aproximadas)
Espanhol
*Idioma em que o projeto será desenvolvido.
Um estudante do 2º ano de Administração de Empresas e Análise de Negócios da Universidade Pontifícia Comillas conta-nos...
“Participar no voluntariado internacional é uma experiência transformadora que vai para além do que se poderia imaginar. Como nos avisaram no início, aprende-se muito mais com as pessoas com quem trabalhamos do que elas connosco. Esta experiência dá-nos força, ensina-nos e permite-nos apreciar a riqueza de outras culturas, o calor das suas gentes e a gratidão que demonstram. Conhecerá um país magnífico que é muito mais do que os estereótipos e as notícias negativas que muitas vezes aparecem nos media. As infinitas lições e emoções que irá viver farão com que queira repetir a experiência uma e outra vez. Não hesitaria em participar todos os anos e encorajo todos os estudantes a aproveitarem esta oportunidade única”.
A ADOPCAM é uma associação de primeiro grau, de responsabilidade limitada, sem fins lucrativos e de duração indefinida, regida pela Legislação do Sector Social da Economia das Honduras, legalmente constituída a 9 de maio de 2006 com o objetivo de assegurar a administração da Denominação de Origem (DO) Café Marcala nas Honduras, registada em 2005 no Registo de Propriedade Intelectual das Honduras, que lhe confere o direito de certificar o café produzido e exportado pela região de Marcala.
O município de Marcala tem uma população de 33.000 habitantes, com todos os serviços básicos, acesso à internet e facilidade de deslocação, no entanto, por vezes é necessário deslocar-se a zonas rurais, onde não existe acesso à internet, nesses casos sempre acompanhado por um técnico da nossa organização, deve vir preparado para visitar locais montanhosos pelo que deve trazer roupa tanto para o frio como para o calor. A temperatura média é de 18 a 21 graus Celsius, mas nas zonas rurais pode descer até aos 6 graus Celsius.
A região de Marcala está rodeada de plantações de café e a população é muito simpática, temos a certeza de que se adaptará facilmente.
Missão
A Denominação de Origem Café Marcala pretende defender, comercializar, controlar, regular e diferenciar o nome Café de Marcala na região protegida da Serra de Montecillos, comprometendo-se ambiental e socialmente de forma responsável para conseguir um melhor posicionamento e melhores benefícios para os produtores da região.
O que fazer?
Perfil 1: O estudante será responsável pelo diagnóstico das microempresas familiares pertencentes à ADOPCAM e pela conceção de um plano de negócios para as mesmas, bem como pelo apoio à ADOPCAM na sua estratégia de comunicação interna e externa.
Perfil 2: Apoio no fortalecimento das mulheres pertencentes às redes de mulheres de 4 municípios da região DO Marcala, bem como a realização de workshops para jovens em centros educativos, com o objetivo de melhorar a sua autoestima e liderança na região.
Horário:
De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 16:00. Por vezes, se houver eventos como festivais ou formações, será necessário o apoio do estudante aos sábados e domingos, mediante planeamento prévio.
Mas información: pagina web de ADOPCAM https://www.docafemarcala.org/
Produtores membros da ADOPCAM, 92% dos quais são pequenos produtores, com menos de 4 hectares de café, 70% dos quais são considerados Lenca. Grupos de mulheres que constituem as redes de mulheres da região, jovens e crianças que trabalham com a Associação de Arte e Cultura de Marcala.
Este projeto conta com acompanhamento local, o que significa que a entidade social que o receberá será a sua principal referência. Ela designará um profissional para acompanhá-lo no dia a dia, com apoio pontual da universidade responsável pelo projeto.
Universidad Loyola Andalucía (Juan Francisco Romero González)