Huehuetenango,
Guatemala
De 18 de julho a 21 de agosto
(datas aproximadas)
Estudantes mulheres de qualquer curso a partir do 1º ano, com vontade de trabalhar e espírito de serviço. A experiência anterior e a formação no domínio social serão uma mais-valia. Idealmente, candidatas com formação em ciências, pedagogia ou comunicação. Candidatas dispostas a interagir com meninas entre 12 e 20 anos e a partilhar o espaço de convivência (incluindo dormitório) com as suas colegas voluntárias.
Vagas:
4
16 Avenida, el Terrero Zona 4, Sector Vista al Monte, Huehuetenango, Guatemala
De 18 de julho a 21 de agosto (datas aproximadas). Sugere-se que as voluntárias cheguem à Guatemala entre segunda-feira, 13, e quarta-feira, 15 de julho, para que possam visitar por conta própria os locais mais emblemáticos da Guatemala a caminho de Huehuetenango. Quarta-feira, 15 de julho, é feriado prolongado em Huehue. Elas devem chegar às instalações de Ixmucané no sábado, 18 de julho. O trabalho em Ixmucané propriamente dito começaria na segunda-feira, 20 de julho, e se estenderia até sexta-feira, 21 de agosto. Recomenda-se às participantes que reservem o voo de regresso a partir de segunda-feira, 24 de agosto, para poderem participar (opcionalmente) na excursão anual das internas de Ixmucané nos dias 22 e 23 de agosto (custo da excursão não coberto pelo programa VUELA nem por Ixmucané).
Espanhol
*Idioma no qual o projeto será desenvolvido.
"Durante um dia normal, depois do pequeno-almoço, dávamos aulas aos alunos das 8 às 11 horas, depois ajudávamos noutras tarefas organizacionais até à hora do almoço. Depois, entre as 15h e as 18h30, começava o turno seguinte de aulas. Os alunos que tinham aulas na escola de manhã e reforço à tarde tinham aulas, ao contrário das aulas da manhã. Quando as aulas terminavam, tínhamos um descanso e um jantar.
Também tive a sorte de passar dois fins-de-semana em casa de uma das raparigas da associação, conheci a sua família, os seus costumes, a sua casa... Foi isto que me fez descobrir a realidade do país e aproveitei-a e vivi-a ao máximo. É uma experiência inesquecível, única e chocante. Ajuda-nos a descobrir um outro lado do mundo e permite-nos absorver a sua cultura, os seus costumes e a sua forma de ver a vida. É uma experiência que nos muda completamente".
Somos uma Associação sem fins lucrativos que apoia jovens mulheres excluídas dos diferentes municípios do departamento de Huehuetenango com bolsas de estudo. Para nos financiarmos, temos um edifício que alugamos: salas confortáveis, sala de exposições, serviço de alimentação, sala de computadores, biblioteca e estacionamento.
O que vamos fazer?
Apoio nas tarefas quotidianas da residência: aulas de reforço para estudantes de licenciatura, tarefas de manutenção do espaço, tarefas administrativas para a gestão do alojamento. Entre outras.
Aulas de reforço para alunos de graduação (leitura, compreensão de leitura, aritmética, etc.).
Preparação de uma oficina sobre autoconhecimento e autoestima, na perspetiva do atendimento psicológico (a combinar com a equipa do Ixmucané).
Manutenção geral do Ixmucané: pintura, jardinagem, cuidados com os animais do Ixmucané.
Visitas domiciliares para acompanhamento dos alunos residentes com bolsas de estudo em seu ambiente familiar (em conjunto com a equipe do Ixmucané).
Com o trabalho efetuado pelos estudantes, esperamos conseguir prestar melhores cuidados aos residentes e aumentar as receitas da associação.
Os candidatos devem ter em conta que irão integrar uma organização e um local onde os jovens das zonas rurais vivem num ambiente seguro e tranquilo. Os voluntários devem ser capazes de se adaptar ao horário da organização e ser responsáveis, servindo de modelo e exemplo para os jovens.
Com base em experiências anteriores com voluntários, é importante que os recém-chegados compreendam que não estão apenas alojados num albergue, mas sim num espaço de convivência.
Horário da atividade: O horário de trabalho será ajustado ao horário laboral e às necessidades dos serviços a prestar. Será necessário participar em alguma visita de campo ao fim de semana.
Jovens raparigas de diferentes municípios rurais do departamento de Huehuetenango.
Este projeto conta com acompanhamento in situ, o que significa que um técnico, docente ou funcionário administrativo e de serviços de alguma das universidades organizadoras estará presente durante todo o processo, ou pelo menos na maior parte dele: desde a seleção e preparação prévia até a experiência no terreno e o encontro posterior. Essa pessoa será o seu principal referente.
Esade (María Vila Miras )