Dos Hermanas, Sevilha
De 1 a 22 de julho
(datas aproximadas)
Estudantes do 1º ano de psicologia, educação social, pedagogia, sociologia, ensino primário e serviço social. Com sensibilidade para as pessoas com deficiências intelectuais.
Vagas:
3
C/ Concepción Ybarra Ybarra nº 3. Dos Hermanas (Sevilla)
De 1 a 22 de julho (datas aproximadas)
Castelhano
*Idioma no qual o projeto será desenvolvido.
Estudante do 1.º ano do curso duplo de Criminologia e Serviço Social da Universidade Pontifícia Comillas conta-nos...
"Durante o meu voluntariado na Inclusión Activa, acompanhava os utilizadores em workshops de informática, pintura e pequenas atividades que promoviam a sua autonomia. Através dessas manhãs, descobri que a inclusão não consiste apenas em adaptações, mas em ouvir, estar presente e valorizar cada gesto com que as pessoas expressam o seu mundo interior. As suas histórias, a sua criatividade e a sua capacidade de seguir em frente apesar das dificuldades ensinaram-me que as mudanças nem sempre precisam de ser grandes: uma conversa ou um momento partilhado podem fazer uma diferença real."
"Esta experiência também me permitiu compreender a complexidade do trabalho com este coletivo e a importância da coordenação profissional. A nível pessoal, significou sair da minha zona de conforto, conviver com pessoas novas e confiar na minha capacidade de enfrentar desafios desconhecidos. Parto com uma autoestima mais forte, com aprendizagens valiosas para o meu futuro profissional e com a certeza de que o crescimento é tanto individual como coletivo. Por isso, recomendaria o programa VUELA a quem deseja viver uma experiência transformadora."
A missão da ASAS é participar ativamente no projeto de qualidade de vida de cada pessoa com diversidade intelectual e funcional e das suas famílias, prestando-lhes todo o apoio individual ou coletivo de que necessitem, promovendo também os processos de transformação social necessários para que se tornem finalmente cidadãos de pleno direito numa sociedade justa e solidária.
Para o efeito, dispõe de vários programas e centros que procuram apoiar o processo de participação na comunidade das pessoas com deficiência intelectual e/ou de desenvolvimento como cidadãos de pleno direito. Assim como a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual em todas as suas dimensões: bem-estar emocional, inclusão social .... Capacitar as pessoas ao mesmo tempo que tecem redes com o seu ambiente e contribuem para a sua comunidade.
O que é vamos fazer?
Apoiar o processo de participação na comunidade de pessoas com deficiências intelectuais e/ou de desenvolvimento como cidadãos de pleno direito.
Personalização do apoio recebido por cada pessoa com deficiência no seu projeto de vida.
Horário de funcionamento de segunda a sexta-feira aproximadamente das 9.00h às 15.30h e das 19.00h às 21.00h e à noite, consoante o tempo.
Podem consultar o sítio Web e o canal do youtube da federação, Plena Inclusión, e o nosso próprio:
A comunidade de pessoas com deficiências intelectuais e suas famílias.
Este projeto conta com acompanhamento misto, ou seja, a entidade de acolhimento será a sua principal referência durante a estadia, complementada com acompanhamento à distância e/ou encontros presenciais pontuais por parte de um técnico da universidade responsável pelo projeto.
Universidad Loyola Andalucía (Juan Francisco Romero González)