Palestrantes

André Rodrigues Guimarães

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (2014), Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2008) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003). Professor Adjunto III da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Presidiu Comissão para Criação do Mestrado em Educação da UNIFAP (2016). Desenvolve Estágio Pós-Doutoral na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, com Bolsa PNPD/CAPES (2019-2020). Realizou missão de estudos na Universidade de Lisboa, no Instituto de Educação (2018). Atuou como Coordenador (2018-2019) e vice-coordenador (2017-2018) do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da UNIFAP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais (GEMTE/UNIFAP), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. Atua como docente e pesquisador na área de educação, especificamente em políticas educacionais, nos seguintes temas: expansão e financiamento da educação superior, trabalho docente, função social da escolarização, neoliberalismo e reformas educacionais, Educação de Jovens e Adultos. Docente da Linha de Pesquisa Políticas Educacionais do Mestrado em Educação, no Curso de Especialização em Política Educacional (UNIFAP) e Cursos de Graduação (Licenciaturas) da UNIFAP. Tem participação e coordenação em pesquisas financiada pelo CNPq, CAPES e outras agências de fomento. Exerceu a função de Coordenador Estadual Amapá da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), período 2016-2018, sendo responsável pela institucionalização da respectiva Seção Estadual. Exerce atualmente a função de Presidente Estadual no Amapá da ANPAE (2019-2021). Consultor Ad-hoc do GT 11 (Política de Educação Superior) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa e em Educação (ANDEd), desde 2017. Parecerista Ad-hoc do V Seminário de Educação Brasileira (2018), organizado pelo Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES). Atua como Parecerista em diversos periódicos bem avaliados na área de educação. É associado à Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa e em Educação (ANDEd), à Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (FINEDUCA) e à Associação Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES).

Antônio Cabral Neto

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Atualmente é professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: descentralização, politica educacional, gestão educacional e educação superior. Foi pró-reitor de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2003-2007 e vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no período de 2009 a 2013.

Dalva Valente Guimarães Gutierres

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É professora Associada da graduação e da pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Pará e foi Diretora adjunta do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará de 2014 a 2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas e unidades Educacionais, atuando como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: democratização da educação, gestão de sistemas e unidades educacionais, Financiamento da Educação e controle social de recursos da educação, carreira e remuneração do magistério.

Emerson Duarte Monte

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência nas áreas de Educação Física, Políticas Públicas Educacionais e Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: mundo do trabalho, formação de professores em educação física, história da educação física, estágio supervisionado, políticas públicas educacionais e do esporte, trabalho docente, financiamento da educação superior, expansão da educação superior, carreira do magistério superior. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Ressignificar - Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física, da UEPA, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educacão Superior (GEPES), da UFPA, e membro do Grupo de Pesquisa de Economia Política da Educação e Formação Humana (GEPEFH), da UFSCar, ambos vinculados ao Grupo UNIVERSITAS/BR. Atual Coordenador do Curso de Especialização em Pedagogia da Cultura Corporal (UEPA).

Fabíola Bouth Grello Kato

Professora Adjunto II da Universidade Federal do Pará-UFPA vinculada ao Instituto de Ciências da Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA) atuante na linha de pesquisa Política Públicas Educacionais. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2013) atuante na linha de pesquisa Estado, Políticas públicas da educação e Formação Humana; Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) atuando na área de concentração em Fundamentos da Educação dentro da temática de políticas para educação superior. Especialista em Políticas de Gestão e Financiamento da Educação pela Universidade Federal do Pará (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005). Pesquisadora membro da rede Universitas BR. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior da UFPA. Pesquisadora associada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação-ANPEd. Atua nas seguintes temáticas: políticas públicas educacionais, politicas de educação superior, política de financiamento da educação superior, trabalho docente na educação superior, reforma no estado e mudanças na educação superior, política nacional de C,T&I, Financerização da educação superior.

Gilmar Pereira da Silva

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002); Especialização em História da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (1993) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1992). Atualmente é Professor Associado IV e Vice-Reitor da Universidade Federal do Pará. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura-PPGEDUC (Mestrado) do Campus de Cametá e no EducaNorte (Doutorado em Educação na Amazônia). Tem experiência na área de Políticas Públicas Educacionais, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Educação, Educação Profissional, Educação do Campo, Movimentos Sociais e Educação; Educação Superior e Educação e Desenvolvimento Regional. É associado as seguintes entidades Acadêmico-cientificas: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED); Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC); Associação Nacional de Politicas e Administração da Educação (ANPAE). Coordenou o Campus do Tocantins/Cametá-UFPA (2006-2014) Foi Secretário Municipal de Educação no Município de Cametá- Pará(2014-2016).

Lalo Watanabe Minto

Graduado em Economia pela Universidade Estadual Paulista (2001); Mestre (2005) e Doutor (2011) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Unicamp, atuando nas áreas de História da Educação e Política Educacional. Atividades de pesquisa com ênfase na educação superior. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Crítica Social (GEPECS), constituído em 2018, e coordenador da Linha Trabalho e Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da FE/Unicamp. Autor de: A educação da miséria: particularidade capitalista e educação superior no Brasil (2014) e As Reformas do Ensino Superior no Brasil: o público e o privado em questão (2006).

Luiz Fernando Reis

Graduação em Ciências Contábeis (1989) e Pedagogia (1992) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Professor Adjunto do Colegiado de Enfermagem, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social - GEPPES (Unioeste/Cnpq) e da Rede Universitas/Br. Participa do Observatório da Educação sobre a Expansão da Educação Superior no Brasil e desenvolve atividades de pesquisa relacionadas ao subprojeto ?Políticas de Financiamento da Educação Superior no Brasil?.

Márcia Aparecida Jacomini

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008). Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2018), com estágio na Fondazione Istituto Gramsci, Roma, Itália. Graduada em Pedagogia com especialização em psicopedagogia pela PUC-SP (1990-1997). Professora Associada de graduação e pós-graduação do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Campus Guarulhos. Desenvolve pesquisa em Políticas Públicas para Educação e Gestão Educacional. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (Geppege). É editora-chefe da Revista Fineduca, editora associada da Revista Educação e Pesquisa e membro do Conselho Editorial da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. Participa da Rede Escola Pública e Universidade (REPU) e do Núcleo de Estudos Intercampi em Políticas Públicas da Unifesp (Neipp-Unifesp). Atualmente coordena as pesquisas Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018), financiada pela Fapesp e Estudos de Revisão em Educação: tipologias e tendências metodológicas (2000-2016), financiada pelo CNPq, Edital Universal 2018. Publicou os livros: Guerra na Bósnia: restauração capitalista num mundo globalizado (Moderna, 1998), Educar sem reprovar (Cortez, 2010) e O ensino em ciclos e os educadores: Rede Municipal de São Paulo (Novas Edições Acadêmicas, 2016.) Orcid http://orcid.org/0000-0003-2936-3174.

Maria Edilene da Silva Ribeiro

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2002), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Educação(Políticas Públicas Educacionais) pela Universidade Federal do Pará (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2013). Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade Federal do Pará, atuando na Faculdade de Pedagogia, do Campus Universitário de Castanhal e do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em temas relacionados às políticas e práticas educativas na educação básica e educação superior.

Rhoberta Santana de Araújo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2004), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2011) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é professora do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da Universidade Federal do Paraíba. Integra o Grupo de Estudos de Políticas do Ensino Superior e a Rede Universitas-BR Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, financiamento da educação, expansão, parcerias público privada, reformas educacionais.

Rosana Maria Gemaque Rolim

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1987), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004)´e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal do Pará, atuando na Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Financiamento da Educação básica; custo-aluno; municipalização do ensino; Carreira e Remuneração de professores da educação básica. Participa do corpo editorial das Revistas "Ver Educação" (UFPA), ANPED, ANPAE e FINEDUCA. Coordena Grupo de Pesquisa (GEFIN) e Projetos de Pesquisa financiados pelo CNPq (Edital Universal). Vice-presidente da FINEDUCA - mandato 2017-2019/2020-2021.

Terezinha Fatima Andrade Monteiro dos Santos

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1971), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999), Pós-doutoramento na Universidade de Aveiro-Portugal em 2006 e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UniRio, em 2010. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Pará, orientadora de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Pará, colaboradora da RBEP do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e associada da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão democrática, política educacional, gestão educacional e descentralização.

Vera Lúcia Jacob Chaves

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1989), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1977), Mestrado em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação-Conhecimento e Inclusão Social (Nota 7) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), com Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Pos-Doutorado no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED da UFPA de 2018 a 2020. Atualmente é professora Titular da UFPA e orienta em nível de Mestrado e Doutorado. É pesquisadora bolsa produtividade nível 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - GEPES e é vice-coordenadora do GT-11 - Políticas da Educação Superior da ANPEd. É pesquisadora da rede UNIVERSITAS/BR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, política da educação superior, trabalho docente, gestão educacional e financiamento da educação superior. Foi Vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação- ANPEd (2013-2017). É Diretora do Fórum da Gestão do Ensino Superior de Países e Regiões de Língua Portuguesa, pesquisadora da Rede de Estudos sobre Trabalho Docente. É membro do Conselho editorial de várias revistas científicas da área de educação.