Como é gerada?
A energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da luz solar.
Essa geração depende diretamente do nível de irradiação solar do local onde as placas são instaladas. Quanto maior essa irradiação, maior será a geração de energia.
A seguir, explicamos o funcionamento básico de um sistema de energia solar:
As placas solares possuem várias "células solares" integradas internamente a elas. Estas células são feitas de material semicondutor (silício, em sua grande maioria).
Este material semicondutor possui propriedades elétricas diferentes de outros materiais utilizados em instalações comerciais e industriais.
De outro lado, temos o sol, que funciona como um enorme reator nuclear que emite pacotes de energia, chamados fótons.
Estes fótons, quando entram em contato com o material semicondutor, do qual as células das placas são feitas, gera uma reação química no mesmo, fazendo com que haja a liberação de elétrons por parte deste material.
Esta liberação de elétrons, quando conectada em um "circuito", flui num certo sentido, produzindo corrente elétrica. Ou seja, assim, é gerada a eletricidade.
Conversão de energia
A energia advinda dos paineis solares é uma energia contínua. Esta energia contínua é inadequada para ser utilizada nos equipamentos elétricos de nossas casas/comércios/empresas e também para ser injetada na rede da concessionária.
Devido a isto, os circuitos, formados pelos paines, são ligados em equipamentos chamados inversores.
Os inversores funcionam convertendo a energia contínua em energia alternada (proprícia para os usos descritos anteriormente).
Logo, após essa conversão feita pelos inversores, a usina solar já pode ser conectada na rede elétrica do local onde a mesma foi montada e suprir o consumo do mesmo, além de injetar energia na rede da concessionária.
A imagem a seguir exemplifica o que foi descrito:
A seguir, apresentamos, também, um pequeno vídeo explicativo sobre uma usina solar fotovoltaica e seu funcionamento básico.