A Arte dos Resíduos

Existem muitos artistas plásticos a transformar os resíduos em arte!

Esta forma de reutilização é extraordinária!

Inspira-te!

Podes apreciar esta obra em Lisboa, encontra-se num edifício ao lado do Centro Cultural de Belém!

Lince Ibérico no Parque das Nações.

A peça vai ficar ali como recordação simbólica da conferência Lisboa+21, que juntou ministros da juventude para debater vários temas — sobretudo ligados ao ambiente. O secretário-geral da ONU, o português António Guterres, encerrou este evento a 23 de junho 2019.

O lince ibérico é uma espécie protegida que tem tido uma boa recuperação. Segundo o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e Ministério do Ambiente, nasceram desde o início do ano 30 crias no Vale do Guadiana.

Sabias que estas obras que acabaste de visualizar são do português

Bordalo II?

Artur Bordalo nasce em Lisboa em 1987, já o seu nome artístico Bordalo II nasce de uma homenagem ao seu avô, o pintor e artista plástico Real Bordalo.

Bordalo II usa lixo que encontra nas ruas e com ele constrói esculturas que nos mostram que “o lixo de uns é o tesouro de outros”, neste caso, é arte.

O uso artístico do lixo é também uma espécie de crítica ao mundo em que vivemos, um mundo em que coisas outrora valiosas e importantes perdem rapidamente o valor ou a utilidade.

O artista plástico confronta a sociedade com o seu próprio consumismo e materialismo criando, a partir de algo que foi deitado fora, peças que nos fazem pensar e “pôr a mão na consciência”.

Bordalo II usa principalmente plástico, metal e materiais eletrónicos para criar peças tridimensionais, coloridas e completamente diferentes do original, com uma forte conotação ecológica, ambientalista e social, implícita e explícita. É com recurso à técnica mista - uma mistura de técnicas - que cria as suas instalações, sendo os materiais soldados, aparafusados, ou colados, dependendo da natureza e do tamanho. Quase um exercício de cidadania, cada peça do artista grita necessidade de sustentabilidade sócio-ecológica, e certamente não passa despercebida.

As suas peças mais conhecidas fazem parte de uma série chamda “Big Trash Animals” e podem ser encontradas em Lisboa, Paris, Talin, Lódz, entre outras 19 cidades em três continentes.

Bordalo II: O Artista Atrás do Lixo.

Muitas outras esculturas podemos encontrar em todo o mundo!

Tu também podes criar obras mais simples, mas com significado !

Vai pensando...um dia destes podemos mostrar as tuas criações!