NORMAS

Inscrições com trabalho - até o dia 31 de agosto de 2018.

Todas as inscrições são gratuitas, mas, há limites de vagas. Inscreva-se já.

NORMAS:

Durante o V Congresso sobre Gênero, Educação e Afrodescendência – CONGEAfro: JUSTIÇAS SOCIAL E EPISTÊMICA NA DÉCADA DOS POVOS AFRODESCENDENTES queremos que a metodologia das rodas de conversas seja uma extensão daquilo que se faz nas Rodas do Núcleo às sextas-feiras.

Quem pode participar: alunos do Ensino Básico e Superior, professores ou educadores em escolas e outras instituições educativas, pesquisadores e outras pessoas colaborativas.

1. RODAS TEMÁTICAS: são os eixos que orientam os trabalhos:

  • Roda Temática 1: Gênero: justiças social e epistêmica na década dos povos afrodescendentes.
  • Roda Temática 2: Educação: justiças social e epistêmica na década dos povos afrodescendentes.
  • Roda Temática 3: Afrodescendência: justiças social e epistêmica na década dos povos afrodescendentes.

2. MODALIDADES de Trabalhos a serem inscritos nas Rodas Temáticas:

  • Rodas de Conversas (Comunicações Orais).
  • Pôsteres.
  • Socializações de Aprendizagens (Minicursos).
  • Mídias-Artes-Saberes Culturais .

As modalidades deverão estar em formato Word e dentro das normas da ABNT e escrita acadêmica. Todos os trabalhos submetidos para o V CONGEAfro devem ser cuidadosamente revisados antes do encaminhamento, pois não haverá retorno para correção e será recusado caso não tenha sido revisado pelos autores.

Observações:

-Cada trabalho poderá ter, no máximo, um autor e dois coautores.

-Autor e coautor(res) só poderão inscrever 02 (dois) trabalhos, que devem ser inéditos.

ESTRUTURA DOS TRABALHOS COMPLETOS E APRESENTAÇÃO DOS MESMOS:

Cabe ressaltar, que o objetivo do evento é servir de espaço para conversar em torno de experiências e para aprender coletivamente sobre as questões de Gênero, Educação e Afrodescendência.

Critérios de avaliação dos trabalhos submetidos:


1. Rodas de Conversas (Comunicações Orais):

O artigo deverá conter entre 10 a 15 páginas; fonte Time New Roman, tamanho da fonte 12; espaçamento entre linhas 1,5 cm; papel tamanho A4; margem superior e inferior com 2,5 cm; margem esquerda e direita com 3 cm; alinhamento justificado; digitado em editor de texto do Microsoft Word. As notas de rodapé devem vir em espaçamento simples e tamanho 10.

Título centralizado com letras maiúsculas, em negrito, com mesma fonte/tamanho do artigo. Nome dos autores, instituição e email alinhado à direita, após o título.

O resumo (deve ser entregue juntamente com as Palavras-chave e o Texto Completo) com espaçamento entre linhas simples, fonte da letra Times New Roman, tamanho 10 deve vir logo abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es). Deve conter entre 250 e 300 palavras, apresentando depois – uma linha afastada por um espaço (1,5) – três palavras-chave. Logo após o Resumo e as Palavras-chave deve-se por o artigo ou texto afastado por um espaço (1,5).


  • Citações e Referências:

Para fazer as citações diretas e indiretas, bem como, as referências deve-se seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor: NBR 6023 – Referências; NBR 10520 – Citações em documentos.


  • Forma de Apresentação: em Rodas de Conversas, sem Data Show.

2. Pôsteres:

O texto do pôster deverá conter entre 05 a 10 páginas. Nas demais orientações seguir as regras do texto das Rodas de Conversas (comunicações orais).


  • Forma de Apresentação:

A apresentação gráfica do pôster selecionado deverá conter os seguintes itens: título, nome(s) do(s) autor(es) e da(s) instituição(ões), introdução, problema/questões, objetivos, metodologia, resultados e/ou (in)conclusões.

A medida proposta é de 1,20m de altura por 80cm de largura, sendo de responsabilidade do participante trazer o pôster impresso ou feito artesanalmente.

3. Socializações de Aprendizagens (Minicursos):

  • A proposta deverá conter os seguintes itens:

Título (centralizado, em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho da fonte 12, negrito);

Dados do(s) autor(es), instituição e e-mail devem ser escritos uma linha abaixo do título, tamanho 12, afastado por um espaço (1,5), em itálico, alinhado à direita. ;

Apresentação ou Resumo: breve descrição do tema a ser tratado (entre 150 e 200 palavras); Objetivos; Principais tópicos do curso; Metodologia de ensino; Bibliografia de referência.


  • Forma de Apresentação:

O evento não disponibilizará de recursos audiovisuais para apresentação dos trabalhos.

Obs: É de responsabilidade de cada expositor os materiais para o seu minicurso.

4. Mídias-Artes-Saberes Culturais:

Será uma modalidade que oportunizará inscrição de trabalhos e/ou atividades em diferentes formatos daqueles já elencados acima, que tem em si formas criativas e estéticas de expressão afrodescendente e indígena, dentre outras cosmovisões e epistemologias.

Poderá ser enviado em forma de imagem, vídeo ou áudio. E, caso queiram que seja registrado nos Anais, deverá ser entregue um texto que deve seguir as normas de escrita acadêmicas já dispostas aqui.

Todo o material necessário para o acontecimento da atividade será de responsabilidade do(s) autor(es). Não dispomos de DataShow, TV, caixa de som, transporte ou qualquer outro instrumento ou material que viabilize a atividade inscrita. A montagem do material também é de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Mas, os monitores irão ajudar.