Ubuntu

Ações nas escolas

Ubuntu: Compartilhando Saberes

O Projeto Ubuntu: Compartilhando saberes emerge de diálogos da comunidade acadêmica do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) como uma ação alternativa para aproximação e interação do meio acadêmico com a comunidade da região.

Tendo como pilar a filosofia africana ubuntu que valoriza as alianças e a solidariedade como essência para o desenvolvimento social, esse projeto é uma construção coletiva e colaborativa de valorização e compartilhamento dos saberes locais como estratégia de enfrentamento da situação de vulnerabilidade social das comunidades escolhidas e uma oportunidade para os estudantes do CECULT utilizarem as tecnologias e saberes da academia como ferramenta de contribuição nesse processo.

Como a extensão universitária, um dos alicerces da UFRB, preconiza o papel da academia na promoção do desenvolvimento social da região, a filosofia ubuntu é uma possibilidade coerente nesse caminho já que acredita não no isolamento dos espaços, mas sim em ambientes compartilhados e no saber como uma rede traçada em coletivo

[...] partir do outro como ponto de partida ético — vale a redundância — é então considerar que vivemos em um mundo, em uma sociedade, que é, parafraseando Tempels, como uma rede, onde não se pode mover um fio sem que os outros se movam. Com outras palavras, já não há a necessidade de demonstrar que dependemos não apenas dos outros seres humanos, mas também de outras entidades cósmicas (ar, água, montanhas, árvores, minerais, animais, etc.) que nos possibilitam viver. Negligenciar o Outro é, na perspectiva do Ubuntu, desumanizar-se. Urge, pois, sair ao encontro desse Outro, reconhecê-lo e construir com ele uma solidariedade afetiva, calorosa, como a própria etimologia da ética indica. (MACHADO, 2015).

Fotos do Dia D na comunidade Pilar / Santo Amaro - BA