MERCADO DE ARTE
MERCADO DE ARTE
O MERCADO DE ARTE é uma feira voltada para produções artísticas do segmento das Artes Visuais que apresenta em quatro edições anuais obras de diferentes linguagens e técnicas de variados artistas da cidade de Caxias do Sul, da região da Serra Gaúcha e da capital. O principal objetivo é reunir artistas visuais e suas obras, em diferentes linguagens, com intuito de valorizar, fomentar e estimular à produção artística, despertando na comunidade o consumo da arte local.
CONHEÇA OS ARTISTAS DESTA EDIÇÃO
Alex Pessôa
Olá! Sou ilustrador e professor de Arte, apaixonado por explorar diferentes técnicas. Tenho mais facilidade com desenhos realistas, especialmente quando uso lápis grafite, aquarela ou caneta nanquim. Estudo desenho há mais de 20 anos. Sou formado em Artes Visuais e já fiz diversos cursos para aprimorar minhas habilidades.
Nos últimos tempos, senti uma vontade renovada de produzir mais e evoluir artisticamente. Por isso, acredito que participar de um evento como este será um passo importante no meu amadurecimento como artista.
Diogo Borba
Sou Diogo Borba e realizo trabalhos artísticos em aquarela por meio do CNPJ Galpão BGV, que conta com loja virtual e link dedicados. Meu ateliê físico é o espaço onde dou vida às obras — desde a concepção dos desenhos e pinturas até a montagem e emolduramento final.
Os temas explorados são diversos, abrangendo paisagens rurais, cenas de trabalho, retratos e elementos da cultura gaúcha, como o tradicionalismo e o nativismo. Cada quadro é uma janela aberta para um universo de beleza e poesia.
Gesiel Oliveira
Desde cedo, o desenho e a pintura despertaram meu interesse e me levaram a explorar diferentes formas de expressão visual. De forma autodidata, desenvolvi minha técnica por meio de pesquisas pessoais e prática com diversos materiais.
Atualmente, me dedico principalmente à produção de desenhos com giz pastel oleoso e tinta guache, focando principalmente na figura humana e em elementos da natureza. Busco transmitir sentimentos, expressões e movimento por meio das cores e das texturas.
Íkaro,
Sou o Íkaro, tenho 21 anos, sou estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e minha paixão pela fotografia é uma parte fundamental da minha vida. Descobri essa arte aos 16 anos e desde então venho aperfeiçoando meu olhar e técnica para expressar minha visão do mundo.
Minhas diversas viagens me proporcionaram um acervo repleto de imagens que capturam as belezas únicas de cada lugar, desde a serra gaúcha até as paisagens europeias. A fotografia se tornou minha forma mais pura de expressão artística.
Larissa Pasqualotto Scopel
Larissa Pasqualotto Scopel é médica, escritora e artista visual (não necessariamente nessa ordem), orgulhosa por ter nascido no dia da árvore, data que simboliza o vínculo que mantém com a natureza. Sua produção artística transita entre a aquarela, a xilogravura, o carimbo e outras linguagens experimentais. Entre a ciência e a arte, constrói uma trajetória que reflete curiosidade, introspecção e desejo de compreender o mundo sob diferentes pontos de vista. Acredita que criar é um modo de permanecer em contato com o espanto e a imaginação, e almeja ser, em sua arte e existência, tão criativa quanto uma criança.
Luana Bacana
Oi, eu sou a Lu! Tenho formação em Design Gráfico e em Design Editorial. Mas além disso, descobri uma grande paixão nas artes. Comecei apenas por terapia, como uma válvula de escape para a ansiedade, mas logo depois isso se tornou muito mais que um hobbie ou um conforto. Se tornou algo maior que eu. Hoje pinto exclusivamente animais, sejam domésticos ou selvagens. Pinto por gosto mas pinto por encomendas também. Sei que a arte muitas vezes não é de acesso comum para todos, por isso desenvolvi os materiais derivados dos quadros (Ecobags e cadernetas) como uma forma de acesso na rotina :)
Marciah Casal
MARCIAH CASAL, nascida em 27 de janeiro de 1963, em Caxias do Sul, RS, Brasil. Formada em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em 1989 e pós-graduada em Arte e Educação pelo Centro Universitário Uniasselvi, em 2015. Atualmente leciona artes em escola municipal e ministra cursos de desenho e criatividade para adolescentes e de pintura acrílica s/ tela para adultos e terceira idade, em espaços institucionais. Desde 1986 possui, como formação, diversas oficinas e cursos na área da arte-educação e das artes visuais, onde destaca-se os estudos com Jailton Moreira, de 2000 a 2002.
Maff
Artista visual e poeta marginal, Maff (Marcos Alexandre Farias Fonseca, 22) desenvolve uma produção que emerge do gesto íntimo e urgente de expressar o indizível. Desenhando desde a infância, encontrou na arte não apenas um meio de comunicação, mas um espaço de sobrevivência sensível — onde a linguagem formal cede lugar à subjetividade crua, ao rasgo existencial.
Sua poética visual se estrutura a partir de uma tensão entre o ruído e o silêncio. As obras de Maff não buscam representar o mundo visível, mas sim interrogar suas falhas, suas rachaduras, os territórios onde o sentir escapa à nomeação. Entre linhas, texturas e lacunas, revela-se uma estética do desconforto e da presença.
Marias Lavrandeiras
Marias Lavrandeiras é um ateliê de arte têxtil e gráfica autoral formado por mãe e filhas. As criações são feitas com as técnicas manuais de gravura stencil, xilogravura e serigrafia e trazem referências e simbologias latinoamericanas.
Marina Procházka
Marina Procházka é designer gráfico, ilustradora e artista multidisciplinar focada em artes visuais e ilustração. É sócia do estúdio de ilustração Epic!. Graduada em Design Gráfico e especialista em Artes Visuais, experimenta com ilustração digital, pintura tradicional, lambe-lambe e criação de merch e objetos. Seu trabalho gira em torno de fortes mulheres alternativas, cores ousadas e autodescobertas, abordando temas como empoderamento, feminismo, paixões e sentimentos da experiência feminina no mundo. Possui 17 anos de experiência no ramo criativo e já trabalhou para clientes como Anitta, Samsung, TikTok, UNICEF Brasil, Editora Abril, McDonald 's, Pepsico, Twitter, Bradesco e outros.
Sabrina Dani
Sou estudante de Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Não afirmo possuir uma poética plenamente definida, mas meu percurso até o momento atual reflete grande interesse na representação de flores, paisagens e arquitetura, explorando elementos visuais do cotidiano. A aquarela é a técnica predominante no meu portfólio, gosto muito do material por conta da transparência e fluidez que ele oferece. Contudo, estou em uma fase de descoberta e experimentações. Além de demonstrar profundo interesse pela pintura em geral (incluindo acrílica e óleo), me dedico também à cerâmica e à gravura. Gosto de experimentar diferentes linguagens para construir minhas propostas visuais.
Sergio Rodrigues
Sergio Rodrigues, 48 anos, artista visual, cursando graduação em Licenciatura/Artes Visuais.
Em meu trabalho transito entre o desenho figurativo, a pintura figurativa e abstrata, Histórias em Quadrinhos e sazonais intervenções urbanas.
Me instiga como “ser” e criativamente a interface “meio” e “ser/ seres”. Sendo um ser urbano (habito a região metropolitana de POA), a cidade/seu desenho e redesenho, constantes mudanças, adaptações, ocupações, a relação com o meio natural, seus seres e suas narrativas são figuras centrais da produção.
Tesla Studio
Tesla Studio é um estúdio de quadrinhos independentes fundado em 2014, atualmente conta com os ilustradores Adan Marini e Wagner Carsten e o escritor e ilustrador Frank Tartarus. Já publicaram as obras Machado de Assis (2023), Dies Irae (2016), Os Novos Atlantes (2017), Pulp Action: Explosão Infinita, Duque e as Mortes (2018), Aka e as Lutas Bestiais (2015) e uma série de quadrinhos digitais. Já participaram de mais de vintes feiras e palestras no Rio Grande do Sul e outros estados.
Vibiana Cornutti de Lucena
Vibiana é uma artista visual multifacetada, trabalha com fotografia artística, colagem, papel machê e costura.
Experimentadora do visual, brinca com estampas, cores e psicodelias.
Formada em fotografia pela Universidade de Caxias do Sul no ano de 2009, sempre se vinculou à arte tendo sua família uma raiz forte nesse segmento.
Vibiana se encontrou nas artes e nunca mais conseguiu sair de lá , sem limites, hoje em dia é também educadora dando aulas de fotografia experimental e colagem.
Victor Hugo Porto
Autodidata, iniciou a sua carreira como vitrinista do Magazine Fedrizzi, na época, as vitrines eram bem elaboradas: projetava-se se cenários inteiros, com muita pintura e escultura.
No início da sua carreira pintou de naturezas mortas a melancias, até evoluir para as famosas mulheres cheinhas. “Me perguntam se eu gosto de gordinha. Olha, eu gosto de gordinha, eu gosto de magrinha... Mas desenho as gordinhas porque eu gosto das curvas. E acredito que elas representam a força que a mulher tem. Na pintura, a magra parece muito frágil.”
Identificado pelas telas coloridas, com traços marcantes e cheios de expressão, suas figuras femininas são sensuais e volumosas, pintadas sobre a técnica acrílico sobre tela, recebe influências de Van Gogh, Pablo Picasso e Toulouse-Lautrec.
Cata
Cata (Vitória Catarina) é uma multiartista de Caxias do Sul (RS). Sua trajetória como DJ começou há três anos, mas sua relação com a música vem da infância, aos 11 anos iniciou-se no canto coral e teve aulas de violoncelo voltadas à prática orquestral.
Em seus sets, Cata transita entre gêneros e atmosferas diversas, construindo narrativas sonoras que podem passar pelo house, techno, bounce, garage e drum’n’bass, até r&b, latinidades e blues.
Além de DJ, Cata é artista visual, produtora de eventos e cenógrafa, atuando nos coletivos Turv4 e Koluna. Há um ano, integra o time de DJs residentes da festa Delicious, em Porto Alegre (RS).
A Unidade de Artes Visuais tem o prazer em convidar os profissionais das Artes Visuais para participarem do processo seletivo para mais uma edição do Mercado de Arte que irá acontecer no início do ano de 2026, nos dias 08 de fevereiro e 08 de março de 2026.
O evento MERCADO DE ARTE tem como principal objetivo valorizar os artistas visuais da cidade e região, estimular a produção artística e despertar na população o hábito do consumo da arte local. O evento é voltado para a exposição e comercialização de obras envolvendo as diversas linguagens como fotografias, serigrafias, gravuras, xilogravuras, litogravuras, desenhos, pinturas, esculturas, aquarelas, colagens, fanzine, lambe-lambe e semelhantes, em duas datas do início do ano de 2026, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
Para participar, os artistas deverão ler o regulamento no site da Unidade de Artes Visuais (https://artesvisuais.caxias.rs.gov.br/) e se inscrever apresentando seu material expositivo. As inscrições são gratuitas e acontecerão de 05 a 22 de janeiro de 2026
Leia o regulamento ao lado (clique na seta) e se inscreva. >>>>>
MERCADO DE ARTE 2026 | REGULAMENTO
PARA EDIÇÕES DE FEVEREIRO E MARÇO
CRONOGRAMA
Inscrições: 05 a 22 de janeiro de 2026
Resultado: até 27 de janeiro de 2026
Confirmação de participação: até 28 de janeiro de 2026
Dias do Mercado de Arte: 08 de fevereiro e 08 de março,
das 15h30min às 19h30min
Local: Centro Municipal de Cultura
Dr. Henrique Ordovás Filho
DAS INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de 05 a 22 de janeiro de 2026
Os artistas selecionados deverão participar de duas edições do Mercado de Arte, sendo eles em dois domingos, nos dias 08 de fevereiro e 08 de março de 2026, das 15h30min às 19h30min;
Podem se inscrever artistas plásticos e artistas visuais da cidade de Caxias do Sul e região, acima de 18 anos de idade que trabalhem com as seguintes linguagens: fotografia, serigrafia, gravura, xilogravura, litogravura, desenho, pintura, escultura, colagem, fanzine, lambe-lambe e linguagens da Arte Contemporânea;
Não serão permitidas inscrições que contemplem artesanato, culinária e/ou moda (brechós e semelhantes) o Mercado de Arte é uma feira exclusiva para obras de artistas do segmento das Artes Visuais;
As inscrições podem ser individuais e/ou de coletivos, sendo o último, a inscrição deverá ser realizada por um (01) responsável de escolha do grupo/coletivo;
A inscrição será validada se for preenchida corretamente, com todas as documentações solicitadas e devidamente enviada até 23h59min do último dia de inscrição, através de um formulário disponibilizado pela UAV no site artesvisuais.caxias.rs.gov.br > Mercado de Arte
As inscrições são para artistas e/ou coletivos que apresentem no mínimo e/ou mais de 10 (dez) obras e produções diferenciadas/diferentes.
SELEÇÃO
Serão selecionados até 12 (doze) expositores que apresentarem propostas artísticas que contemplem as seguintes linguagens: fotografia, serigrafia, gravura, xilogravura, litogravura, desenho, pintura, escultura, colagens, fanzines e semelhantes, bem como demais linguagens da Arte Contemporânea.
Com intuito do estímulo ao consumo da produção local e da valorização do artista da cidade e da região, os critérios de avaliação serão: apresentação do material a ser exposto, técnica, suportes e diversidade nas produções apresentadas e variedade de produções.
Sugere-se sempre opções de formatos diferentes e são permitidos prints dos originais (em alguns tipos de produções) para facilitar a possibilidade de valores distintos, dando oportunidade para os mais variados bolsos.
A seleção será composta pela equipe da Unidade de Artes Visuais (UAV), e um(a) convidado(a) pela Secretaria Municipal da Cultura, sendo ele representante da sociedade civil ou do órgão público.
A seleção será divulgada através da plataforma da Unidade de Artes Visuais e os selecionados deverão confirmar sua participação respondendo o e-mail enviado pela UAV, até o dia seguinte da data do resultado - apenas os artistas selecionados receberão e-mail. (ficar atentos ao SPAM.)
É de responsabilidade do proponente/artista acompanhar o resultado e estar presente nos dias do evento.
A seleção já automaticamente confirma a participação para as duas datas deste regulamento. Caso o artista desista e/ou não poderá participar, o mesmo deverá nos informar imediatamente após divulgação do resultando para o e-mail (uniartes@caxias.rs.gov.br) dando espaço para artistas da lista de espera.
Para a realização da inscrição será necessário que o artista reúna as seguintes informações:
PARA COMISSÃO AVALIADORA | ARQUIVO 01
a) breve apresentação artística de meia lauda;
b) relação das obras a serem expostas através de fotografias, com ficha técnica e valores (se as obras tiverem original e prints, informar na ficha técnica quantidade e tamanhos)
c) cópia da ID ou CPF;
d)comprovante de residência.
todas estas infos, nesta ordem, em um único PDF;
PARA DIVULGAÇÃO (se selecionado) |
• ARQUIVO 02 | Apresentação do artista e/ou coletivo (biografia de até 150 palavras em documento editável);
• ARQUIVO 03 |Uma fotografia de perfil (pessoa ou coletivo) renomeada para divulgação no caso de seleção; exemplo nomeartista.jpg
• ARQUIVO 04 | Duas fotografias de obras (individuais) de qualidade para e-cards e imprensa;
DISPOSIÇÕES FINAIS DO MERCADO DE ARTE
O evento tem intuito de acontecer na área interna do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho nos dias 08 de fevereiro e 08 de março de 2026, das 15h30min às 19h30min;
As datas podem sofrer alteração e serão sempre confirmadas com os participantes selecionados através do e-mail e telefone cadastrado.
O Mercado de Arte irá emprestar 01 (uma) mesa estilo feira (cavaletes e tampo) e 01 (uma) cadeira para cada participante. A mesa tem o total de 1,40 x0.70cm. O material deverá ser devolvido na mesma maneira que lhe foi emprestado, sendo responsabilidade do artista o cuidado com o material;
Será permitido, se houver interesse (e sobre responsabilidade de cada selecionado) de integrar até um (01) item a mais no seu espaço expositivo (seja varal, um cavalete, enfeite), respeitando o seu espaço (tamanho da mesa, sendo aproximadamente 1,40 por 1,50 o total do espaço total de cada artista).
Não será permitida fixar pregos e semelhantes nas paredes do Centro de Cultura e no tampo da mesa.
É extremamente importante e obrigatório que o artista responsável esteja presente no evento, se responsabilizando pelo seu espaço, sendo também de sua responsabilidade apresentação do espaço e a ambientação de cada expositor, tornando o evento esteticamente atraente e aconchegante para nosso público;
Caso seja necessário ausências é solicitado que o artista se responsabilize por alguém que possa representá-lo no período pontual de ausência;
O evento acontecerá das 15h30min às 19h30min, sendo, a montagem dos expositores será pontualmente às 15h e a desmontagem das 19h30min às 20h.
Esta chamada é para artistas visuais que possuam produções artísticas interessados na comercialização através da participação do MERCADO DE ARTE, todo e qualquer envolvimento com a comercialização é de responsabilidade do expositor/artista;
A seleção e participação do Mercado de Arte, não contempla nenhum valor de ajuda de custo e/ou cachê para os artistas selecionados;
A Unidade de Artes Visuais estará oferecendo aos artistas espaço para comercialização de suas obras para o consumo da arte local, com apoio ao espaço expositivo e divulgação sem custos para o artista;
Não há cobrança de comissão sobre nenhuma obra vendida;
Artistas faltantes sem justificativa serão vetados de participar das demais chamadas da Unidade de Artes Visuais;
A Prefeitura de Caxias do Sul reserva o direito de utilização de imagens do evento, bancas e objetos comercializados para a divulgação de ações culturais, autorizando o direito de uso de imagem a qualquer tempo;
Os casos omissos serão resolvidos pela Unidade de Artes Visuais e pelo Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho da Secretaria Municipal da Cultura;
O ato de inscrição ao Mercado de Arte implica no conhecimento e total concordância do profissional das definições deste regulamento.
Caso não haja o mínimo de inscritos, o evento poderá ser cancelado!
Respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), informamos que os documentos preenchidos neste formulário serão arquivados pela UAV e serão utilizados pela comissão de seleção das propostas, sendo divulgado o essencial para a realização do evento como: nome do artista e/ou coletivo, fotos das obras e fotos de perfil para divulgação do evento.
As informações serão sempre divulgadas na plataforma da UAV DIGITAL (https://artesvisuais.caxias.rs.gov.br/) e nas redes sociais oficias da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul e do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
Dúvida, os contatos oficiais da
Unidade de Artes Visuais são: uniartes@caxias.rs.gov.br
e telefone: (54) 3901.1067.
VISITAS