Exposição "Anônimos do Acervo: a comunidade como identificadora", com obras do AMARP
Exposição "Anônimos do Acervo: a comunidade como identificadora", com obras do AMARP
Quando: de 22 de maio a 22 de junho de 2025
Onde: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Como: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 14h às 22h
Respeitando a classificação indicativa regulamentada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Secretaria Nacional da Justiça e pelo Departamento de Promoção de Políticas de Justiça, esta exposição tem Classificação Indicativa LIVRE.
A exposição "Anônimos do Acervo" é uma idealização da Unidade de Artes Visuais, setor responsável pelo acervo, que tem como intuito de engajar o público em uma tarefa especial e significativa: ajudar a identificar a autoria de alguns artistas cujas obras compõem o Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP).
Nos últimos anos, foi realizado um trabalho de digitalização do AMARP, onde, além do registro fotográfico das obras, foi necessário a reorganização e atualização de dados e documentos através de pesquisas intensas para identificar inúmeras obras sem autores. Através deste envolvimento, a equipe da Unidade de Artes Visuais conseguiu atualizar 96,8% do acervo, permanecendo ainda 3,1% sem identificação do seus autores.
A exposição foi inspirada em um movimento feito pelo Museu Municipal e Arquivo Histórico na década 80, no qual foram realizadas duas exposições fotográficas chamadas “Caxias Sua Gente e sua História” e a “Família e Cidade”, com o objetivo que a comunidade pudesse reconhecer as pessoas retratadas e captar novos acervos, a Unidade de Artes Visuais convida a todos para nos auxiliarem a reconhecer os artistas anônimos do nosso acervo.
A exposição “Anônimos do Acervo: a comunidade como identificadora” apresenta um recorte da exposição permanente, saindo do online para o presencial e tem como objetivo circular por diversos espaços da cidade. A primeira exposição desta proposta no modo presencial integra a 23a. Semana Nacional dos Museus que tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação” e celebra os 50 anos de história do AMARP, desde sua criação como Pinacoteca Aldo Locatelli.
Esta iniciativa busca não apenas reconhecer estes autores, mas também resgatar as histórias e trajetórias por trás de cada obra, devolvendo a esses artistas o reconhecimento que lhes é de direito. A colaboração da comunidade é fundamental, contribuindo diretamente para a preservação e valorização de um acervo tão importante da cidade, enriquecendo ainda mais o patrimônio cultural local.
Apresentação em LIBRAS da Exposição:
"Anônimos do Acervo: a comunidade como identificadora”
GALERIA DE FOTOS
As obras abaixo fazem parte da exposição presencial "Anônimos do Acervo: a comunidade como identificadora". Para ver o restante das obras da exposição permanente, clique aqui:
OBRAS DESSA EXPOSIÇÃO
(Para ampliar a imagem, clique em cima da obra. Você será redirecionada para um outro site)
Caso você tenha alguma informação, no encaminhe pelo formulário abaixo!
Dúvidas com o formulário acima? Nos contate pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br ou pelo telefone: (54) 3901.1067
VISITA VIRTUAL
VISITAS
O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.