Exposição "AMARP Retrô 2024"
Exposição "AMARP Retrô 2024"
Quando: de 07 de fevereiro a 09 de março
Onde: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Respeitando a classificação indicativa regulamentada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Secretaria Nacional da Justiça e Departamento de Promoção de Políticas de Justiça, esta exposição tem Classificação Indicativa Livre.
Com intuito de cada vez mais valorizarmos o Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP), a Unidade de Artes Visuais (UAV) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) convida a todos para a Exposição Acessível “AMARP RETRÔ 2024”, que será aberta ao público no dia 07 de fevereiro de 2025, na Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
Criado em 07 de maio de 2004 através do decreto nº 11.774, para substituir a antiga Pinacoteca Aldo Locatelli (1975), o Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP) que comemora 50 anos desde sua criação como Pinacoteca, tem como objetivo conservar a produção artística da cidade e do país ao longo da história. O acervo possui grande diversidade de obras, feitas por artistas de renome local, nacional e internacional, incluindo diversos gêneros e técnicas como pintura, gravura, escultura, fotografia e demais linguagens da Arte Contemporânea.
As obras, para serem incorporadas ao acervo, devem ser originadas de alguma exposição de Arte realizada nos espaços públicos da cidade de Caxias do Sul e a quarta edição do “AMARP RETRÔ” faz a retrospectiva, apresentando ao público obras doadas pelos artistas do ano passado de uma forma interativa e inovadora, com acessibilidade e material direcionado às instituições de ensino.
A exposição conta com obras dos artistas:
Antonio Soriano,
Airton e Ana Cattani,
Elisa Zattera,
Jeff Chies,
Lia Braga,
Milagros Goñi,
Paola Berti,
Sandra Gonçalves,
Susan M.C.R. Mendes,
Thiago Quadros e
Viviane Gueller.
“O AMARP PARA O FUTURO: Acessibilidade”
A equipe da UAV preparou um material acessível da exposição, que facilitará a inclusão da Arte no cotidiano das pessoas que possuem deficiência. O intuito é ser um facilitador e tornar mais cristalino o acesso às informações sobre as obras e os artistas do nosso acervo. Desde o ano de 2022, as exposições que envolvem obras do AMARP deverão ter os cuidados necessários para uma exposição acessível.
Esta ideia é possível através de uma parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura de Caxias do Sul e com o apoio da Imaginativa – Acessibilidade e Educação através da audiodescritora Milena Eich.
GALERIA DE FOTOS
VISITA VIRTUAL
VISITAS