Exposição "Re-trato"
Exposição "Re-trato"
Quando: de 06 de dezembro de 2024 a 02 de fevereiro de 2025
Onde: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Como: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 14h às 22h
Respeitando a classificação indicativa regulamentada pela Secretaria Nacional da Justiça, esta exposição tem Classificação Indicativa Livre.
A exposição "RE-TRATO" com obras do AMARP foi realizada pelos estudantes da disciplina de Curadoria, dos cursos de Artes Visuais da UCS, e integra a parceria existente com a Unidade de Artes Visuais e o AMARP, buscando ampliar o olhar sobre a arte local, construindo saberes através das trocas institucionais, onde a comunidade é privilegiada com os resultados.
A partir dos conceitos e processos que envolvem a ideia de curadoria, os estudantes realizam estudos teóricos e executam as práticas de análise, discussões e escolhas partindo inicialmente do reconhecimento do acervo e buscando alternativas que estejam conectadas com o tempo presente e debates atuais, para que, na sequência, o processo curatorial de definições temáticas e escolha das obras aconteça. Todo o processo é coletivo, desde os estudos iniciais até a montagem da exposição. A escolha curatorial da exposição celebra e amplifica o conhecimento da história e da cultura negra, a partir de representações artísticas presentes no AMARP.
No ano em que o Dia da Consciência Negra se torna feriado nacional, esta mostra assume um papel de resgate e autocrítica, refletindo sobre os processos históricos que moldaram identidades e como elas são celebradas e perpetuadas na arte. A partir de um restrito conjunto de obras que identificam a presença negra no acervo, "RE-TRATO" evoca cenas que recontam narrativas cotidianas que contemplam o universo dessa cultura. Desde a representação da força da mão de obra negra na colonização italiana ao ritmo e energia das pessoas às margens do Rio Níger, cada obra revela a essência humana. Apresentado em diferentes linguagens artísticas como fotografia, desenho, pintura, gravura e escultura, destaca-se o retrato enquanto elemento da memória. A exposição busca promover um diálogo através da arte; entre passado e presente, cultura e identidade.
Integram a disciplina de Curadoria os estudantes Ana Vitória Correa, Cláudio da Costa, Juliana Desconsi, Maria Luiza Maraschin Santos e Marina Mileski da Silva. A disciplina é ministrada pela Profa. Dra. Silvana Boone.
A exposição "RE-TRATO" com obras do AMARP poderá ser visitada todos os dias até o dia 22 de dezembro de 2024. Após o Centro de Cultura fará um breve intervalo e a exposição pode ser visitada novamente a partir do dia 06 de janeiro até o dia 02 de fevereiro de 2025, de forma totalmente gratuita, nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h. A classificação indicativa é livre.
“O AMARP PARA O FUTURO: Acessibilidade”
A equipe da UAV preparou um material acessível da exposição, que facilitará a inclusão da Arte no cotidiano das pessoas que possuem deficiência. O intuito é ser um facilitador e tornar mais cristalino o acesso às informações sobre as obras e os artistas do nosso acervo. Desde o ano de 2022, as exposições que envolvem obras do AMARP deverão ter os cuidados necessários para uma exposição acessível.
Esta ideia é possível através de uma parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura de Caxias do Sul e com o apoio da Imaginativa – Acessibilidade e Educação através da audiodescritora Milena Eich.
GALERIA DE FOTOS
VISITA VIRTUAL
VISITAS
O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.