Avaliação realizada a bebés e crianças que apresentam alguns sinais de alarme relativamente ao seu desenvolvimento (dificuldades ao nível intelectual, na locomoção, motoras, e/ou psicomotoras, na linguagem e fala, na relação com os outros, na orientação espacial e temporal, percepção, na destreza manual, na aquisição de novas aprendizagem e generalização dos conhecimentos, no raciocínio, na alimentação, no comportamento, no sono, em termos de autonomia e no controlo dos esfíncteres). É realizada com o apoio dos progenitores e outros familiares que sejam referência para a criança ou para os pais, educadores e pediatras. Realiza-se através da observação e aplicação de provas psicológicas específicas.
Mais frequente para questões de escolaridade. Serve também o propósito da integração dos alunos com necessidades educativas específicas no decreto 54/2018. Nas questões de alterações de comportamento, trauma, ou sintomatologia depressiva e/ou ansiosa, a avaliação emocional é prioritária. A avaliação pode ser intelectual, emocional ou ambas, sendo o mais aconselhável. Esta avaliação obedece também a protocolo de observação, recolha de informação junto de pais e professores e médico de família ou pediatra e aplicação de testes psicológicos específicos para esta população.
A avaliação Psicológica a adultos pode ter vários propósitos, desde um aprofundamento de conhecimento da sua personalidade e funcionamento padrão do individuo, à capacidade intelectual e modo de organização do pensamento, assim com das estratégias de resolução de problemas. Também é frequente o pedido de avaliação Neuropsicológica, onde se avalia em maior profundidade as funções executivas (regulação de emoções, atenção, concentração, memória, percepção, julgamento, controlo, planeamento e antecipação, raciocínio prático, estratégias de resolução de problemas, flexibilidade, adaptação, decisão e execução). A realização psicológica ou neuropsicológica é realizada através de testes psicológicos específicos para a população-alvo e sintomatologia apresentada.