P R I M A V E R A
P R I M A V E R A
Primavera, junho de 2021.
Artista: Ronan Pereira
Tamanho: 100 x 100 cm.
Técnica: Acrílica sobre tela.
Primavera é tempo de cores que despertam, de diversidade que se expande, de perfumes que anunciam renascimentos. É estação em que a harmonia se revela nos pequenos detalhes e a sensibilidade se expressa no trato das formas e das cores, como se cada nuance carregasse um sopro de vida.
Assim também nasce uma obra, um gesto, um olhar: como primavera interior que se abre ao mundo. Início de uma jornada artística, onde cada cor encontra seu lugar, cada forma revela um sentido, e o artista descobre, passo a passo, a beleza de criar.
Esta é a primeira obra da série Tríada. Seu resultado foi tão expressivo que acabou inaugurando a jornada que viria a constituir toda a série. A peça foi criada especialmente para integrar a Exposição Coletiva Atemporal, realizada pelo Espaço MAAD, entre junho e agosto de 2023, em Pendotiba, Niterói.
Em abril de 2025, juntamente com as demais obras da série Tríada, integrou a primeira exposição individual do artista, realizada na Sala José Cândido de Carvalho, da Fundação de Arte de Niterói, em parceria com a Secretaria Municipal das Culturas.
Em 16 de outubro do mesmo ano, a exposição recebeu da Câmara Municipal de Niterói o Diploma Nicette Bruno, em reconhecimento à sua contribuição cultural — um tributo ao saber e ao fazer artístico que enriquecem e engrandecem a cidade.