Gastronomia Porto

                          Pratos tipicos

A Francesinha é um prato típico da cidade do Porto e consiste numa sanduíche com carne de vaca, linguiça, salsicha fresca, queijo e molho. Há muitas variações da francesinha. No entanto, o ingrediente essencial e mais importante é o molho.

Cada restaurante tem a sua própria receita, uns mais picantes, outros mais adocicados; há quase que um molho para todos os gostos e, por isso, uma francesinha perfeita para qualquer um!

É difícil confirmar qual a Francesinha original, mas reza a lenda que nasceu no restaurante A Regaleira (que infelizmente já encerrou). O dono, Daniel David Silva, foi emigrante em França, voltou ao seu país, abriu este espaço e inventou este prato.

Quanto ao nome, diz-se que está relacionado com a sua inspiração, o croque monsieur francês, uma sanduíche semelhante à Francesinha sem as carnes e o molho. A ideia terá sido adaptar este prato à gastronomia portuense, amante de comidas quentes e paladares fortes.

Uma coisa é certa: bendita invenção! No Porto (e algumas outras cidades no Norte do país), encontra-se este prato em qualquer esquina. Ficam aqui três sugestões, onde podes encontrar este petisco portuense:


2 – Tripas à moda do Porto

Não apenas é um prato emblemático da cidade, como está na origem do apelido dos habitantes do Porto: tripeiros.

As tripas à moda do Porto são um prato com feijão onde não podem faltar o salpicão, as carnes, a orelheira, a mão de vaca, chouriça e, claro, as tripas. É um prato, normalmente, acompanhado de arroz branco.

Ideal para um almoço de domingo, onde se juntam família e amigos e se cozinha num grande panelão, a história deste prato portuense remonta a 1415, tempo do rei D. João I. Diz-se que o monarca, juntamente com os seus dois filhos, preparava uma expedição a Ceuta para tomar a cidade, pelo que D. Henrique ficou encarregue de preparar as navegações no Douro e D.Pedro de fazer o mesmo no Tejo.

Assim, e no sentido de servir e apoiar o Infante nesta jornada, a cidade doou todos os seus bens alimentares à frota, ficando apenas com as miudezas e as tripas. O prato surge da criatividade dos portuenses de transformarem “os restos” num prato que é hoje um dos mais típicos do Porto.


3 – Bacalhau à Gomes de Sá, um dos pratos típicos do Porto

Sabias que o Bacalhau à Gomes de Sá nasceu no Porto? Pois é, esta é de facto uma das curiosidades da nossa cidade que vale a pena (re)descobrires.

Criado por Gomes de Sá, esta receita surgiu no séc. XIX tornou-se num dos pratos mais típicos do Porto e Norte do País.

É certo que adoramos bacalhau, em geral, ou não fosse este o rei da gastronomia nacional. Mas, um bom Bacalhau à Gomes de Sá é algo que nunca pode faltar, certo?

Alguns lugares no Porto onde podes encontrar um delicioso Bacalhau à Gomes de Sá: