SOBRE O ZEUS
O projeto Zeus representa a primeira iniciativa na América Latina que visa a construção, lançamento e recuperação de um “Rockoon” completamente funcional.
Idealizados inicialmente em 1949, os rockoons (do inglês Rocket + baloon) consistem em um conjunto formado por foguete embarcado em uma sonda carregada até altitudes estratosféricas (aproximadamente 20 quilômetros) por balões de características semelhantes aos meteorológicos.
Além de seu escopo inovador, o projeto Zeus possui como um de seus objetivos promover uma solução economicamente viável ao mercado aeroespacial brasileiro, eliminando a dependência atual de empresas estrangeiras para o posicionamento de satélites em baixa órbita.
Idealizado no segundo semestre de 2021, o projeto Zeus começou através de um sonho, quando Henrique Calandra, um dos fundadores da empresa WallJobs, se perguntou se era possível lançar um foguete a partir de um balão.
O pontapé inicial do projeto Zeus foi o contato inicial de Henrique com o grupo Zenith Aerospace, grupo extracurricular responsável pelo desenvolvimento de sondas acopladas a balões capazes de levá-las a altitudes que ultrapassam os limites da troposfera, que imediatamente nos contactou com a proposta de fazer um projeto que até então só era realidade em grandes polos tecnológicos europeus e norte-americanos.
Após analisar a viabilidade do projeto e todos os esforços e mobilizações logísticas que os desafios envolvidos carregavam com si, o projeto Zeus teve início em janeiro de 2022, e desde então contou com atividades de integração entre os dois grupos extracurriculares envolvidos, revisão da bibliografia e de todo o conhecimento até então existente sobre as tentativas de construção de rockoons, firmação de contratos de patrocínio, eventos de divulgação e marketing e, principalmente, atividades práticas.
CAD DA INTEGRAÇÃO SONDA + FOGUETE
ATIVIDADES E PRÓXIMOS PASSOS
Em janeiro de 2023, o projeto do foguete teste que será responsável por validar a operacionalidade dos mecanismos projetados começou a ser construído; apelidado de Teseu em homenagem a Epopeia de Teseu, o foguete será propulsionado pelo motor Hércules, um motor de classe “X”.
Como próximos passos, a equipe do projeto Zeus objetiva concluir com sucesso todos os testes necessários para autenticar a confiabilidade de sua operação, realizando não somente validação de conceitos em pequena escala (testes a nível de subsistema) mas também baterias de lançamentos para assegurar expertise no que concerne a procedimentos logísticos e de segurança, culminando na integração do veículo lançador com a sonda e o balão que irá transportá-lo até a altitude de lançamento.
HÉRCULES, MOTOR DO TESEU