Com nome inspirado na cobra de fogo do folclore brasileiro, o Boitatá é um projeto de inovação do grupo Topus que tem como objetivo o desenvolvimento de um motor de propulsão híbrida, ou seja, um sistema propulsivo em que o propelente e o oxidante estejam em fases diferentes. Muito importante para o crescimento intelectual do grupo, o projeto proporciona a oportunidade de desenvolvimento de tecnologia inédita ao Topus, possibilitando o desenvolvimento posterior de foguetes da categoria híbrida.
O projeto Boitatá foi iniciado no segundo semeste de 2020. Primeiramente, realizou-se uma revisão de design preliminar, na qual foram definidos os pontos principais do projeto, tais como propelentes, materiais e a arquitetura de abastecimento do oxidante. Em sequência, voltou-se para o desenvolvimento do projeto teórico, com foco na realização de simulações computacionais e cálculos para a validação dos componentes, e visando também atender ao edital encabeçado pela Agência Espacial Brasileira e a FUNCATE, o qual se propôs a apoiar o desenvolvimento e construção de bancadas de teste para motor de foguete com tecnologia de propulsão híbrida, segundo o qual o cronograma do projeto foi ajustado.
BUNKER E BANCADA DE TESTES
CAD DA BANCADA DE TESTES
A aprovação no edital da AEB/FUNCATE possibilitou a participação de membros do projeto em eventos e workshops ministrados por profissionais do setor aeroespacial brasileiro, com destaque para o Seminário sobre Campanhas Operacionais, ministrado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim - RN. Esse evento auxiliou a equipe na aquisição de conhecimentos acerca de procedimentos de segurança em campanhas de lançamento, bem como sobre tecnologias envolvendo telemetria. Além disso, foi importante o contato e a troca de experiências com outras equipes, vindas de diversas universidades do Brasil.
Já no ano de 2022, o projeto teórico avançou significativamente, sendo que é esperada a sua conclusão no primeiro semestre de 2023. Além disso, o time finalizou as documentações exigidas no edital da AEB/FUNCATE, tal que o material solicitado já foi comprado e entregue ao grupo, possibilitando o início das atividades práticas do projeto, como manufatura de peças, montagens e testes.
SIMULAÇÃO ESTRUTURAL DO CABEÇOTE
SIMULAÇÃO ESTRUTURAL DO TANQUE EMBARCADO