Gestão Democrática

As ações implementadas nas escolas da Rede Estadual consideram que é na democracia plena que se busca a existência de consenso, fator fundamental para que se instalem as mudanças requeridas para a qualidade da educação. Há um custo previsto na busca desse consenso - a quebra das resistências às mudanças - que muitas vezes é responsável pela manutenção daquilo que está enraizado nos comportamentos. Considerando a importância do respeito às diversidades de interesses e funções na organização da educação pública, o processo de construção das diretrizes da gestão democrática, para além de ser participativo, pressupõe que a qualidade da mudança nos comportamentos e vivências irá exigir contínua atenção da administração e a formação continuada de todos os envolvidos. 

“todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. 

O aprimoramento das ações de Gestão Democrática e Participativa tem como base um processo de escuta ativa da Rede com ênfase para os espaços de deliberação já existentes (Grêmio Estudantil, Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres) com a perspectiva de fortalecer as relações democráticas nas unidades do sistema de ensino público paulista. 

Reunião de Trabalho: Ação Formativa para o Plano de Ação dos Conselhos de Escola.

Realizada em 16/06/2023 

3RT_Conselhodeescola_16junho.pdf

1ª Reunião de Trabalho da Gestão Democrática - 2023

Realizada em 10/02/2023

COEs RT GRÊMIO - 14-02 (3).pptx