Instruções para submissão de resumos
O LaCaSa: Laboratório de Cartografia Sintática: Pesquisa e Ensino convida submissões de resumos – em modalidade de comunicação oral e/ou pôster – para a terceira edição do Teorias Linguísticas e Ensino de Gramática a ser realizado no Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), nos dias 19 e 20 de maio de 2020.
Instruções:
Os resumos não devem exceder duas páginas A4 (incluindo dados, gráficos e referências) com margens de 2,5cm de todos os lados, em Times New Roman, tamanho 12.
O resumo deve ter um título claro e não deve identificar o(s) autor(es). As submissões estão limitadas a um trabalho individual e um trabalho em co-autoria por autor ou dois trabalhos em co-autoria por um mesmo autor.
O resumo deve ser enviado para o e-mail (teoriasling@gmail.com) em formato PDF, com a indicação, no corpo da mensagem, do nome do(s) autor(es), título e instituição(ões) acadêmica(s) de origem -- no caso de professores universitários, pós-doutorandos, pós-graduandos e estudantes de graduação -- ou escola(s) onde lecionam -- no caso dos professores do Ensino Fundamental e Médio.
Link do evento:
Dúvidas e sugestões:
Instruções para a elaboração dos resumos
Resumos na área de Letras & Linguística geralmente costumam apresentar, de norma, os seguintes elementos (que podem aparecer ou não como "seções"): (i) Introdução, (ii) Objetivo(s), (iii) Metodologia, (iv) Dados e discussão, (iv) Considerações finais/Resultados/Encaminhamentos.
Não há, na verdade, um padrão a ser seguido. Contudo, os elementos (i-iv), acima, são essenciais (em um resumo) para que a comissão científica tenha condições de avaliar os trabalhos, auxiliando, assim, a comissão organizadora na seleção das propostas.
Alguns pontos devem ser observados na escrita de toda proposta a ser submetida:
• a introdução, p.ex., deve deixar claro de antemão o problema ou questão de pesquisa investigada/problematizada;
• dados são extremamente importantes na discussão: no que diz respeito aos resumos para o evento sobre ensino de gramática, há várias formas de apresentar/discutir/problematizar "dados", dependendo da natureza de cada proposta específica. Assim, se a proposta é de cunho mais "bibliográfico", naturalmente os dados serão recortados das considerações/propostas de diferentes autores. Se o trabalho a ser apresentado é de cunho mais teórico (em análise linguística, p.ex.), ocorrências da língua são indispensáveis. No caso específico de trabalhos sobre ensino de sintaxe, sentenças que ilustram o fenômeno analisado são mais do que necessárias para a problematização das ideias. O mesmo vale para discussões sobre outros módulos: se se faz um trabalho sobre morfologia, obviamente serão apresentados um conjunto de dados que consideram esse nível de análise. Se a proposta é sobre o ensino de gramática a partir de textos, excertos de textos poderão ser ilustrados.
É bastante recomendável que trabalhos sobre ensino de gramática vislumbrem, ainda que sucintamente, uma proposta ou encaminhamento para o ensino: qual contribuição o trabalho pode trazer ao ensino de gramática na educação básica (ou mesmo na formação (continuada) de professores)?
Havendo espaço, pode-se indicar uma bibliografia ou algumas referências selecionadas.
Instruções específicas para propostas de relatos de experiência:
Relatos de experiência, como o próprio nome sugere, são relatos sobre trabalhos desenvolvidos ou em desenvolvimento. No caso específico de nosso evento, professores da educação básica são encorajados a submeterem resumos sobretudo nesse formato. O evento será um espaço propício para a partilha e discussão de experiências frutíferas no campo do ensino da gramática.
O formato da apresentação do resumo, nesse caso, poderá ser o mesmo do sugerido acima, com a ressalva de que será importante que o resumo inclua informações sobre a turma (ano do Ensino Fundamental ou Médio) em que a atividade foi desenvolvida. Fica a critério do professor incluir ou não bibliografia(s) de apoio.