Cada país tem um Comissário Geral, responsável pela programação da Temporada Portugal-França 2022 e respetiva linha editorial, existindo um Presidente da Temporada.
Presidente
Comissária Geral pela Parte Portuguesa
Comissária Geral pela Parte Francesa
Comissária de Portugal: Manuela Júdice
manuela.judice@gepac.gov.pt
Qualquer entidade pública ou privada pode juntar-se à organização da Temporada Portugal-França 2022 e contribuir em diferentes formatos, desde a programação e/ou financiamento.
Municípios, Entidades Municipais, Escolas, Regiões de Turismo, organizações da Sociedade Civil, entre outras, podem desempenhar um papel importante para ampliar a Temporada Portugal-França 2022.
A Temporada Portugal-França 2022 vai atrair diversos públicos nos seus múltiplos eventos. Terá um envolvimento nacional, regional e local, nos 2 países e mobilizará forte presença de personalidades, quer dum país, quer doutro. Será um acontecimento-bandeira em 2022 da ação política externa portuguesa, bem como//e de igual modo da francesa, e antevendo-se uma ampla projeção mediática.
É por isso que a Temporada Portugal-França 2022 tem um lado institucional, mas, efetivamente, só ficará completa, na sua visão e conceito, se gerar e diversificar mais interesses, designadamente a participação de empresas, que se queiram associar na qualidade de Mecenas e patrocinadores de eventos da programação da Temporada.
A organização da Temporada Portugal-França 2022 é uma iniciativa inédita em Portugal tendo, por isso, sido criado um modelo institucional pioneiro, estabelecido pela RCM nº 36/2021.
Para a organização e operacionalização foi nomeada uma Diretora Executiva e designados dois Operadores nacionais - o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., (organismo dependente do MNE) e o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (organismo dependente do MC).
O modelo de funcionamento envolve ainda uma Rede Interministerial com abrangência transversal a várias áreas governativas.
Pela parte francesa, o Operador é o Institut Français, organismo dependente do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, que é o parceiro de Portugal na Temporada Portugal-França 2022.
Consulte o Organograma da Temporada Portugal-França 2022 aqui.
Todas as decisões são tomadas conjuntamente por Portugal e França, através dos respetivos Comissários, de forma a garantir a paridade e a codecisão entre os dois países organizadores.
Foi criado um Comité Organizativo Bilateral (COB) que reúne as equipas dos dois países e é convocado tendencialmente em cada 3 meses, pelos Operadores nacionais, sob presidência alternada de Portugal e de França.
As reuniões do COB são participadas pelos Comissariados, pelos Operadores dos dois países, e pelos representantes da Rede Intermnisterial da parte portuguesa. Podem ter um segmento político com a presença dos Ministérios de tutela.
É nesta sede que são analisados os projetos à Temporada Cruzada Portugal-França 2022, e decida a atribuição de selos, tal significando que um projeto passa a integrar a programação, da Temporada.
Uma Temporada para realçar os laços que unem Portugal e França, e ser um marco no profundo e longo relacionamento entre os dois países.
Uma Temporada como evento relevante na sua dimensão europeia e uma oportunidade para Portugal e França trabalharem em conjunto em temas centrais numa visão comum sobre os desafios da Europa.
Uma Temporada que promova a cultura, nas suas interfaces, por exemplo com o desenvolvimento sustentável, com o turismo, com as alterações climáticas.
Uma Temporada Inspirada no mar comum, nos oceanos, invocando biodiversidade, energias renováveis, alterações climáticas, arqueologia submarina, economia azul e a vida no mar.
Uma Temporada com cunho feminino muito forte.
Uma Temporada alinhada com a Nova Agenda Estratégica da UE e naturalmente com a Agenda 2030 da ONU.
Uma Temporada a projetar a criatividade dos jovens.
Uma Temporada a revelar pioneirismo, qualificação e competências.
Uma Temporada contribuindo para ampliar a difusão e potenciar o valor das línguas portuguesa e francesa no mundo.
Uma Temporada a colocar no epicentro o valor da diversidade e o respeito pelos direitos humanos.