Treininho e comboio,
a Ovar
Data: 25 de setembro de 2025
Por: A. Aughusto de SousaData: 25 de setembro de 2025
Por: A. Aughusto de SousaHoje decidimos que faríamos um treininho diferente para a grande aventura que nos espera. Assim, eu e o Abel S, fomos seguir o percurso previsto até ao Furadouro, tendo regressado depois disso no comboio desde Ovar.
A primeira constatação é que o trajeto delineado está ótimo, é rápido e tem partes muito bonitas, por exemplo, a estrada florestal que se segue depois de Esmoriz.
Mas digamos que... os nossos planos sairam-nos um tanto para o torto... não por nossa culpa, mas por culpa da tal dita de sorte que, desta vez nos quis pregar uma partida.
Chegámos à estação de Ovar (bem bonita, por sinal) era ainda cedo para o comboio. Por isso, após a aquisição dos bilhetes, saímos para uma volta nas imediações. "Olha aqui um mercado, vamos ver". Se bem o dissémos melhor o fizémos e logo fomos admoestados por um senhor que nos diz "aqui não se pode andar de bicicleta, está ali o dístico". Não tínhamos visto o papel, a colocação era péssima, mas imediatamente acatámos e passámos a andar com a bicicleta à mão!
"Os senhores estão em transgressão, aqui não podem andar bicicletas". Hum? Outra vez? Mas nós estamos a andar a pé... "Bicicletas, mesmo à mão, não são autorizadas aqui!"
A situação era inusitada... mas pronto, tinha de ser... "São as ordens que temos, temos de as fazer cumprir"... nunca tal nos tinha acontecido e sentimo-nos um tanto zangados, confesso... aguentámo-nos, mas...
"Eh pá, faltam 5 minutos para o comboio!!!" Calcula-se a atrapalhação do momento... desatamos a pedalar com toda a velocidade, atravessámos a direito pelo jardim e chegámos à estação, ainda uns dois minutos antes da hora... mas o comboio não aparece nem há notícias sobre ele!
"Desculpe, o comboio já terá passado"? O atraso já era algum e tudo passa pela nossa cabeça... "Não... houve um atropelamento na linha e, de Sul, não passam comboios nem num sentido nem no outro... Quanto ao tempo de atraso, vai ser longo, nunca menos de uma hora, provavelmente bastante mais... mas têm sorte porque na plataforma 3 vai aparecer em dez minutos um comboio vindo de Leça do Balio que voltará para lá".
Era para ser assim, era... só que os tais dez minutos passaram a ser 15... 20... 30... e... "Senhores passageiros, lamentamos informar que o comboio proveniente de Leça do Balio foi cancelado". Como? Quê? Confusão total, as muitas pessoas nem saem da plataforma porque não estão a perceber nada, perguntamos na bilheteira e... confirma-se, tão cedo não temos comboio que nos leve ao Porto.
O resto adivinha-se: "vamos almoçar por aí e depois vemos; se ainda não houver comboio vamos regressar de bicicleta, pelo menos até Espinho..."
Felizmente, à saída da Taberna do Joaquim (almoçámos bem), não foi necessário pedalar mais, conseguimos apanhar um urbano (penso que o primeiro, pelo que ouvíamos às pessoas) que sempre nos deu transporte e a muitos outros passageiros (sim, em certo ponto ficou mesmo cheio).
Depois... foi mais um esforçozinho para, de bicicleta, seguirmos de Campanhã para casa.
Já agora um detalhe... o atropelamento ocorreu ali mesmo imediatamente antes da estação e na mesma hora em que ali chegámos, após almoço. Nós víamos muito movimento lá ao fundo, a certo ponto chegou uma ambulância, etc... mas só mais tarde nos apercebemos que era "o caso".
E pronto,,, já vai longa a história, quase tão longa como os 62 + 32 Km que hoje fizémos (os 32 foram feitos de comboio).
Um abraço para todos e... treinem muito!
A. Augusto de Sousa