Por (novos) parques da vizinhança
Rio Leça e Asprela
Data: 20 de março de 2022
Por: A. Augusto de SousaData: 20 de março de 2022
Por: A. Augusto de SousaHoje eu estava sozinho e tinha um objetivo... talvez dois: visitar o recém aberto Percurso do Rio Leça, entre Ponte de Moreira e Ponte da Pedra e o Parque da Asprela, este último com inauguração marcada para as 11:00.
Sai de casa para o Araújo e Moreira, iniciando aí o percurso do Rio Leça. Para os primeiros metros, achei que devia ter levado uma mola... para o nariz... é que a ETAR existente ali ao lado estava hoje particularmente cheirosa... mas depressa passou e o resto valeu bem a pena. O rio também não estava nos seus melhores dias, especialmente no que toca à cor e à transparência... uma pena!
É um percurso bonito e vai ficar bem melhor quando alguns dos relvados previstos tiverem crescido. Está bem decorado e é assistido com bancos de jardim feitos de troncos de árvore ou de cimento com design próprio; possui muito verde e cruza-se com duas ruas/estradas mas sem grande trânsito. Já se via por lá muita gente a fazer caminhada/excercício.
O percurso termina na Ponte da Pedra, pelo que segui dali para o Amial, Circunvalação e Asprela. Numa das entradas já se viam alguns notáveis que iriam proceder à inauguração, mas mais pessoas, bastantes, já circulavam por aquelas vias entre relvado (ainda algo incipiente), arvoredo coberto de heras e algumas linhas de água que alegram as vistas. Algumas pontes permitem a travessia destas últimas e, no final de uma delas, uma bandeira portuguesa cobria ainda a lápide que ria também ser descerrada: uma justa homenagem ao recentemente falecido Professor António Silva Cardoso que, entre muitas outras obras, muito trabalhou para a realização deste parque. Ainda me encontrei com alguns amigos e segui caminho, que os quilómetros previstos ainda estavam a meio ou menos.
FEUP... Areosa... e lá fiz a descida da Circunvalação para seguir para o início do já muito conhecido percurso do Rio Tinto. Estava movimentado mas achei que o percurso do Rio Leça estava tanto ou mais.
Seguiu-se a marginal do Douro, travessia da Ponte de D. Luís e a outra marginal até à Afurada, onde resolvi subir (uuui) até atingir aquele pedaço de monte que dá acesso à escadaria e depois à "subida maluca" (lá se fez mais uma vez!) para a Ponte da Arrábida
O resto foi pacífico... Campo alegre, João de Deus e Tenente Valadim, rua paralela à linha do Metro, Ramalde e Rua do Monte dos Burgos para chegar a casa.
Gostei dos novos parques. Precisamos de "verde" nesta área urbana... e estes cumprem bem com esta necessidade.
Adeus e até ao próximo empeno,
A. Augusto de Sousa