Autora: Vitória Eduarda Pedrosa Avelino
Orientadora: Profa. Dra. Viviane Santos Salazar
Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur/UFPE)
A pesquisa de mestrado de Vitória Eduarda Pedrosa Avelino teve como objetivo analisar a relação entre as competências empreendedoras das proprietárias e as capacidades dinâmicas das micro e pequenas empresas cafeterias na Região Metropolitana do Recife-PE.
Para tanto, o referencial teórico discute empreendedorismo, enfatizando o empreendedorismo feminino e o papel das mulheres no processo, além de explorar as capacidades dinâmicas, habilidades que permitem às empresas adaptarem-se às mudanças no ambiente de negócios.
A dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e foi orientada pelo Profa. Dra. Viviane Santos Salazar.
🔗Confira o trabalho completo no link:
Autora: Karina Teixeira Lima
Orientador: Prof. Dr. Vinicius Farias Moreira
Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFCG)
A habilidade de absorção eficaz do conhecimento representa um dos principais desafios para as organizações contemporâneas. O conhecimento necessita ser absorvido por meio de processos direcionados para posterior aplicação nas resoluções de problemas, no aprendizado corporativo, na elaboração de estratégias, na tomada de decisão e nas inovações. É nessa dinâmica que emerge a capacidade absortiva (Absorptive Capacity – ACAP).
Confira a pesquisa de mestrado de Karina Teixeira Lima, que objetivou compreender a geração de inovação em empreendimentos incubados a partir da capacidade absortiva de recursos de uma incubadora.
A dissertação foi orientada pelo Prof. Dr. Vinicius Farias Moreira e é de interesse de gestores de incubadoras, incubados e agentes institucionais envolvidos no ecossistema de inovação.
Acesse a pesquisa no link: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19471
Autor: Tayze Cristine Araújo Aguiar
Orientador: Prof. Dr. Vinicius Farias Moreira
Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFCG)
Os negócios de impacto social (NIS) têm surgido com o propósito de solucionar algum problema social gerando impacto positivo na sociedade, mas com visão de mercado e sustentabilidade financeira. O impacto gerado por esse tipo de negócio se torna maior a partir do ecossistema o qual está inserido e dos atores nele presentes.
Confira a pesquisa de mestrado de Tayze Cristine Araújo Aguiar, que objetivou analisar como está estruturado o ecossistema de Negócios de Impacto Social na cidade de Campina Grande (PB) do ponto de vista das instituições e da capacidade absortiva dos negócios.
A dissertação foi orientada pelo Prof. Dr. Vinicius Farias Moreira e traz uma reflexão para uma melhor análise por parte dos atores institucionais reavaliarem suas ações voltadas aos NIS.
Acesse a pesquisa no link: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/handle/riufcg/12753
Autor: Hérique Costa Ribeiro de Lima
Orientadora: Profa. Dra. Telma Lúcia de Andrade Lima
Coorientadora: Profa. Dra Brigitte Renata Bezerra de Oliveira
Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural (PADR/UFRPE)
As empresas cumprem um papel importante na economia nacional. Por isso, é necessário que elas sejam sustentáveis e ampliem suas possibilidades de crescimento para tentar superar as turbulências econômicas e a hipercompetitividade. Um dos caminhos que os empreendedores podem seguir para alcançar esses objetivos é adotar práticas colaborativas e trabalho compartilhado.
O coworking apresenta-se como um meio viável de efetivar essas práticas, que têm o potencial de influenciar a sustentabilidade de um negócio ao agregar valor e competências que tragam benefícios mútuos entre fornecedores, clientes e até mesmo concorrentes.
Confira a pesquisa de mestrado de Hérique Costa Ribeiro de Lima, que objetivou analisar as associações entre as características do coworking e o desempenho de negócios na cidade do Recife.
A dissertação teve a orientação da Profa. Dra. Telma Lúcia de Andrade Lima e coorientação da Profa. Dra Brigitte Renata Bezerra de Oliveira e se destaca por abordar as implicações do coworking para o empreendedorismo.
Autora: Ane Izabelle Bezerra de Arruda
Orientadora: Profa. Dra. Viviane Santos Salazar
Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE)
As instituições são importantes vetores no fornecimento de restrições que facilitem ou inibam a internacionalização, especialmente em economias emergentes, como o Brasil. No âmbito empírico, essa realidade se faz presente no setor têxtil e de confecção do agreste pernambucano, pela importância das instituições formais na condução das empresas para a uma internacionalização efetiva.
Confira pesquisa de mestrado de Ane Izabelle Bezerra de Arruda, que objetivou analisar a influência do Programa Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) na internacionalização das MPMEs do setor têxtil e de confecção.
A dissertação teve a orientação da Profa. Dra Viviane Santos Salazar e trouxe algumas contribuições teóricas e práticas sobre a relação do ambiente institucional com as empresas locais.
Confira dissertação no link: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38578
Autora: Mariele Lais Christ
Orientadora: Profa. Dra. Viviane Santos Salazar
Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE)
No Brasil, a internacionalização das empresas é um fenômeno crescente, especialmente desde a década de 90. Entretanto, a pauta exportadora brasileira é concentrada em mais de 50% por commodities, produtos de baixo valor agregado. O cacau é um destes produtos do agronegócio do qual o Brasil é historicamente um importante produtor e exportador.
Recentemente, tem-se observado na região cacauicultora do sul da Bahia, a consolidação da produção não apenas de cacau, mas também de chocolate, procurando ampliar a cadeia produtiva ao verticalizar a produção para gerar mais valor ao que antes era comercializado como apenas uma matéria-prima.
Confira a pesquisa de mestrado de Mariele Laís Christ, que analisa a estratégia de internacionalização das empresas produtoras de chocolates Tree to bar, originários do sul da Bahia.
A pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Viviane Santos Salazar e contribui com o aprofundamento dos estudos nacionais que tenham como base o tripé estratégico, e também com a melhor reflexão no que diz respeito às estratégias de internacionalização.
Acesse a dissertação completa no link: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37620
Autora: Larissa Cabral de Medeiros
Orientadora: Profa. Dra. Viviane Santos Salazar
Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur/UFPE)
Com a globalização, os processos de internacionalização passaram a fazer parte da estrutura e do desenvolvimento estratégico das grandes empresas. Com isso, as empresas do setor hoteleiro passaram a se expandir pelo mundo junto ao desenvolvimento do turismo e dos transportes, o que encurtou as distâncias e levou os turistas cada vez mais longe.
Nesse contexto, a Wyndham Hotel Group se destacou e chegou, no ano de 2017, a ser a maior rede hoteleira do mundo em quantidade de hotéis. Sua maior e mais forte marca é a Ramada, que chegou ao Brasil em 2011.
Arraste para o lado e conheça a pesquisa de mestrado de Larissa Roberta Cabral de Medeiros, que abordou o processo de internacionalização da Rede Wyndham no Brasil.
A dissertação foi orientada pela Profa. Dra. Viviane Santos Salazar e contribui para contextualizar a tendência de internacionalização no cenário atual.
Acesse a dissertação completa no link: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35356
Autor: Leandro da Silva Nascimento
Orientadora: Profa. Dra. Viviane Santos Salazar
Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE)
O empreendedorismo social refere-se a uma atividade inovadora com um objetivo social. Ao longo dos anos, percebe-se que há um aumento na quantidade de empresas sociais que são criadas, sendo que estas atuam em diversas áreas e setores, estando presentes em várias regiões.
As empresas sociais devem desenvolver estratégias para se manterem no mercado, pois são elas que possibilitam o alcance dos objetivos organizacionais e a viabilidade econômica do negócio. Estas estratégias podem ser competitivas, cooperativas ou ambas – caracterizando uma estratégia de coopetição.
Arraste o card para o lado e confira mais detalhes sobre a dissertação de Leandro da Silva Nascimento, que busca analisar os relacionamentos estratégicos coopetitivos nos empreendimentos sociais imersos na incubadora Porto Social.
A pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Viviane Santos Salazar e contribui para o entendimento de uma relação ainda não explorada tanto na literatura quanto empiricamente – a compreensão das estratégias de coopetição no contexto específico do empreendedorismo social. E também contribui para o avanço teórico tanto no campo da estratégia, quanto no campo do empreendedorismo social, por meio de uma análise relacional dessas áreas.
Confira a dissertação completa no link: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34303
Autor: João Gabriel Barrêto Pereira
Orientadora: Profa. Dra. Viviane Santos Salazar
Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE)
O trabalho de João Gabriel Barrêto Pereira analisa a formação de estratégia sob a perspectiva do Incrementalismo Lógico em uma organização cujo funcionamento mescla a dinâmica das firmas tradicionalmente estudadas academicamente, possuidoras de uma lógica mercadológica, com fundamentos de uma associação.
A organização selecionada foi a ADESCO – Associação para o Desenvolvimento da Comunidade da Chã de Jardim, situada no município paraibano agrestino de Areia e reconhecida como um caso de sucesso em sua proposta de gerar emprego e renda local por meio de empreendimentos diversos.
Sob orientação da profa. Viviane Salazar, a pesquisa traz constituições tanto em termos teóricos quanto práticos, com o fornecimento de um nível de informação que permita sua utilização em outras pesquisas ou ações concretas não só no âmbito local, como em outras regiões.
A discussão ainda auxilia na compreensão de que as gestões estratégica e social podem coexistir e contribuir para o fortalecimento do campo da estratégia.
Confira a dissertação completa no link: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33885
Autora: Luana de Oliveira Alves
Orientadora: Profa. Dra. Viviane Santos Salazar
Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE)
Uma das principais questões da administração estratégica é explicar o desempenho superior de algumas empresas. A abordagem mais tradicional e utilizada pelos pesquisadores está associada à preocupação das decisões estratégicas na relação entre empresa e ambiente, denominada de visão outside-in. Ela está centrada nos aspectos internos das organizações e é representada neste trabalho pela teoria denominada Resource Based View (RBV).
A RBV investiga o papel dos recursos internos das firmas em busca de explicar seu crescimento. Entretanto, tem focado suas pesquisas nas grandes organizações, enquanto empresas menores também enfrentam a necessidade de adquirir recursos críticos para a criação de vantagem competitiva ou de um desempenho superior. Nesse contexto, estão os restaurantes gastronômicos no Brasil que ainda carecem de muitos estudos.
Arraste para o lado e confira a pesquisa de mestrado de Luana de Oliveira Alves que propõe uma escala de mensuração e avaliação dos recursos intangíveis de restaurantes gastronômicos.
A pesquisa foi orientada pela profa. Viviane Salazar e contribui para a criação de instrumentos de mensuração na área de estratégia, além de investigar também pequenas e médias empresas, com base na literatura da RBV.
Acesse a dissertação completa no link: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29968
Autor: Anderson Clayton Oliveira Silva
Orientadora: Profa. Dra. Viviane Santos Salazar
Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE)
As empresas não se limitam mais a buscar oportunidades apenas dentro das suas fronteiras nacionais, aumentando assim o fluxo de produtos e serviços entre os diversos países. E, devido aos avanços tecnológicos, pequenas e médias empresas têm oportunidade e condições de concorrer com grandes empresas em qualquer parte do mundo.
Além da literatura de Empreendedorismo Internacional, a área de aprendizagem também desempenha papel importante no contexto de estudo de negócios internacionais.
Confira a pesquisa de mestrado de Anderson Clayton Oliveira Silva sobre aprendizagem no empreendedorismo internacional. A empresa escolhida foi a Acumuladores Moura, principal fabricante de baterias automotivas do país.
A pesquisa foi orientada pela profa. Viviane Salazar e contribui para compreender como ocorre a aprendizagem dos empreendedores durante a internacionalização, considerando principalmente as situações de risco e de desenvolvimento e exploração de oportunidades.
Confira a dissertação completa no link a seguir: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2998
Autor: Wendell de Moura Domingos
Orientadora: Profa. Dra. Yákara Vasconcelos Pereira
Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur/UFPE)
Uma das questões mais discutidas no campo da administração estratégica, nos mais diversos segmentos de atuação e mesmo diante de mercados turbulentos, é como algumas organizações obtêm vantagem competitiva, ainda que estejam inseridas sob as mesmas condições contextuais externas e desenvolvam recursos internos semelhantes.
Confira a pesquisa de Wendell Domingos sobre as capacidades dinâmicas e mudanças estratégicas de hotéis localizados no entorno do Complexo Industrial e Portuário de Suape.
Os achados deste estudo fornecem informações importantes para auxiliar os dirigentes no gerenciamento das organizações.
Acesse a dissertação completa no link a seguir: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38351
Autora: Maria Naftally Dantas Barbosa
Orientadora: Profa. Dra. Yákara Vasconcelos Pereira
Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI/UFERSA)
O processo de ativação é um aspecto recorrente do efeito priming, constituído por táticas de influência e persuasão que desencadeiam respostas automáticas, conscientes ou inconscientes, influenciando estereótipos, ações e comportamentos subsequentes.
Confira a pesquisa de mestrado de Naftally Dantas sobre o processo de ativação do consumo na rede social Instagram.
A dissertação foi orientada pela Profa. Yákara Vasconcelos e contribui para a tomada de decisão de empreendedores que operam no ambiente online, permitindo-os obter conhecimentos acerca dos estímulos ativadores e sua atuação na mente do consumidor, para que possam utilizá-los em suas estratégias empresariais.
Acesse a dissertação completa no link a seguir: https://repositorio.ufersa.edu.br/bitstream/prefix/4469/1/MariaNDB_DISSERT.pdf
Autora: Monalisa Tatiane de Medeiros Freitas
Orientadora: Profa. Dra. Yákara Vasconcelos Pereira
Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI/UFERSA)
Com a transformação digital alavancando a competitividade do meio empresarial, surge a necessidade das organizações conquistarem mercados internacionais. Nesse processo de internacionalização, há diversos aspectos envolvidos que precisam ser explorados, dentre eles encontra-se a capacidade de inovar.
Conheça a pesquisa de mestrado de Monalisa Tatiane sobre empreendedorismo internacional e a capacidade de inovar de um grupo de empresas do ramo de tecnologia digital de João Pessoa/PB.
A dissertação teve como orientadora a Profa Yákara Vasconcelos e contribui para o desenvolvimento regional e a construção do conhecimento científico por evidenciar a relação entre a internacionalização, capacidade de inovar, tecnologia e as Pequenas e Médias empresas.
Acesse a dissertação completa no link a seguir: https://repositorio.ufersa.edu.br/bitstream/prefix/5368/2/MonalisaTMF_DISSERT.pdf.
Autor: Rinaldo Medeiros Alves de Oliveira
Orientadora: Profa. Dra. Yákara Vasconcelos Pereira
Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI/UFERSA)
Compartilhando a pesquisa de mestrado de Rinaldo Medeiros sobre a formação de estratégias em uma Instituição Federal de Educação, situada no Rio Grande do Norte.
A dissertação foi orientada pela professora Yákara Vasconcelos e trouxe grandes contribuições para a área da administração estratégica em Instituições Federais.
Acesse a dissertação completa no link a seguir: https://repositorio.ufersa.edu.br/bitstream/prefix/2194/1/RinaldoMAO_DISSERT.pdf