✈️Mesmo sendo um setor que cresce rapidamente e influencia o desempenho da economia, é perceptível o quanto a indústria do turismo pode ser impactada com eventos externos considerados fora do controle (catástrofes naturais ou desastres causados pelo homem), os quais acabam impedindo o setor de operar na sua plenitude. Há uma série de impactos no turismo provocados pelas catástrofes, como: crise no setor hoteleiro, fechamento de hotéis, redução de viagens, redução de clientes em restaurantes, cancelamento de voos, entre outros.
📚A Mestre Adriana Correia identificou em sua dissertação de mestrado a relação entre o empreendedorismo e catástrofes no Turismo. Segundo a autora, gestão de crises e capacitação empreendedora são as principais convergências identificadas. A gestão de crises está associada a ações gerenciais que envolvem três elementos que reforçam o empreendedorismo e sua relação com catástrofes no turismo, são eles: plano de comunicação, qualificação de pessoal e flexibilidade. No tocante à capacitação empreendedora, percebe-se que a relação entre empreendedorismo e catástrofes no turismo proporciona oportunidade empreendedora.
🔗Confira a dissertação completa no link a seguir:
https://attena.ufpe.br/handle/123456789/45789
*Um agradecimento à Universidade Federal de Pernambuco pelo apoio financeiro viabilizado pelos editais PROPESQI/UFPE nº. 10/2020 de Humanidades e PROPG nº. 03/2020- Edital de Apoio ao Pesquisador vinculado aos Programas de Pós-Graduação da UFPE. Os agradecimentos são estendidos também à Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) pela concessão de bolsa para a realização desta pesquisa (Processo: PBPG-0249-6.13/20 do Edital 20/2019 - PBPG 2020.1) e à CAPES.
O resumo/abstract é um texto que compõe a construção de um artigo científico e apresenta de forma objetiva as informações mais importantes da pesquisa.
Apesar de pequeno, o resumo pode ser difícil de escrever, principalmente por sua característica de descrever a pesquisa com informações rápidas, para que o leitor tenha uma noção do que o texto se trata.
Você sabe como elaborar um bom resumo? Arraste para o lado e confira algumas dicas.
Fonte: mundoeducacao.uol.com.br
Na hotelaria, a prestação de serviços visa à lucratividade. E na busca pela maior lucratividade, percebe-se a existência do consumidor que exige uma combinação personalizada de produtos, preço e serviço. Logo, com uma competitividade acirrada, o setor busca estratégias para a sobrevivência no mercado.
Em sua pesquisa de mestrado, Adriana Correia analisou cerca de 21 artigos e identificou que a maior parte dos autores apresenta as estratégias de expansão e de estabilidade, como estratégias empresariais presentes na hotelaria.
As estratégias de expansão têm como objetivo o crescimento dos negócios. Já as estratégias de estabilidade são utilizadas para manter por mais tempo as atividades das organizações e melhorar o desempenho empresarial.
➡️ Confira a dissertação completa no link a seguir: https://attena.ufpe.br/handle/123456789/45789
Um agradecimento à Universidade Federal de Pernambuco pelo apoio financeiro viabilizado pelos editais PROPESQI/UFPE nº. 10/2020 de Humanidades e PROPG nº. 03/2020- Edital de Apoio ao Pesquisador vinculado aos Programas de Pós-Graduação da UFPE. Os agradecimentos são estendidos também à Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) pela concessão de bolsa para a realização desta pesquisa (Processo: PBPG-0249-6.13/20 do Edital 20/2019 - PBPG 2020.1) e à CAPES.
Você sabe o que é coworking e a sua relação com os negócios? 🤔
Os coworkings são projetados para serem espaços abertos, inclusivos e compartilhados por pessoas de diferentes origens e funções: empresários, freelancers, artistas, pesquisadores, estudantes, entre outros.
Ao compartilhar o ambiente de trabalho, os coworkers buscam explorar a oportunidade de alavancar negócios por meio da construção diversificada de relacionamentos cooperativos, proporcionando vantagens específicas de socialização e desenvolvimento de expertises.
Considerando a tendência de aumento pela demanda de espaços compartilhados, as influências em potencial que o coworking pode exercer sobre o desempenho dos negócios, a pesquisa de mestrado de Hérique Costa Ribeiro de Lima (2020) analisou as associações entre as características do coworking e o desempenho de negócios na cidade do Recife.
A dissertação teve a orientação da Profa. Dra. Telma Lúcia de Andrade Lima, coorientação da Profa. Dra Brigitte Renata Bezerra de Oliveira e foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural (PADR/UFRPE).
Em termos gerais, os programas de promoção à exportação podem ser definidos como “medidas públicas destinadas a auxiliar a atividade de exportação das empresas, desde aconselhamento, incentivos fiscais e financiamento de exportações até feiras comerciais e vendas” (GENÇTURK; KOTABE, 2001. p. 51).
Um ponto relevante é que diante da complexidade do comércio internacional, os programas de promoção à exportação surgem também como facilitadores de um grupo de empresas que representam uma parcela significativa da economia mundial, mas sofrem com a falta de conhecimento sobre o tema e com as diversas dificuldades inerentes à sua constituição. Dessa forma, micro, pequenas e médias empresas também têm se beneficiado do apoio desses programas de exportação, para a sua inserção no mercado internacional.
Em 2020, Ane Izabelle Bezerra de Arruda realizou uma pesquisa de mestrado sobre a Influência do PEIEX no Processo de Internacionalização no Setor Têxtil e de Confecção do Agreste Pernambucano. A dissertação foi orientada pela Profa. Dra. Viviane Santos Salazar e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE).
Você sabe o que é tripé estratégico?
A pesquisa de Mariele Laís Christ (2020) analisou a estratégia de internacionalização das empresas produtoras de chocolates Tree to bar por meio de um tripé estratégico e trouxe muitas contribuições acadêmicas e gerenciais.
O tripé estratégico busca analisar a estratégia de negócios internacionais combinando a visão estratégica da indústria e a visão baseada em recursos, em conjunto com a visão baseada nas instituições. Compõem os pilares do tripé estratégico: a competição baseada na indústria, capacidade e recursos específicos da empresa e condições e transições institucionais.
O tripé estratégico permite a apresentação do panorama da empresa de uma forma completa (visão ambiental da indústria e institucional, além dos recursos internos), objetivando a formulação de estratégias internacionais.
A dissertação foi orientada pela Profa. Dra. Viviane Santos Salazar e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE).
A pesquisa de Leandro da Silva Nascimento (2019) destacou o contexto do empreendedorismo social na incubadora Porto Social e levantou algumas discussões importantes sobre o tema.
O empreendedorismo social é apresentado como “um novo paradigma de intervenção social, pois apresenta um novo olhar e leitura da relação e integração entre os vários atores e segmentos da sociedade, sendo considerado, também, um processo de gestão social” (OLIVEIRA, 2004, p. 16).
Além disso, engloba uma variedade de setores, como a proteção ambiental, saúde, educação e reintegração de desempregados de longa duração.
É uma forma inovadora de promover uma transformação social.
Se você tem interesse pela temática, acesse a dissertação completa: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34303
A pesquisa foi orientada pela Profa. Viviane Santos Salazar e apresentada ao Programa de Pós-graduação em Administração (PROPAD/UFPE).
Em sua dissertação, João Gabriel Barrêto Pereira abordou a formação de estratégia e incrementalismo lógico no terceiro setor. E para facilitar a compreensão, o autor dedicou um espaço em seu referencial teórico para discutir sobre as estratégias deliberadas e emergentes. Você sabe a diferença entre elas?
Estratégias deliberadas: pode ser descrita como aquela em que a visão coletiva, objetivos e/ou intenção de uma organização, é planejada e articulada amplamente e com o máximo de detalhes possível. São engendradas a partir de um processo consciente e com um propósito definido, que ocorre antes das ações serem aplicadas, empenhando-se em prognosticar o futuro e projetar respostas a ele.
Estratégias emergentes: advém da própria organização por meio de um processo de emersão, surgido como uma resposta a uma oportunidade do ambiente. Nasce da dificuldade de se predizer as reações e comportamentos deste ambiente e, consequentemente, de se responder adequadamente a eles. A partir desta dificuldade, a estratégia emergente corrige a rota da organização, uma vez que admite essa sua limitação e não se prende a um planejamento.
A pesquisa foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE) e teve como orientadora a Profa. Dra. Viviane Santos Salazar.
Os recursos intangíveis não podem ser observados ou quantificados de forma direta, porém contribuem mais para a criação de valor de uma empresa, destacando sua relevância para geração de estratégias.
Em sua pesquisa de mestrado, Alves (2018) desenvolveu uma escala de mensuração e avaliação dos recursos intangíveis de restaurantes gastronômicos. Os recursos intangíveis identificados foram: i) reputação; ii) cultura; iii) recurso relacional e iv) recurso humano.
Confira a seguir os recursos e as dimensões que foram mensuradas na pesquisa por meio da escala likert:
Sobre a reputação foram encontradas as dimensões: qualidade do produto; qualidade do atendimento; qualidade do ambiente; força das mídias sociais; imagem do chef; responsabilidade social e ambiental e reconhecimento da marca/preço.
Sobre a Cultura organizacional foram encontradas as dimensões: orientação para resultados; orientação para processo; orientação para inovação/flexibilidade; orientação para rigidez na hierarquia; orientação para o controle e orientação pelo bem-estar dos funcionários.
Sobre o Recurso relacional foram encontradas as dimensões: boa relação com órgãos públicos; bom relacionamento com fornecedor; boa relação com clientes; boa relação com formadores de opinião e boa relação com a comunidade em geral.
Sobre o Recurso humano foram encontradas as dimensões: competências individuais: habilidades, know how, formação e atitudes.
A pesquisa apresenta uma ferramenta de diagnóstico organizacional, que pode interessar a gestores que precisam obter diagnósticos objetivos acerca do potencial de seus recursos, procurando potencializá-los.
Alerta ao pesquisador!
Você sabe o que são revistas predatórias? As revistas científicas predatórias são periódicos que se dispõem a publicar artigos científicos sem submetê-los a uma revisão por pares, além de solicitar uma taxa de cobrança pela publicação.
Normalmente, as revistas predatórias aceitam artigos de forma rápida e sem critérios, pondo em risco a credibilidade e a qualidade do conhecimento científico que é produzido.
Vai publicar algum artigo científico? Então não deixe de conferir as listas de possíveis revistas predatórias.
As listas podem ser visualizadas nos sites: