"The Blues Is On The Table" é um projeto idealizado por Stone Ferrari que reúne músicos da cena local para jam sessions de blues, celebrando a improvisação, a troca criativa e a conexão entre gerações. O projeto nasceu em 2010 e rapidamente se tornou um marco cultural em Maringá, lotando semanalmente o espaço O Butiquim por dois anos consecutivos e contribuindo para o surgimento de uma nova cena musical na cidade.
O blues, estilo musical originado no sul dos Estados Unidos no final do século XIX, nasceu das canções entoadas por afro-americanos escravizados e libertos, como forma de expressão de dor, resistência e esperança. O nome "blues" vem da expressão inglesa “to have the blue devils” — sentir-se melancólico ou triste — e tornou-se sinônimo de uma música que transforma sofrimento em beleza e liberdade artística.
Com o espírito das raízes do blues, "The Blues Is On The Table" coloca literalmente o estilo “à mesa”, como um banquete sonoro aberto a todos. A proposta é simples e poderosa: abrir espaço para improvisar, experimentar e reviver a essência do blues, em encontros que unem músicos veteranos e iniciantes em performances autênticas e emocionantes.