Quadro Kanban, Scrum, Design Thinking e os 7 Hábitos
Um projeto é um plano que possui início, meio e fim que tem como finalidade criar um produto, um serviço, uma pesquisa ou mesmo um aprendizado.
Nos dias de hoje, muitos projetos têm sido criados de maneira a trazer mais problemas do que soluções para a humanidade, potencializando conflitos, frustrações e problemas ambientais. O Design Thinking é uma ferramenta que considera as necessidades de todas as pessoas envolvidas desde o início de desenvolvimento do projeto e que tem sido amplamente utilizado na indústria e na educação.
Para trazer maior eficácia ao Design Thinking, recomendo a aplicação da metodologia Scrum combinada com o quadro Kanban, como ferramentas para proporcionar uma gestão ágil de projetos.
Ao final desta página, compartilho gratuitamente com você 14 estudos de caso que eu escrevi para ajudar na formação de caráter e na formação de sinergia nas equipes de projetos.
Design Thinking é uma poderosa ferramenta para transformar problemas em oportunidades.
Neste vídeo a seguir veja uma apresentação deslides, que foram elaborados a partir do livro Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias do autor Tim Brown, CEO da IDEO.
Veja a seguir um vídeo em que eu explico como o quadroKanbanpode ser utilizado para dar mais transparência e agilidade para a gestão de projetos em equipe. Com ele fixado na geladeira você pode ajudar a sua família, ou ainda, pode organizar projetos com equipes que trabalham à distância com o aplicativo Trello.
Scrum é uma mentalidade para gestão ágil de projetos focada na redução da burocracia e na garantia das relações horizontais no trabalho em equipe. Grande parte das startups, incluindo a própria Google, fazem uso dele para criar seus aplicativos, produtos e serviços de inovação tecnológica. O vídeo a seguir descreve como aplicar as principais funções de Product Owner, Master Scrum e Development Team nas reuniões diárias e na Sprint Review para promover a aceleração dos ciclos dos projetos.
Este vídeo descreve os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes do autor Stephen Covey: 1) Seja Proativo, 2) Tenha um Objetivo em Mente, 3) Faça Primeiro o Mais Importante, 4) Pense Ganha-Ganha, 5) Compreenda Primeiro, Depois Seja Compreendido, 6) Crie Sinergia e 7) Afine o Instrumento.
Abaixo está disponibilizada gratuitamente uma apostila que eu escrevi para se formar equipes de projetos de alto desempenho. Ela pode ser útil para se trabalhar com uma visão de educação por princípios, usando como referência os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.
14 Estudos de Caso - 7 Hábitos
Conheça mais conteúdos sobre projetos relacionados com Cultura Maker nesta playlist do YouTube.
Se você procura por tutoria ou mentoria, acesse esta página para mais informações.