Inspirado nas artes do Budo, Georges Stobbaerts cria o Tenchi Tessen. Fruto de uma longa gestação, esta arte do movimento foi incrementada pela prática das Artes do Budo japonês no seu sentido clássico, particularmente, pelo laido e o Aikido, assim como pelo Yoga e o Zen que foram o seu suporte primordial.
É uma arte em contínua formação. À semelhança de qualquer outra “Arte do Movimento” que, por meio da sua liberdade, mantém uma procura permanente, não pode fixar-se num quadro rígido.
O Tenchi Tessen, “Arte do Movimento”, pode igualmente ser uma proposta de “Arte da Vida”, dentro do verdadeiro espírito de não-violência (sâns. ahimsâ). O grupo de praticantes desta arte, junta, sem discriminação, pessoas de vários horizontes, desde professores de Budo a homens e mulheres das mais variadas origens e profissões.
Esta arte é igualmente fruto do estudo de várias aspectos da filosofia e das culturas oriental e ocidental, pois quer-se, também, como uma ponte entre o Oriente e o Ocidente.
Fundado em valores espirituais de “Tradição Universal”, o Tenchi Tessen apresenta-se como uma nova abordagem corporal. Os termos japoneses constituintes do nome desta arte significam:
• Ten: Céu
• Chi: Terra
• Tessen: Leque (símbolo do Sopro)