ACONTECEU EM SOLEDADE O DIA INTERNACIONAL DAS CIDADES EDUCADORAS - 30/11

O Dia Internacional das Cidades Educadoras é uma celebração que tem como objetivo criar consciência sobre a importância da educação e dar visibilidade ao compromisso assumido pelos gestores locais com a cidade enquanto um ecossistema educativo inclusivo, dialógico e dinâmico, capaz de promover oportunidades geradoras de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social para seus cidadãos.

Nesta edição, primeira em que Soledade participa após a aprovação da Lei Municipal Nº4001, de dezembro de 2018, que autorizou a adesão da cidade à carta das Cidades Educadoras e ingresso na Associação Internacional das Cidades Educadoras - AICE, as atividades propostas têm como objetivo promover a atitude de escuta ativa, a fim de favorecer a inclusão de todas as vozes que convivem na cidade e fomentar a sua participação nos processos e espaços de decisão.

Com base nestas premissas básicas, aconteceu no dia 30 de novembro de 2019, a partir das 14h, no Parque de Exposições Centenário Rui Ortiz, em frente aos pavilhões, uma tarde de integração e reconhecimento da cidade para a cidade, sob o lema: "ESCUTAR A CIDADE PARA TRANSFORMÁ-LA".

ATIVIDADES:


Leitura pública da "Declaração 2019" - Ádria Brum de Azambuja.

Canto do Leitor - SMECD.

Túnel do Tempo - Academia Soledadense de Letras.

Reutilização de Resíduos Recicláveis - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS.

Projeto Soledade Limpa - Prefeitura Municipal de Soledade.

Representações: Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero - OAB Soledade, Comissão da Mulher - OAB Soledade, Comissão Especial do Jovem Advogado - OAB Soledade.

Representações: Rotaract Club, Interact Clube, Léo Clube e Demolay, Grupo de Escoteiros Ágata 225, Grupo de Capoeira Angola Filhos do Sul-RS.

Mini-tênis, Mini-vôlei, Mini-futebol, Alongamento- Projeto Saúde e Lazer no Parque.

Feira de Produtos Caseiros - Emater e Caminhos Preciosos.

Visitação ao Museu da Pedra e Mineralogia Egisto Dal Santo.

Aulão de Zumba - Cézar Zabott.

ASOTKDH - Associação Soledadense de Taekwondo e Hapkido (Projeto Perna Longa SMECD).

Crianças Conectadas com a Natureza - Acadêmicas da Pedagogia da UPF-Campus Soledade.


Abaixo, algumas fotos do evento:



Leitura Pública da "Declaração 2019"


WhatsApp Video 2019-12-03 at 2.19.05 PM.mp4

FORMAÇÃO DO COMITÊ MUNICIPAL NÃO GOVERNAMENTAL

Ocorreu no dia 30 de julho uma reunião para escolha dos representantes não governamentais do comitê municipal de Cidades Educadoras, que integrarão os demais representantes legais. Foram escolhidos 6 representantes, que darão início aos encontros para debater as principais ideias a fim de dar continuidade aos objetivos propostos, conforme os princípios da Carta das Cidades Educadoras. Os representantes englobam as mais diversas instituições e grupos sociais da região.



II FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SOLEDADE

Aconteceu nos dias 25 e 26 de julho de 2019 o II Fórum Regional de Educação de Soledade: Gestão Democrática da Educação Básica: das propostas às ações. Contou com a participação de diversos professores das redes municipais e estaduais do município, socialização com diversos palestrantes, discutindo vários temas, entre os quais, democratização das tecnologias educacionais, avaliação onterna e externa da Gestão Democrática e protagonismo dos sujeitos em uma Cidade Educadora.



SOLEDADE SEDIOU ENCONTRO SOBRE CIDADES EDUCADORAS

Entre os dias 29 e 30 de agosto de 2019 aconteceu no município de Soledade o encontro “Cidades Educadoras e Inteligentes: a cidade como oportunidade de aprendizagem", que buscou promover, qualificar, difundir e aprofundar as concepções de Cidade Educadora e Inteligente como uma estratégia de desenvolvimento urbano e social nas cidades do Planalto Médio.

Estavam presentes gestores públicos, sociedade civil organizada, líderes empresariais, urbanistas, profissionais de TI, educadores, estudantes de arquitetura, pedagogia, direito, serviço social, computação e comunidade em geral.






ENART, UM DOS MAIORES FESTIVAIS DE DANÇAS GAÚCHAS, ACONTECEU EM SOLEDADE

Aconteceu no mês de junho de 2019 um dos maiores eventos de danças gaúchas do Estado, o ENART Pré-Mirim, Mirim e Juvenil. É organizado pelo MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho).

Contou com a presença de mais de 540 participantes, em onze palcos, distribuídos pelo Parque em alojamentos e acampamentos com mais de 300 entidades espalhadas pelo município, que movimentaram o final e semana.


UPF E MUNICÍPIOS SE REÚNEM COM A REDE BRASILEIRA DE CIDADES EDUCADORAS

Reuniram-se representantes da UPF e dos municpipios da região - Marau e Soledade para a Rede Brasileira de Cidades Educadoras (RBCE). Contou com a presença do presidente da RBCE, Ramires Brilhante (Vitória/AL); o sociólogo da Prefeitura de Vitória e da RBCE, Paulo Rogério; a representante do Programa UniverCidade Educadora da UPF, professora Me. Daniela dos Santos; a secretária de Educação de Soledade, Ádria Brum de Azambuja; a secretária de Educação de Marau, Simone Costenaro Ribeiro; e a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Marau, Maikyeli Orsato Decesaro. Além disso, a reunião visou estabelecer parceria com a Rede para o 2º Encontro das Cidades Educadoras, que será realizado em Soledade, nos dias 29 e 30 de agosto.

“A reunião fortaleceu nossas compreensões acerca das cidades educadoras. Foi um diálogo baseado na carta das cidades educadoras e isso refinou aquilo que defendemos sobre uma cidade educadora em Soledade. Os desafios não são poucos, mas são possíveis quando trabalhamos em rede, destacando nesse sentido a presença e o auxílio da Universidade. Um dos principais desafios nesse processo é a mobilização das pessoas para compreenderem a si mesmas como sujeitos de uma cidade educadora”, observou a secretária de Educação de Soledade.



ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO COMITÊ MUNICIPAL DE SOLEDADE COMO CIDADE EDUCADORA

No dia 15 de Maio aconteceu o encontro com todos os gestores para formar o Comitê Municipal de Soledade como cidade educadora, para organizar e planejar as próximas atividades que serão desenvolvidas no município para prosseguir no processo de construir a avaliação institucional conforme os estudos em andamento.

O município já passou pelos processos de busca de mecanismos que consolidem Soledade enquanto uma Cidade Educadora e Intensificação de pesquisas em andamento. Estão ainda em planejamento os processos de qualificação de interlocução com a região e fomentar a pós-graduação Stricto Sensu.

Como ressalta a Diretora Geral da SMECD, Ádria Brum de Azambuja, é fundametal a inclusão e cooperação de todos os gestores do município, incluindo também a participação da população, para que Soledade consiga evoluir cada vez mais como cidade educadora.

Laura Alfonso, diretora da AICE, ressalta: “Soledade é uma cidade que tem compromisso e projetos que pensam no fortalecimento e no aprofundamento do discurso de direitos humanos. A cidade é muito bem-vinda na AICE e tem muito a ensinar e aprender com as outras cidades também”.

O processo se fortaleceu ainda mais com a criação do programa UniverCidade Educadora, que usa os cursos de extensão como costura entre o conhecimento tecido dentro da universidade e a comunidade que a circula. Em adição a área de educação, o programa também inspirou Soledade a pensar em cultura e mobibidade urbana.



AULA PÚBLICA SOBRE CIDADES EDUCADORAS EM CARAZINHO

Aconteceu no início do mês de maio de 2019 uma aula pública da disciplina “Gestão e Planejamento do Trabalho Pedagógico”, no curso de pedagogia, UPF campus Carazinho, com o seguinte título: “Gestão Democrática na Educação Básica: das Propostas às Ações”.

A Diretora Geral da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto do município de Soledade, Ádria Brum de Azambuja, socializou a experiência como gestora educacional no sistema municipal de ensino de Soledade e os desafios de como constituir ações para uma Cidade Educadora.


PROJETO BEM SACADO

Lançado no mês de maio de 2019 o projeto BEM SACADO é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Soledade, através da sua Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, com a ATS (Associação dos Tenistas de Soledade).

Nem mesmo a chuva conseguiu diminuir o entusiasmo e alegria das crianças das Escolas Joaquim Floriano Pinto, São Luiz Gonzaga, José de Anchieta e Dr. José Atílio Vera, que participaram de uma atividade lúdica, esportiva e cidadã, nas dependências do Parque Centenário Rui Ortiz.

O projeto envolve alunos dos quartos anos do sistema municipal de ensino do campo e da cidade, tendo a modalidade esportiva do Tênis como ferramenta de inclusão social e construção de cidadania.

O projeto será desenvolvido quinzenalmente, com instrutores da ATS e demais parceiros que apoiam o projeto.


PROJETO JOIA RARA

O programa Joia Rara Voleibol foi iniciado no Sistema Municipal de Soledade no ano de 2013, como oficina recreativa/esportiva, 45 minutos por semana, em duas escolas do município e hoje abrange também escolas estaduais. Tem como finalidade inclusão social através do esporte e a formação de atletas de base. A partir de 2016 se consolida como uma política pública desportiva na escola, bem como amplia significativamente seu público participante chegando a 6 escolas do Sistema Municipal e 4 na Rede Estadual. Tem como principal apoiador o Sicredi.