Resultados

No vídeo abaixo mostra o resultado final do projeto, onde foram realizados o testes de media da temperatura, desvio padrão e o teste de disparo de alarme. Todos os dados estão sendo armazenados no cartão de memória.

VID_20220305_184259574.mp4

Considerações finais

Dificuldades e aprendizados

Durante o desenvolvimento do protótipo houveram alguns contratempos, tanto na execução do software quanto do hardware. Tivemos atrasos com alguns materiais, resultando em um tempo perdido de execução. Além disso, houveram algumas mudanças no tipo de estrutura de código, onde tentamos aplicar estrutura de multitask que demandou um tempo de execução e estudos longos. Um grande embargo, que inicialmente não parecia se demonstrar, foi a organização dos endereços dos sensores, para registrá-los foi criado um array multidimensional uint8_t, entretanto na manipulação desses endereços, principalmente para algumas estruturas de loops, o código fica travado e até o momento não houve uma solução. O registro dos endereços dos sensores no código seria apenas para organização dos sensores, todavia o código ainda apresenta uma boa dinâmica com o typedef DeviceAddress (que é um array uint8_t), é possível ler o endereço do sensor e manipula-lo dentro do código. Há algum erro na estrutura para quando o sensor saí da função de alarme, fazendo com que alguma linha faça o cálculo errado da média e do desvio padrão, entregando um dado falso para o usuário (isso apenas para um ciclo).

Sugestões de trabalhos futuros

  • Implementação da rede CAN

  • Vincular o sistema com o Google Sheets

  • Criar array de registro para os endereços dos sensores para melhor organização

  • Implementar um módulo de Real-Time-Clock

  • Analisar a possibilidade de implementação do código em multitask e/ou multicore

Conclusões

Com o desenvolvimento do protótipo, os autores puderam construir um equipamento que permite uma boa modulação para gerenciamento de temperatura em packs de bateria, aplicando na prática os conhecimentos e habilidades necessários ao desenvolvimento de suas capacidades profissionais, adquirindo experiência e competência na área da inovação e do desenvolvimento de produtos e projetos, entrelaçando as atividades de ensino e pesquisa.

Conseguimos alcançar um protótipo funcional e um primeiro estágio, com as aplicações fundamentais em pleno funcionamento, todavia com diversos pontos a serem consertados, como os que foram apresentados no tópico anterior, e implementados. Houve ainda, uma área do projeto não desenvolvida ao ponto de uma integração com o protótipo, que foi a implementação de uma rede CAN (Contoller Area Network), pela demora que tivemos em receber alguns materiais, não conseguimos tempo suficiente no desenvolvimento da sua implementação, ficando apenas com alguns testes iniciais sem o desenvolvimento da aplicação no protótipo.