Desenvolvimento

Com os componentes necessários listados e aguardando a compra, começamos a parte de simulação da programação utilizando o software Proteus, inicialmente foi utilizado apenas para mostrar os dados no monitor serial. Posteriormente com a chegada dos componentes foi possível realizar a programação e os testes dos sensores e componentes na IDE do Arduino.

Com tudo testado começamos a implementar a programação dos sensores, foi rodado o sistema com 3 sensores e mostrado o cálculo do valor médio no display, posteriormente foi implementado o sistema de alarme, utilizando a biblioteca “Dallas Temperature”, como o sensor é digital e programável, o próprio sensor consegue identificar e mandar um sinal quando a temperatura passa do valor programado.

Em seguida começou o estudo sobre o protocolo CAN, esse protocolo foi desenvolvido pela BOSCH em 1986 e hoje é amplamente utilizado pela indústria automobilística, dessa forma é importante para a comunicação interna do veículo. Apesar de ter uma biblioteca exclusiva para a rede no CAN, a mesma apresentou dificuldades de comunicação e ainda precisara de mais estudo para futuramente implementar o sistema de medição de bateria com o sistema interno do carro.

Por fim, utilizando um modulo Sd Card foi possível implementar o Datalogging e através da implementação salvar os endereço de cada sensor que disparou o alarme. O sistema mostra o valor de média e desvio padrão e todo alarme disparado é mostrado no display e acionado um buzzer para aviso sonoro.



Esquemático sensores

Fonte: Autores

Esquemático display OLED

Fonte: Autores

Implementação datalogging

Fonte: Autores

Conexões módulo microSD

Fonte: Autores

Fluxograma básico do sistema

Fonte: Autores

Há basicamente, portanto, duas abas de exibição no display OLED, uma mostrando a temperatura média juntamente com o desvio padrão para 'n' sensores. E outra aba para quando o sistema detectar situações de alarme, mostrando a temperatura do sensores em condição de alarme e seu endereço, além de tocar um aviso sonoro por buzzer.

Em todo momento esses dados também são salvos em um arquivo para datalogging, a hora da medição é adquirida por Wi-Fi.

Temperatura média e desvio padrão de 3 sensores

Fonte: Autores

Demonstração de alarme com endereço

Fonte: Autores

Teste inicial com rede CAN

Fonte:Autores

Conexão do modulo TJA 1050

Fonte: Autores

Exemplo de dados gerados pelo sistema de datalogging

Fonte:Autores

Download de arquivos de projeto: