PROJETOS E NÚCLEOS

Cine Clube: cinema e realidade social no Campus Telêmaco Borba

O objetivo do Cine Clube é incluir os docentes, discentes e comunidade em um debate sobre temas contemporâneos, tendo como ferramenta de reflexão o cinema, através de seções cinematográficas, cujo debate abordará temas diversos. Vale destacar, que o cinema é um espaço da reprodução e representação de realidades sociais. Portanto, criamos com o Cine Clube um espaço cultural, bem como, um lugar de debate e reflexão, sobre uma problemática que permeia a conjuntura política/social atual.

Prof. Me. Guilherme Sachs

Prof.ª Ma. Kelly Cristinna Frigo Nakayama

Cine Café Hispánico

O projeto Cine Café Hispânico caracteriza-se como uma proposta de imersão na cultura hispânica, por meio da exibição de filmes, degustação de pratos típicos referentes ao país abordado nos filmes e de pequenas palestras que contextualizem as discussões pré e pós exibição. A atividade tem como objetivo difundir a produção cinematográfica de origem hispânica (espanhola e hispano-americana), bem como produções que abordem temáticas referentes à cultura hispânica.

Prof.ª Ma. Kelly Cristinna Frigo Nakayama

Prof. Me. Guilherme Sachs


Fiesta Hispánica

O projeto de extensão intitulado Fiesta Hispánica del IFPR- Telêmaco Borba tem como proposta instigar a reflexão sobre diferentes manifestações culturais e formas de pensar dos povos hispânicos. Trata-se de uma iniciativa para oportunizar aos estudantes o contato com informações diversas sobre os países em que a língua espanhola é oficial.

Prof.ª Ma. Kelly Cristinna Frigo Nakayama



Literatura e Cidadania

O projeto “Literatura e cidadania” propõe a realização de encontros em que se discutam obras literárias entre adolescentes, estudantes do ensino médio, visando a apuração da formação humana, cidadã. Nesse contexto, a inserção do trabalho com a cultura hispânica também ocupa papel de destaque, considerando a riqueza de reflexões consequentes da reflexão acerca de outras culturas e da língua estrangeira. Orientada, a bolsista pesquisa, estuda e analisa previamente obras escolhidas e, depois, organiza e media encontros presenciais abertos à comunidade, propondo a interação e troca de saberes entre o público interno e externo ao IFPR-Campus Telêmaco Borba. O objetivo é propiciar essa formação por meio da literatura e do contato com a cultura hispânica, promovendo oficinas de leitura e discussão de textos literários, que incentivam a leitura e discutem temas da realidade vivida pelos participantes, mediadas pela bolsista. Como resultado, espera-se uma maior integração entre o Campus do IFPR e a comunidade local, haja vista que essa aproximação do que é produzido no âmbito da instituição com a comunidade é que dá o caráter extensionista ao projeto. Além disso, espera-se que o público abarcado no projeto desenvolva seu veio crítico e cidadão, colaborando na sua atuação e compreensão de mundo.

Prof.ª Dr.ª Katrym Aline Bordinhão dos Santos

Prof.ª Ma. Kelly Cristinna Frigo Nakayama

Sabrina Pinheiro de Souza

PreservArt

O projeto tem por objetivo promover a consciência ambiental através de um trabalho com arte e artesanato ao público interno e externo ao IFPR/Telêmaco Borba. O PreservArt tem como pano de fundo a arte (artes plásticas, cinema e fotografia) e o artesanato, mostrando que ambos podem ser críticos em seu olhar para os problemas da atualidade.

Prof. Me. Guilherme Sachs

Natara Duane Borges de Castilhos.

Johni Lopes Siqueira


Revista Desassossegos: absurdemos a vida, de leste a oeste

Atualmente os saberes acadêmicos têm sido recusados e, muitas vezes, substituídos por informações duvidosas. É um cenário de tentativa de apagamento das fronteiras entre o “verdadeiro” e o “falso” e de “denúncia” contra o que não se concorda, censurando simplesmente como “ideologia”. Todavia, se por um lado observa-se a disseminação de textos sem fundamentação nas Redes Sociais e outros canais da web, por outro, nota-se o distanciamento da população em geral dos textos acadêmicos produzidos nas universidades. A Revista Desassossegos: absurdemos a vida, de leste a oeste é uma alternativa crítica a esses dois polos, oferecendo-se como suporte para a comunidade escolar.

Desassossegos promove a aproximação dos saberes produzidos pela academia à comunidade escolar, fomentando discussões para uma educação crítica. Para tanto, convida escritores e acadêmicos a debates nas escolas e à produção de artigos com linguagem mais acessível, colocando-os ao lado da produção de estudantes do Ensino Médio. Por abordar de temas como Literatura, Cinema e História, Filosofia, Geografia, Direitos Humanos, entre outros, é uma proposta interdisciplinar que busca desengessar os currículos e apresentar à comunidade referenciais teóricos cuja legitimidade discursiva busca a promoção de uma educação para o saber crítico.

Prof. Me. Daniel José Gonçalves

Mais que Meninas

O objetivo do projeto é construir um espaço de diálogo entre o Campus do IFPR de Telêmaco Borba e a comunidade, ampliar as discussões sobre os tipos de violência de gênero e propiciar ações de fortalecimento do protagonismo dessas meninas. A metodologia consiste em ações específicas de leituras e discussões teóricas, rodas de conversas, encenação, apresentações de poemas e músicas, produções textuais, análises de dispositivos de gêneros, tais como músicas, documentários e filmes que abordam a temática. Está em curso uma pesquisa sobre a representação da mulher em romances, poemas e artigos de diversos autores da Literatura, da História e de outras áreas do conhecimento, essa pesquisa será apresentada em breve pelos integrantes do grupo em forma virtual.


Prof.ª Ma. Roseilda Maria da Silva

SIMPODI: Simpósio sobre diversidades

Promover e incentivar ações e reflexões sobre a temática diversidades, instituindo-se num espaço pedagógico de produção do conhecimento. Historicamente, a escola tem dificuldade ao tratar questões que envolvem essa temática. Assim, este projeto visa contribuir na formação complementar dos estudantes dos cursos de licenciatura, e capacitação a todos os profissionais que já atuam na educação, sendo, portanto, um evento de extensão, aberto a toda comunidade.

Priscila Godoy

IF em Dança

Na Educação Física, a dança, a partir da compreensão da cultura corporal do movimento, apresenta-se enquanto uma das maneiras de representação simbólica da cultura em que estamos inseridos. Apesar da dança estar diretamente relacionada à aquisição de habilidades técnicas para sua prática, na educação física escolar o ensino da dança não está embasado apenas nestas habilidades. Busca-se proporcionar aos alunos a vivência do corpo em suas diferentes dimensões, por meio da relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo. É importante salientar que a prática da dança no âmbito do IFPR Campus Telêmaco Borba vem se destacando nos últimos anos a partir da realização do Festival de Arte e Cultura, que ocorre desde o ano de 2012, o qual se amplia a cada ano. Partindo da concepção de dança apontada, e da importância que essa prática tem conquistado no campus, já há constituído um grupo de dança no IFPR Campus Telêmaco Borba, denominado Roda Viva, o qual tem como objetivo proporcionar aos discentes e servidores da instituição, e comunidade, um tempo e espaço para a prática da dança.

Prof.ª Dr.ª Mariana Ciminelli Maranho

Prof.ª Gizele Iank Leite

NEABI

O Núcleo de Estudo Afro-Brasileiros Indígena (Neabi) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Telêmaco Borba, têm o papel institucional de fomentar a formação, a produção de conhecimentos e a realização de ações que contribuam para a valorização da história, das identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas) no IFPR e para a superação de diferentes formas de discriminação étnico-racial.

Prof.ª Dr.ª Andréa Mazurok Schactae

Prof.ª Ma. Célia Tamara Coelho

GECIG

O Grupo de Estudos de Cultura, Identidades e Gênero (GECIG) é um grupo que se apresenta como interdisciplinar, portanto, é um espaço para o diálogo entre diferentes campos do conhecimento que utilizam os conceitos de cultura, identidades e gênero. Portanto, o objetivo é problematizar construções culturais como constituintes de discursos e práticas sociais que orientam o estabelecimento de relações de gênero e identidades coletivas e subjetivas.

Prof.ª Dr.ª Andréa Mazurok Schactae



NAPNE

O Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE visa a inserção e o atendimento aos alunos com Necessidades Educacionais Específicas nos cursos de nível básico, técnico e tecnológico nas Instituições Federais de Educação.

O Napne tem uma composição multidisciplinar e visa promover e estimular a criação da cultura da educação para a convivência, respeito às diferenças e, principalmente, minimizar as barreiras educacionais, arquitetônicas, comunicacionais, de atitude e tecnológicas no âmbito do IFPR.

Coordenadora: Prof.ª Ma. Carla Cristina Gaia dos Santos



Grupo de pesquisa: A Física e suas interconexões com outras ciências

O Grupo de pesquisa: A Física e suas interconexões com outras ciências reúne em sua base duas grandes áreas de conhecimento as Ciências Exatas e da Terra e as Ciências Sociais Aplicadas. Além disso, contempla em sua estruturação projetos possuem sua composição baseada na proposta de intercalação de cinco áreas de conhecimento: Matemática, Engenharia Química, Química, Física e Educação. O objetivo deste grupo de pesquisa é corroborar para o desenvolvimento de projetos e estudos científicos que atendam às demandas atuais da sociedade, partindo de projetos que visam aumentar a compreensão e o desenvolvimento de técnicas e metodologias de ensino na área das ciências exatas, como também projetos que buscam aprimorar o entendimento científico das diversas formas de interação da matéria ou sistemas complexos, bem como possíveis soluções para os impactos ambientais gerados pelo atual sistema de desenvolvimento social. Dentre os resultados almejados por este grupo, podemos citar a publicação de artigos científicos em revistas de reconhecimento internacional e apresentação de resultados em eventos científicos.

Coodenardor: Prof. Dr. Yuri Alisson Rodrigues de Oliveira