PALESTRANTES

Prof. Dr. Wesley Soares Guedes de Moraes (IFPR - Reitoria)

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Mestre em Educação pela UFF; Licenciado em Pedagogia pela UFF e Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Niterói/STBN. Professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Atuou como Líder do Grupo de Pesquisa inclusão e bilinguismo na educação de surdos (GPIBES) que tem como objetivo geral analisar os desdobramentos plurilinguísticos e culturais que envolvem a práxis pedagógica no cotidiano bilíngue dos alunos da Educação Básica do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos/CAP/INES, considerando a formação e a produção coletiva inter/transdisciplinar docente. Realizou pesquisas na área de políticas públicas de educação especial no Estado do Rio de Janeiro sobre os desafios da inclusão escolar de alunos surdos na escola pública. Participa de projetos de pesquisa nas áreas de políticas públicas e educação inclusiva; formação docente e direitos humanos em educação; preconceito, indivíduo e sociedade na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade. Foi integrante do Observatório Municipal de Educação Inclusiva de Niterói (OMEI), vinculado ao Projeto de Pesquisa "Observatório Nacional de Educação Especial: Estudo em Rede Nacional sobre as SRMs nas escolas comuns (ONEESP/CAPES-INEP)" e do grupo de pesquisa "Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão". Atualmente é Coordenador do CONAPNE/IFPR, atuando na coordenação de todos os NAPNES do IFPR.

Fernando de Sá Moreira (UFF)

Graduou-se em Filosofia tanto no bacharelado (2007) quanto na licenciatura (2009) pela UNIOESTE, concluiu o Mestrado em Filosofia (2011) na mesma universidade e o doutorou-se também em Filosofia pela PUCPR (2015). Suas pesquisas iniciais focavam as relações entre a ciência, metafísica e a teoria do conhecimento na Modernidade, em especial no pensamento alemão do século XIX. A partir do mestrado, concentra mais diretamente nas interfaces entre ética e metafísica, com destaque às doutrinas do caráter e da identidade pessoal em Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche. Conjuntamente, desenvolve uma segunda linha de pesquisa que busca elementos da condição do Negro na Contemporaneidade. A pesquisa desenvolve-se em diálogo com intelectuais brasileiros, africanos e da diáspora negra em geral, tais como Angela Davis, Joaquim Nabuco, Kwame Anthony Appiah e Frantz Fanon. Nessa linha de pesquisa, os temas centrais têm sido Liberdade, Emancipação, Identidade e Negritude. Desde 2010 atua como Professor de Filosofia, com experiência em diversos contextos pedagógicos. Atualmente é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Filosofia da Educação e Epistemologia das Ciências da Educação.


Prof. Ma. Alik Nascimento de Araújo (UFPA)

Doutoranda em Antropologia no curso de Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Pará, mestra em História Social da Amazônia pela mesma instituiçao. Possui pós-graduação em Educação para relações Étnicorraciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, é graduada em História, Bacharelado e Licenciatura, também pela Universidade Federal do Pará. Suas pesquisas são voltadas a área de História da Amazônia colonial (Século XVIII), relações etnorraciais, populações indígenas e quilombos contemporâneos. Fibra- Centro Universitário, SEDUC-PA, SEMED- ACARÁ.

Lattes

Suzana Alves Escobar (IFNMG)

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Januária, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Educação Profissional e Tecnológica, educação indígena, interculturalidade, sociologia da educação e sociologia rural.

Lattes

Prof. Dr. Antônio Ferreira (IFPR - Campus Paranaguá)

Docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica e da Formação de Professores do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá. Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (1994), graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná ? UTP (1997), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná ? PUCPR (2005) e doutorado em Educação: Currículo (Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (2014). É professor efetivo do Instituto Federal do Paraná, com dedicação exclusiva. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/IFPR: Currículo, Território e Diversidade Étnico-Cultural e membro externo do Grupo de Pesquisa CNPq da Unioeste - Grupo de Estudos: Etno-Cultural

Profa. Dra. Eliane Brunetto Pertile (IFPR - Campus Assis Chateaubriand)

Doutora em Educação pela UEM (Universidade Estadual de Maringá). Mestre em Educação pela UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), na linha de pesquisa Formação de Professores e Processos Ensino e Aprendizagem (2014). Graduação em Pedagogia (2004) e Especialização (lato sensu) em Fundamentos da Educação (2007) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Especialização (lato sensu) em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais (2006) pela ESAP e Especialização (lato sensu) em Atendimento Educacional Especializado pela UFC (Universidade Federal do Ceará). Professora no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Membro do GEPEE - grupo de estudos e pesquisas em Educação Especial (UNIOESTE, campus de Cascavel-Pr) e do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Desenvolvimento (UEM, Maringá-Pr).

Profa. Ma. Tiarles Mirlei Piaia (IFPR - Campus Foz do Iguaçu e professora da Rede Municipal de Medianeira)

Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR ( Bolsista CNPQ/Capes maio 2017 à fev. 2019). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE, 2016). Especialização em Psicopegagogia Clinico-Institucional e Educação Especial. Graduação em Educação Física e Pedagogia. Docente EBTT da Educação Especial no Instituto Federal do Paraná, campus Foz do Iguaçu. Professora da Rede Mul de Ensino de Medianeira\ PR desde 2001 atuando na área de Educação Especial. Coordenadora Pedagógica do Depto de Ed. Especial e Inclusão da Sec. Mul. de Educação de Medianeira PR de fev. 2011 à dez. 2014. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito a Educação - Educação Especial (NEPEDE-EEs/ UFSCAR).

Profa. Ma. Luzia Alves da Silva (UNILA e Professora da Rede Estadual do Paraná)

Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Educação Especial pela Faculdade Assis Gurgacz (2002). Especialização em Fundamentos da Educação pela UNIOESTE (2004). Especialização em Ensino de Sociologia pela UNICENTRO/PR (2016) Mestrado em Educação pela UNIOESTE (2015). Atualmente é professora de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, atuando no AEE da área de deficiência visual e técnica em assuntos educacionais da UNILA, em colaboração técnica no IFPR, campus de Cascavel. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, educação especial e alfabetização.

Profa. Dra. Roseneide M. Batista Cirino (UNESPAR - Campus Paranaguá)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem. Tem Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Especialização em Psicopedagogia, Orientação e Supervisão Escolar e Educação Especial e Inclusiva. Possui estudos adicionais em Deficiência Visual. É graduada em Normal Superior com Mídias Interativas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Pedagogia pela FAPI. Atuou como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais, educação especial, EJA e no curso de Formação docente nível médio. Atuou como pedagoga escolar em processos de Gestão, Coordenou a Educação Especial e Ensino Fundamental anos iniciais de 2001 a 2008 no município de Fazenda Rio Grandetua. Atuou na EAD como docente, professor conteúdista e Tutor em cursos de Graduação, Pós Grauação e Extensão Universtiária. Atuou como Chefe da Divisão de extensão e atualmente attua como Chefe da Divisão de Ensino de Graduação Campus Paranaguá, Coordena o NESPI - Núcleo de Educação Especial Inclusiva é membro do NDE colegiado de Pedagogia compõe o Banco de Avaliadores da Educação Superior - BASIs. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e inclusiva. É professora UNESPAR Campus Paranaguá.

Prof. Dra. Gilmária Salviano Ramos (UFV)

Formação: Professora Visitante de História do Departamento de História da UFV. Doutorado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), com período sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris (2013), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Graduação em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). Tem experiência na área de História Cultural, com ênfase em História Contemporânea, atuando especialmente nos seguintes temas: Teoria da História; Ensino de História; Gênero; História das mulheres e dos Feminismos e Violência de gênero.

Prof. Ma. Francisca Márcia Costa de Souza (IFMA)

Mestre em História do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em História Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em História Sociocultural (Universidade Estadual do Piauí - UESPI). Especialista em História e Cultura Africana e Afro-brasileira - UESPI. Especialista em Docência do Ensino Superior - UESPI. Possui Graduação em Licenciatura Plena em História - UESPI. Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Campus Buriticupu, desempenhando suas funções como docente da disciplina História (carreira EBTT). Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, NEABI|IFMA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisa em História Oral e Memória, IFMA|CNPq. Atual como Chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - DPPGI| IFMA. Atua principalmente nos seguintes temas: Feminismo, Cultura e Sociedade. Gênero, Diversidade e Sexualidade. Movimentos sociais e Juventude. História do Brasil. Educação patrimonial e memória. Ensino de história. Cinema e história. História e cultura Africana e Afro-brasileira. Democracia, gênero e poder. Líder dos Coletivos Políticos: A escrita insubmissa de mulheres negras no Brasil e Leia Mulheres Cadeira 5 - IFMA.

Profa. Dra. Susana de Souza Lalic (Departamento de Física - UFS)

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado na Università di Pisa (2011). Atualmente é membro do International Solid State Dosimetry Organisation (ISSDO), professora associada da Universidade Federal de Sergipe e membro docente do Doutorado de Pesquisa em Engenharia Industrial - curriculum de Energia Nuclear e Segurança Industrial da Università di Pisa. Foi membro da Comissão de Área de Física Médica da Sociedade Brasileira de Física (SBF) entre 2014 e 2019 e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Física da UFS entre 2017-2019. Foi a Coordenadora Geral do Encontro de Outono da SBF em 2019. Tem experiência nas áreas de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, Física Médica e Física Nuclear Aplicada. Atua principalmente nos seguintes temas: detectores de radiação, caracterização de materiais, datação arqueológica e metrologia das radiações ionizantes

Profa. Ma. Amanda Drzewinski (UTFPR e Professora da Rede Estadual do Paraná)

Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Especialização em Educação Especial (2006). Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Formadora no Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente professora na educação básica na Secretária Estadual de Educação do Estado do Paraná, atuando nas seguintes áreas: 1) Física, no ensino médio; 2) Educação Especial. Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). Faz parte do corpo comissão organizadora do evento SINECT. Tem contribuído com pareceres de artigo para a revista Faculdade SantAna em Revista, bem como para eventos ENEM, SINECT. Área de atuação: educação matemática inclusiva e educação especial.

Ma. Karina Mello Bonilaure (Diretoria de Ensino Superior do IFPR)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1996), especialista em Organização do Trabalho Pedagógico pela Universidade Federal do Paraná (2006) e em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (2015). Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Atualmente é pedagoga do Instituto Federal do Paraná, atua na gestão educacional e na docência do Ensino Superior. Principais áreas de estudo: currículo e formação de professores.


Alexandre Carmo - Chairman na AC International Group

Recrutador especializado na procura de profissionais ou executivos talentosos – e Diretor de Negócios Internacionais SAP, maior empresa de Tecnologia em Gerenciamento Empresarial do mundo. Atua em mais de 30 multinacionais, incluindo as gigantes do setor automobilístico, como BMW, Volvo e a SAP Brasil.

Prof. Dr. Bruno Henrique de Paula - University College London (UCL)

Graduado e Mestre pela Unicamp e Doutor em Educação pelo UCL Institute of Education, Londres, Reino Unido. Sua pesquisa versa sobre a criação de jogos digitais como estratégia pedagógica, focando nas relações entre plataforma, técnica e identidade na produção de jogos por jovens. Antes de seguir carreira acadêmica, Bruno trabalhou na Tectoy Digital, sendo parte do time responsável pelo desenvolvimento de jogos para o Zeebo (2009-10).

Gabriel Coutinho Natucci (FT UNICAMP / A2Makers)

Cientista da computação formado pela Universidade de Campinas - UNICAMP, com mestrado em Engenharia Elétrica e cursa doutorado em Informática na Educação, também na UNICAMP. Atuou como consultor e cientista de dados em empresas de vários portes nos EUA, Europa, Brasil e Argentina.

Hoje pesquisa e trabalha com jogos e gamificação na educação, é membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa do MIT e é sócio-fundador da empresa A2Makers, focada em ensino lúdico de mudanças comportamentais positivas e habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico.

Marcelo Rigon (FEEC Unicamp / Ilex Games)

Marcelo Rigon atua profissionalmente como Game Designer e Game Programmer na indústria de jogos brasileiro desde 2004, tendo produzido quase 200 jogos educativos e alguns jogos para o mercado em geral. A partir do começo de 2014, passaram a ter uma linha com Propriedade Intelectual original a partir da fusão com a Tlön Game Studio do Caio Chagas que possui, entre seus títulos: "Soul Gambler" e "Face It" já lançados no Steam. Em dezembro de 2019 foram selecionados pelo governo do Estado no ProAC (Programa de Apoio a Cultura) para desenvolver o jogo "Torre de Samsara: Tesouros Ocultos", resultando em mais uma fusão com o estúdio "Martelo Nero" de Guilherme Gaspar.

Prof. Me. Daniel José Gonçalves (IFPR - Telêmaco Borba)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo - USP. Atua como professor no Instituto Federal do Paraná. Também possui graduação em Letras (2005) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e mestrado em Letras (2008) pela mesma universidade, na área de Estudos Literários, além de Especialização em Antropologia Cultural pela PUC-PR (2014).

Prof. Me. José Aparício da Silva (IFPR - Campus Pinhais)

Graduado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004), instituição pela qual concluiu Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas (2008) e atuou como professor colaborador de 2007 a 2010. Atualmente é Professor de História do IFPR e Coeditor da Todapalavra Editora.Tem experiência na área de História, com ênfase em História com projetos, atuando principalmente nos seguintes temas:análise de conjuntura, espaço e sociabilidades e cinema-história.

Prof. Mayco A. Delavy (Professor SEED - Curitiba/PR)

Possui Bacharelado (2009) e Licenciatura (2010) em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. É pós-graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, linha de Pesquisa Escola, Ensino e Processos Educacionais com ênfase no ensino de Filosofia. Atualmente trabalha como Orientador Pedagógico no Ensino Fundamental II no Colégio Nossa Senhora Medianeira, em Curitiba-PR, e como professor de Filosofia no Ensino Médio do Estado do Paraná. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia - NESEF/UFPR.

Fabio Akira Shishito (IFSP - Ilha Solteira)

Possui graduação - bacharelado e licenciatura - em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2009), especialização em Ensino de Sociologia (2011) e mestrado em Ciências Sociais (2012), pela mesma universidade. Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2018). Tem experiência na área de Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Política e Pensamento Social Brasileiro atuando principalmente nos temas: desenvolvimento humano, subdesenvolvimento, mudança social, governança, construção democrática.

Lattes

Thiago Coelho Silveira (IFMA)

Doutor em História (Área de Concentração: Estudos Históricos Latino-Americanos) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em História (UESPI), Filosofia (UEMA) e Pedagogia (ISEPRO). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Pertence ao BASIS/INEP/MEC, compondo comissões de avaliação in loco de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. Tem experiência na área de História, Filosofia e Educação, desenvolvendo pesquisas em torno de temas como: política, cidade, memória, ensino e literatura.

Lattes

Fábio Luiz Gasparello Marcolino

Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná na linha de Sistemas de Informação, trabalha como Produtor Cultural também na UFPR. Tem se dedicado ao Design de Games como produto cultural, atuando principalmente na pesquisa e produção de jogos eletrônicos educativos e museais, role-playing games (RPGs) e storytelling. Possui Pós Graduação em Gestão Pública e Graduação em Jornalismo pela Universidade Positivo, e vem desde 2010 atuando no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR), trabalhando com projetos culturais, lei de incentivo à cultura e produtos lúdico-pedagógicos, coordenando a produção de jogos eletrônicos educativos museais como o "ArqueoGame" e o "Jogo da Bernúncia" e recentemente o jogo "Jaguareté: Desafios da Floresta", com base no livro de RPG intitulado "Jaguareté: O Encontro" também produzido e idealizado por ele com a equipe do MAE-UFPR, ambos com temática indígena brasileira histórica.