COVID -19 No Brasil

A influência do isolamento social

Vamos trabalhar agora simulando o que acontece com diferentes porcentagens de isolamento!

Para as atividades, com o cursor de seu mouse, mova as bolinhas solicitadas e veja o que ocorre com as linhas do gráfico referente o crescimento do número de casos e o número de óbitos no decorrer do tempo.

Use a legenda para realizar a atividade:

i: índice de isolamento social (%);

e: índice de pessoas que não estão em isolamento social, mas tomam medidas protetivas (%);

t: número de dias desde o primeiro caso;

p: taxa de infecção (%).

O índice de isolamento social refere-se à porcentagem da população em isolamento social. Este índice é calculado pela média ponderada da porcentagem da população de cada Estado em isolamento social. No Brasil, conforme a literatura, praticamente todos os estados adotaram a utilização de medidas restritivas à mobilidade para a promoção do isolamento social, a maior parte promovendo a suspensão das atividades escolares e o funcionamento de atividades comerciais não essenciais. No dia 23/04/2020, o índice de isolamento social do Brasil era de 47,8%. A média aritmética do índice de isolamento social no período de 20/04/2020 a 03/05/2020 é de 46,66%. Para acompanhar atualizações deste índice, clique aqui.

O parâmetro e no modelo matemático está associado ao número médio de pessoas que tem contato com pessoas infectados (E). Este parâmetro é a porcentagem da população que não está em isolamento social, mas tomam medidas protetivas, influenciando na taxa de crescimento do número de casos (k).

A taxa de infecção é a probabilidade de que algum indivíduo se tornem um infectado. Segundo dados da literatura, essa probabilidade varia de 1,5% a 3,5%.

No simulador, consideramos um intervalo para t de [0, 180] para realizar previsões do número de casos do COVID-19 no Brasil, por meio do modelo exponencial. Este intervalo pode sofrer modificações no decorrer do curso da propagação da doença, uma vez que o comportamento da epidemia tende a se estabilizar em determinado momento e depois decrescer. Assim, o modelo exponencial é adequado para modelar o número de casos nos primeiros meses da epidemia.

O primeiro caso de COVID-19 relatado pelo ministério da saúde foi em 26/02/2020 (t=0). Os dados utilizados para elaboração do modelo situam no intervalo de 26/02/2020 a 05/05/2020, isto é, para t no intervalo [0, 69].

No simulador, é possível também realizar previsões com base no modelo matemático elaborado no intervalo ]53, 69]. Além disso, disponibilizamos na tabela ao lado, previsões dos casos de COVID-19 e de óbitos para os próximos dias. Basta clicar na imagem!



Com base nessas informações, VAMOS SIMULAR.

Clique na imagem para acessar o simulador pelo celular(utilize o celular na horizontal e o modo tela cheia do simulador)

Atividade

1) Para t>69, movimente o parâmetro i no intervalo de [0, 100]. Observe o valor de k para diferentes intervalos.

a) A partir de suas observações, como o índice de isolamento influência na taxa de propagação do vírus?


b) Que implicações isso tem para tomada de decisões para contenção do crescimento do número de casos do COVID-19 no Brasil?


c) Como podemos fazer a nossa parte?


Use a Matemática para ajudar seus familiares e amigos próximos!

Explique a eles a importância do isolamento social neste momento!

Se você pode ficar em casa, vamos ajudar quem não pode!

#ficaemcasa e Estude Matemática!