ATENÇÃO: OS CERTIFICADOS DO SIMPÓSIO DE 2018 JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS NO SITE: http://www.ines.gov.br/forum-bilingue. 
ATENÇÃO: NÃO PERCA O PRAZO DE INSCRIÇÃO!!!!!!
ENVIE SEU RESUMO, DE ACORDO COM AS NORMAS, PARA APRESENTAR PÔSTER OU COMUNICAÇÃO!!!!

O Instituto Nacional de Educação de Surdos, ao completar 161 anos, convida pesquisadores e profissionais para participarem do III Simpósio sobre Ensino de Língua Portuguesa para Surdos, com objetivo de debater experiências e pesquisas sobre o ensino de Língua Portuguesa escrita como L2, a práxis pedagógica e a produção de materiais didáticos.

Em 2017, em sua primeira edição, o evento contou com importantes nomes da área, como Sueli Fernandes, Maria Cristina Pereira, Wilma Favorito, Sandra Patrícia Nascimento, Lodenir Karnopp, entre outras. Em 2018, a segunda edição continuará com o foco nas questões de ensino em contextos bilíngues, trazendo, como novidade, uma mesa sobre a interface da LIBRAS com a Língua Portuguesa, com as doutoras Ana Regina Campello (INES) e Carolina Comerlato (IFRS), além de importantes nomes na área da surdez, como Tanya Felipe (INES), Ivani Rodrigues (Unicamp), Giseli Mara da Silva (UFMG), entre outras referências nacionais.

Em 2018, foi realizado o II Simpósio sobre ensino de Língua Portuguesa para surdos – Educação Bilíngue em foco, a fim de consolidar o evento como um encontro nacional de estudos da linguagem, reunindo pesquisadores que contribuem para a educação de surdos, tais como Danielle Mendes Pereira (UFRJ), Bruno Ferreira Abrahão (UFRJ), Carolina Comerlato Sperb (IFRS), Ivani Rodrigues (UNICAMP), Patrícia Araújo Vieira (UFC), Giselli Mara da Silva (UFMG), Mônica Astuto (SMERJ/IHA), além de pesquisadores do INES: Aline Xavier, Maria Carmem Euler, Ana Regina Campello, Tiago da Silva Ribeiro, Christiana Lourenço Leal e Lívia Letícia Belmiro Buscácio. Os trabalhos apresentados em formato de pôsteres e de comunicações individuais estão sendo avaliados para publicação na revista Arqueiro, volume 38.

Em 2019, o III Simpósio sobre ensino de Língua Portuguesa para surdos – Formação docente em foco acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto nas dependências do INES/RJ, com a realização de mesas-redondas, discutindo questões pedagógicas para surdos, como letramento, recursos pedagógicos acessíveis e adequados, formação do leitor, produção de material didático, desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de Língua Portuguesa.

Haverá também sessões de comunicações para apresentação de trabalhos no dia 29/08, das 09h00 às 11h00.

Os temas das sessões de comunicações deste ano são:

    1. Educação Bilíngue e Inclusiva para Surdos: Propostas de Formação Inicial e Continuada para Professores
    2. As práticas de Leitura e Escrita para além das aulas de Língua Portuguesa
    3. Produção de Materiais Didáticos Bilíngues no Ensino para Alunos Surdos
    4. Políticas Educacionais e Políticas Linguísticas voltadas para a Inclusão e Permanência de Surdos em Escolas Regulares e Bilíngues (sem a presença de intérpretes)
    5. Acessibilidade em Língua Portuguesa Escrita para Pessoas Surdas
    6. Narrativas Docentes e Práticas de Mediação: O Encontro entre a Língua Portuguesa escrita como L2 e Alunos Surdos com Deficiências em Ambientes Inclusivos
    7. Ensino de Libras para como L2 para Ouvintes e o Papel do Professor nesse Processo de Ensino-aprendizagem (sem a presença de intérpretes)

Veja a programação completa do evento aqui no site.

Acompanhe as notícias do evento e fique atento aos prazos para as inscrições e submissões, pois as VAGAS SÃO LIMITADAS.